4 benefícios de um programa de trainee para sua empresa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer inovar e trazer os melhores profissionais do mercado para o seu negócio, mas não sabe muito bem como fazer isso? O programa de trainee pode ser a solução que a sua empresa procura para atingir os seus objetivos estratégicos contando com um time de excelência!

Neste artigo você vai entender tudo sobre o programa de trainee e descobrir quais os benefícios que ele pode gerar para a sua empresa.

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra!

O que é um programa de trainee?

O programa de trainee é um tipo de processo de treinamento realizado para preparar jovens profissionais para a entrada na organização. Porém, ele vai muito além de uma mera preparação para as tarefas técnicas do cargo. O seu maior objetivo é capacitar os profissionais para assumirem cargos de liderança e responsabilidade dentro do negócio.

O foco do programa são jovens, recém-formados ou no final do curso de graduação. Isso porque essas pessoas acabaram de passar por uma formação na qual receberam conhecimentos sobre o que há de mais novo no mercado. Além disso, estão ansiosas para começar a colocar a mão na massa e motivadas para contribuir com a empresa.

Como funciona um programa de trainee?

O programa de trainee inicia com um processo seletivo de acordo com as necessidades da organização. Isso significa que os profissionais devem se candidatar e a sua empresa precisa avaliar quais deles têm potencial para se tornarem os próximos líderes da empresa.

Após a aprovação dos candidatos a trainee, o processo se inicia efetivamente. Ele pode durar até dois anos e ter uma série de etapas que podem ou não ser incluídas na sua empresa. As mais comuns são:

  • Job rotation — rotação do profissional pelas diversas áreas que compõem a empresa; 
  • Treinamentos e capacitações expositivas e práticas;
  • Trabalho direto com as lideranças atuais da empresa;
  • Apresentações para solucionar problemas do negócio;
  • Participação direta em projetos importantes.

As etapas do processo trainee vão depender diretamente da necessidade da sua empresa, assim como da sua realidade de trabalho. Portanto, apesar de essas serem as mais comuns, não existe uma obrigatoriedade de inclusão de nenhuma delas.

Com o fim do processo, há a decisão sobre incluir ou não o trainee no quadro de colaboradores efetivos da empresa.

Quais os benefícios do programa treinee?

1. Preparação de novas lideranças

Por ser um processo que tem o objetivo de formar novos líderes, o programa de trainee é uma ótima forma de encontrar as melhores empresas para sucederem os líderes da sua empresa. Além disso, você pode utilizar o programa também para treinar novos diretores para o caso de crescimento e expansão do negócio.

2. Aquisição dos melhores talentos para o time

O processo trainee exige muito engajamento e disposição do profissional. Ademais, ele desenvolve rapidamente diversas habilidades e competências que podem agregar muito ao seu time de colaboradores.

Dessa forma, no fim do processo, você conta com uns dos melhores talentos do mercado para o seu time. Isso eleva a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela sua empresa e traz inovação e vantagem competitiva para a organização.

3. Alinhamento dos trainees com a cultura da empresa

Por passar muito tempo imerso na empresa, em contato com os líderes e as mais diversas áreas da organização, o trainee acaba se tornando um profissional extremamente alinhado à cultura do negócio. Isso faz com que o colaborador vista a camisa da empresa e passe a agir de maneira engajada e motivada para contribuir com o crescimento do negócio.

4. Diminuição da rotatividade

Os trainees têm muito tempo para decidirem se querem ou não permanecer na empresa. Dessa forma, ao final do processo, você conta com profissionais que realmente se identificam com a sua organização e querem fazer parte do negócio, o que diminui a probabilidade de eles deixarem a empresa repentinamente.

Portanto, considere criação de um programa de trainee para a sua empresa e aproveite todos os benefícios que esse processo pode proporcionar para o seu negócio!

Leia também o nosso próximo artigo e descubra a importância do Customer Success para as empresas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *