Você provavelmente tem uma conta no LinkedIn ou já ouviu falar da rede, mas será que o seu perfil nessa rede possui as informações necessárias para que você chame a atenção dos recrutadores ao redor do mundo? Ao longo deste texto, você vai aprender um pouco sobre como os recursos oferecidos por essa plataforma profissional podem ser a porta de entrada para o seu emprego dos sonhos. Seguindo todas as dicas que sugerimos a seguir, o sucesso da sua carreira é garantido!
Prática #1 – Certifique-se de que o seu perfil está completo
Para começar, tenha certeza de que a sua página apresenta todas informações padrão pedidas pela rede:
- Experiências profissionais e voluntárias;
- Informações de contato atualizadas;
- Foto de perfil e capa com qualidade;
- Link customizado para sua página pessoal;
- Recomendações e interesses em dia.
Pode não parecer, mas a impressão passada aos recrutadores por um perfil organizado sempre é das melhores. São várias as pessoas que já conquistaram uma posição no mercado por meio do LinkedIn e, com certeza, todas elas cumpriam esses requisitos. Afinal, essa rede é uma vitrine, e as primeiras impressões costumam ser as que ficam.
Prática #2 – Poste no LinkedIn com frequência
Por mais atrativa que a sua trajetória profissional seja, as chances do seu perfil ser notado caso você não se comprometa a utilizar a rede com frequência são mínimas. Todo tipo de conteúdo ou opinião voltada para o universo corporativo é bem-vindo nessa plataforma, além do algoritmo usado por ela contribuir para que as suas postagens alcancem o maior número de pessoas possível. Com a opção de compartilhar relatos simples do dia a dia ou de escrever longos artigos sobre temas mais sérios, o LinkedIn oferece a oportunidade ideal para que você mostre ao mundo sua habilidade com escrita ou com conhecimentos técnicos que ninguém mais possui.
De acordo com especialistas, a frequência de postagens ideal para essa plataforma é de, no mínimo, uma publicação por semana. No entanto, são vários os usuários que optam por postar algo em todos os dias úteis da semana, por exemplo, e sua influência dentro da rede é bem mais notável do que a daqueles que se lembram de se posicionar apenas uma vez por mês. Estabeleça seu próprio ritmo, mas não se esqueça de que você está sendo observado e que cada comportamento importa!
Prática #3 – Interaja com outros usuários
Diferente de outras redes sociais de sucesso, o LinkedIn é uma plataforma na qual o ideal é que você se conecte com o máximo de desconhecidos possível. É importante filtrar suas conexões de acordo com seus próprios interesses, claro, porém lembre-se de que uma dessas pessoas que você nunca viu na vida pode ser a principal responsável pela sua conquista de um ótimo emprego. Estabelecer boas relações é fundamental e, para isso, sempre comentar em postagens que te interessem e conversar com as pessoas que você admira pela caixa de mensagens pode ser fundamental para que o seu perfil passe a ser notado nesse meio.
Prática #4 – Compartilhe seus próprios conteúdos
Fez uma pesquisa muito trabalhosa na faculdade mas não sabe como divulgá-la de forma efetiva? O LinkedIn pode te ajudar! Seja postando trechos de seus textos, fotografias ou análises, exibir o seu trabalho é importante para chamar a atenção de quem você deseja. O mesmo vale para certificados e prêmios, elaborando uma breve legenda relacionada aos seus aprendizados e conquistas durante esse processo. Afinal, se alguma das suas criações foi reconhecida fora dessa rede, por quê não seria dentro dela? O importante é mostrar que você capaz de apresentar resultados surpreendentes sempre que for preciso.
As práticas citadas ao longo desse texto são apenas alguns dos vários hábitos que podem garantir o seu sucesso na rede mais profissional da atualidade. Para mais sugestões, recomendamos os artigos do blog do LinkedIn e da Rock Content. E lembre-se: realizar um intercâmbio profissional não é positivo apenas para o seu currículo, mas para o seu perfil nessa plataforma também! Com um LinkedIn completo, você pode não apenas aumentar suas chances de realizar um processo seletivo bem-sucedido nessa virada de ano, como também conquistar uma vaga de estágio internacional com a nossa organização!
Caso você tenha interesse em saber mais sobre os intercâmbios da AIESEC, é só clicar aqui.
Escrito por Julia Santos