O sucesso de uma empresa pode estar diretamente ligado aos relacionamentos profissionais cultivados. Construir uma rede de contatos profissionais e alimentar as relações com as pessoas certas, na maioria das vezes, é o melhor caminho para alavancar resultados. É exatamente por esse motivo que a importância do networking é evidenciada no ambiente corporativo.
Quer construir uma rede de contatos sólida? Então, veja a seguir a importância do networking e dicas para estruturá-lo! Boa leitura!
Qual é a importância do networking?
Essa estratégia é indispensável para empreendedores e CEOs, já que o networking possibilita o convívio com pessoas em diversos patamares de carreira e é um caminho para aprimorar seus conhecimentos. Você pode acompanhar a trajetória de profissionais que inspiram você e até mesmo observar o desempenho da concorrência.
Além do mais, uma rede de contatos eficiente pode aumentar a visibilidade do seu negócio, melhorar a credibilidade da sua empresa e identificar oportunidades, além de tornar seu nome como empreendedor uma referência no mercado.
Porém, o relacionamento precisa ser benéfico para ambas as partes, por isso, o networking também serve para trocar experiências com outros profissionais e compartilhar conhecimentos relevantes sobre o setor.
Como construir e melhorar a rede de contatos?
Pode parecer simples, mas fazer uma rede de contatos eficiente exige planejamento. Não é apenas adicionar o maior número de pessoas possível nas redes sociais, você precisa produzir conteúdo relevante, interagir com os contatos e criar conexões verdadeiras. Veja algumas dicas para construir e melhorar o networking:
Use as redes sociais
A principal tecnologia para construir e nutrir o networking é o LinkedIn. Portanto, crie um perfil na rede para você e para a empresa. Preencha o currículo profissional com informações relevantes sobre seu negócio.
Mas cuidado: nada de usar aquela foto sem camisa na beira da praia. A imagem precisa ser sóbria e transmitir seriedade. Afinal, a rede serve para desenvolver relacionamentos corporativos.
Defina um objetivo e crie conexões com pessoas relevantes para você e para o seu negócio. Adicione clientes, chefes anteriores, colegas de trabalho e profissionais que são referências no seu setor.
Encontre as pessoas
O relacionamento pode — e deve! — sair do mundo virtual. Feiras, congressos e palestras são excelentes oportunidades para interagir com os participantes e criar conexões reais. Não se esqueça também de trocar cartões de visitas.
Outra oportunidade são os encontros ao acaso. Ao esbarrar com antigos colegas de trabalho na rua, por exemplo, seja cordial e tente desenvolver uma conversa. Contudo, tenha cuidado para não ser inconveniente e nunca fale mal de outros colegas.
Mantenha contato frequente
Lembre-se de que apenas conhecer pessoas não é suficiente. O relacionamento precisa ser positivo, frequente e benéfico para todos os envolvidos.
Ligar apenas quando precisa de algo não é uma atitude sensata. O ideal é se comunicar despretensiosamente e ser lembrado pelas pessoas quando boas oportunidades surgirem.
Identifique interesse mútuo
A qualidade e a importância do networking não são medidas pelo volume. O importante é ter contatos com os mesmos interesses, assim, o relacionamento é estabelecido com naturalidade, pois existe um esforço mútuo. Dessa forma, a afinidade vai garantir uma conexão duradoura.
Além do mais, essa também é uma forma de encontrar as pessoas certas para trabalhar na sua empresa. Por exemplo, se você precisa contratar um gestor, com o networking é possível identificar oportunidades para recrutamento de novos funcionários, além de render indicações valiosas.
Converse sobre o mercado de trabalho
Estar informado sobre o mercado em que você está inserido é imprescindível para fazer seu empreendimento prosperar. Por isso, use a rede de contatos para conversar sobre o mercado de trabalho e novidades do segmento. Isso também vale para as relações presenciais e virtuais.
Viu só a importância do networking? Construir uma boa rede de contatos não é fácil, mas é essencial para criar valor para a empresa e para o empreendedor. Além do mais, é possível manter-se atualizado sobre o mercado e agregar o conhecimento necessário para fazer seu negócio prosperar.
Gostou do conteúdo? Tem alguma dica para melhorar o networking? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua experiência conosco!