Você sabia que 11 de agosto é dia do estudante?

A data de 11 de agosto representa uma comemoração bastante significativa para a grande maioria dos jovens brasileiros. Apesar de ser constantemente esquecido por muita gente, o dia do estudante homenageia todos os alunos do país e reforça a importância de sua presença nos diversos tipos de instituição de ensino encontrados aqui.

Criado no ano de 1927, o também chamado dia do aluno surgiu em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país. As coisas evoluíram e, hoje, desde as pessoas que estudam em casa por conta própria até as que estão matriculadas nas maiores universidades são celebradas nesta data. E, inclusive, as que decidem fazer intercâmbios para se capacitarem em outros países também são!

O fato de que a mente humana já não se contenta somente com as informações repassadas dentro das escolas não é mais segredo para ninguém. Além das centenas de notícias e dados aos quais os jovens de hoje são expostos diariamente, sua tendência comportamental é buscar mais conhecimento, sempre que possível. Quando essa vontade se une ao desejo de viajar e conhecer o mundo, tudo se conecta.

Voluntários
Voluntários da AIESEC ajudando a ensinar crianças

Ter contato com uma cultura completamente nova ao mesmo tempo que se desenvolve capacidade de liderança em outro país é a meta das pessoas que buscam, acima de tudo, aprender. Por esse motivo, não é errado dizer que intercâmbios também são um mecanismo de aprendizado bastante eficiente.

Algumas das habilidades que podem ser otimizadas por um intercambista durante seu período fora do país são:

  • Comunicação efetiva;
  • Adaptabilidade;
  • Proficiência em novos idiomas;
  • Independência;
  • Conhecimento sobre diferentes culturas e crenças.

Além dessas competências, é importante ressaltar que não apenas faculdades e escolas, porém também grande parte das empresas que lideram o mercado de trabalho atualmente, passaram a dar grande valor a experiências vividas no exterior nos últimos anos. Isso significa que, junto à extensa lista de aprendizados complementares àqueles desenvolvidos pelos estudantes durante sua jornada acadêmica, a chance que essas pessoas têm de encontrarem um estágio quando retornam ao Brasil também é muito alta.

Dia do estudante
Intercambista da AIESEC estudando

Quando o assunto são estudantes, é impossível ignorar o fato de que as oportunidades nunca foram as mesmas para todos os alunos do país. Pensando nisso, a AIESEC busca capacitar pessoas de todas as regiões brasileiras, para que essa realidade possa ser alterada pela nova geração de líderes que está por vir.

 Temos o objetivo de desenvolver o maior número de jovens possível por meio de intercâmbios, e sabemos que a grande maioria deles faz parte da comemoração de hoje.

Caso você tenha interesse em celebrar esse dia do estudante da melhor maneira, basta clicar aqui e se inscrever para impactar centenas de estudantes ao redor do mundo!

Texto por Julia Santos

Autor(a)

Compartilhe