Aprenda como utilizar o LinkedIn a seu favor!

Você provavelmente tem uma conta no LinkedIn ou já ouviu falar da rede, mas será que o seu perfil nessa rede possui as informações necessárias para que você chame a atenção dos recrutadores ao redor do mundo? Ao longo deste texto, você vai aprender um pouco sobre como os recursos oferecidos por essa plataforma profissional podem ser a porta de entrada para o seu emprego dos sonhos. Seguindo todas as dicas que sugerimos a seguir, o sucesso da sua carreira é garantido!

LinkedIn
Aplicativo do LinkedIn

Prática #1 – Certifique-se de que o seu perfil está completo

Para começar, tenha certeza de que a sua página apresenta todas informações padrão pedidas pela rede:

  • Experiências profissionais e voluntárias;
  • Informações de contato atualizadas;
  • Foto de perfil e capa com qualidade;
  • Link customizado para sua página pessoal;
  • Recomendações e interesses em dia.

Pode não parecer, mas a impressão passada aos recrutadores por um perfil organizado sempre é das melhores. São várias as pessoas que já conquistaram uma posição no mercado por meio do LinkedIn e, com certeza, todas elas cumpriam esses requisitos. Afinal, essa rede é uma vitrine, e as primeiras impressões costumam ser as que ficam.

Prática #2 – Poste no LinkedIn com frequência

Por mais atrativa que a sua trajetória profissional seja, as chances do seu perfil ser notado caso você não se comprometa a utilizar a rede com frequência são mínimas. Todo tipo de conteúdo ou opinião voltada para o universo corporativo é bem-vindo nessa plataforma, além do algoritmo usado por ela contribuir para que as suas postagens alcancem o maior número de pessoas possível. Com a opção de compartilhar relatos simples do dia a dia ou de escrever longos artigos sobre temas mais sérios, o LinkedIn oferece a oportunidade ideal para que você mostre ao mundo sua habilidade com escrita ou com conhecimentos técnicos que ninguém mais possui.

De acordo com especialistas, a frequência de postagens ideal para essa plataforma é de, no mínimo, uma publicação por semana. No entanto, são vários os usuários que optam por postar algo em todos os dias úteis da semana, por exemplo, e sua influência dentro da rede é bem mais notável do que a daqueles que se lembram de se posicionar apenas uma vez por mês. Estabeleça seu próprio ritmo, mas não se esqueça de que você está sendo observado e que cada comportamento importa!

Prática #3 – Interaja com outros usuários

Diferente de outras redes sociais de sucesso, o LinkedIn é uma plataforma na qual o ideal é que você se conecte com o máximo de desconhecidos possível. É importante filtrar suas conexões de acordo com seus próprios interesses, claro, porém lembre-se de que uma dessas pessoas que você nunca viu na vida pode ser a principal responsável pela sua conquista de um ótimo emprego. Estabelecer boas relações é fundamental e, para isso, sempre comentar em postagens que te interessem e conversar com as pessoas que você admira pela caixa de mensagens pode ser fundamental para que o seu perfil passe a ser notado nesse meio.

Prática #4 – Compartilhe seus próprios conteúdos

Fez uma pesquisa muito trabalhosa na faculdade mas não sabe como divulgá-la de forma efetiva? O LinkedIn pode te ajudar! Seja postando trechos de seus textos, fotografias ou análises, exibir o seu trabalho é importante para chamar a atenção de quem você deseja. O mesmo vale para certificados e prêmios, elaborando uma breve legenda relacionada aos seus aprendizados e conquistas durante esse processo. Afinal, se alguma das suas criações foi reconhecida fora dessa rede, por quê não seria dentro dela? O importante é mostrar que você capaz de apresentar resultados surpreendentes sempre que for preciso.

LinkedIn
Voluntário da AIESEC recebendo certificado

As práticas citadas ao longo desse texto são apenas alguns dos vários hábitos que podem garantir o seu sucesso na rede mais profissional da atualidade. Para mais sugestões, recomendamos os artigos do blog do LinkedIn e da Rock Content. E lembre-se: realizar um intercâmbio profissional não é positivo apenas para o seu currículo, mas para o seu perfil nessa plataforma também! Com um LinkedIn completo, você pode não apenas aumentar suas chances de realizar um processo seletivo bem-sucedido nessa virada de ano, como também conquistar uma vaga de estágio internacional com a nossa organização!

Caso você tenha interesse em saber mais sobre os intercâmbios da AIESEC, é só clicar aqui.

Escrito por Julia Santos

Autor(a)

Compartilhe