Confira um checklist para contratar novos funcionários

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Na hora de abrir um processo seletivo na sua empresa, você quer garantir que vai encontrar o melhor funcionário para o cargo, certo? Para isso, contudo, o planejamento e a estrutura do seu processo são essenciais para agregar qualidade e assertividade a essa seleção.

É por isso que você deve ficar atento a alguns pontos críticos na hora de contratar novos funcionários. Então, descubra agora um checklist de elementos que você não deve se esquecer na hora de montar o próximo processo seletivo para a sua empresa!

Defina o que você espera do candidato ideal

Antes mesmo de começar a planejar o processo seletivo da sua empresa, defina com clareza como é o candidato ideal para a empresa.

Estude a vaga com cuidado, registrando requisitos e competências exigidas. Além disso, analise a cultura da empresa e a rotina de trabalho da organização. Com essas informações em mãos, você é capaz de criar um perfil de candidato ideal, que norteará toda a contratação daí em diante.

Escolha as etapas do processo

Cada processo seletivo é único, dependendo das exigências do cargo que você deseja ocupar. Com isso em mente, estude cada uma das etapas e defina quais são aquelas que devem ser incluídas no processo. Estruture também um cronograma de atividades e um roteiro sobre o que deve ser observado e avaliado em cada passo do processo.

Enfim, pense fora da caixa e inove! Isso faz com que você surpreenda seus candidatos e os coloque em uma situação fora da sua zona de conforto, permitindo uma observação mais precisa sobre suas habilidades e competências.

Encontre a melhor forma de divulgar a vaga

Também é preciso saber divulgar a vaga na linguagem e meios de comunicação adequados, na busca do candidato ideal. Afinal, a informação precisa chegar aos profissionais certos, para que eles saibam dessa oportunidade de fazer parte da sua empresa.

Consulte o perfil pré-definido pela sua equipe e tente descobrir onde esses profissionais estão. Pode ser que a melhor estratégia seja divulgar o processo nas redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. Ou, talvez, os sites de vagas sejam mais adequados para essa seleção. Estude as possibilidades e defina qual é a melhor para a sua empresa.

Fique atento à entrevista

A entrevista é o momento no qual você tem maior contato com o candidato, podendo aprofundar o seu conhecimento sobre as competências e habilidades desses profissionais. Dessa forma, fique atento à estrutura que você utilizará para entrevistar os colaboradores, e tente aprofundar as perguntas nas competências e habilidades mais relevantes para a sua empresa.

Também é interessante questioná-los sobre experiências anteriores que refletem determinadas competências. Caso queira se aprofundar na resiliência do candidato, por exemplo, você pode lhe pedir para relatar alguma situação na qual ele enfrentou um grande desafio e conseguiu superá-lo.

Confira todos os documentos exigidos

A legislação brasileira exige uma série de documentações na hora de registrar o novo colaborador na sua empresa. Caso esqueça algum desses documentos, você pode sofrer sanções e multas dos órgãos de fiscalização do governo.

Para evitar essa situação, faça uma lista de todos os documentos que devem ser exigidos na hora de contratar novos funcionários. Esse processo simples já pode prevenir a sua empresa de uma série de problemas futuros com a Justiça do Trabalho.

Defina a forma como o novo funcionário será acolhido

Na hora de contratar novos funcionários, ainda é fundamental que você pense no seu processo de socialização na empresa.

Estruture os treinamentos e processos pelos quais ele deve passar para se inserir na rotina de trabalho e na cultura da organização. Com isso, você reduz a probabilidade de esse colaborador sentir-se perdido ou excluído, aumentando sua satisfação e motivação para o trabalho.

Enfim, como vimos, ter um checklist na hora de contratar novos funcionários pode ser uma grande ajuda para a sua empresa. Utilize as nossas dicas para preparar um processo seletivo de excelência, e garanta a contratação e permanência dos melhores talentos do mercado no seu negócio!

E agora, se gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *