Estágio para estrangeiro no Brasil: vale para a sua empresa?

No contexto corporativo, aqueles negócios que não sabem aproveitar as oportunidades de inovação e aprendizado estarão sempre um passo atrás da concorrência. Especialmente em um mundo globalizado, contar com colaboradores estrangeiros em seu time, por exemplo, é algo que vem transformando para melhor o cotidiano de cada vez mais organizações. Sendo assim, será que o estágio para estrangeiro vale a pena?

Para responder essa pergunta, criamos este artigo com algumas das principais informações que você precisa saber sobre a contratação de estagiários de fora. A seguir, veja como o processo funciona, entenda o papel da empresa e conheça as vantagens de trazer esse funcionário para o seu time. Vamos lá? 

O estágio para estrangeiro no Brasil

O mundo nunca esteve tão próximo quanto nos dias de hoje. Isso porque cada vez mais pessoas estão buscando por vivências (tanto de turismo e conhecimento quanto de trabalho) fora de seus países de origem. 

Os estudantes estrangeiros, por exemplo, estão enxergando no Brasil possibilidades grandes de aprendizado e de aquisição de experiência — não é a toa que todos os anos estagiários de fora chegam em nosso país em busca desse tipo de trabalho. 

As empresas brasileiras, por sua vez, estão interessadas em receber esses intercambistas, já que eles têm gerado muitos ganhos aos negócios. Isso porque eles acabam estimulando os outros funcionários a aceitar novas experiências e culturas, a aprenderem novos idiomas e até mesmo a não terem medo de novos desafios.

Além disso, fazer um estágio no Brasil se tornou algo mais simples para os universitários estrangeiros. Afinal, o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) aprovou há poucos anos novas alterações que trazem benefícios tanto para as empresas que buscam por esses profissionais quanto para os próprios estudantes. 

Agora, o período para um estudante estrangeiro fazer estágio no Brasil sem precisar necessariamente estar vinculado a uma instituição de ensino brasileira foi flexibilizado para até quatro meses, podendo o contrato utilizado para formalizar a atividade em questão ser assinado pela sua instituição de ensino de origem no exterior em conjunto com a organização para qual ele trabalhará. 

Já os estágios de até um ano exigem vínculo com uma instituição de ensino brasileira, além da universidade de origem do estagiário no exterior e da empresa que oferece a vaga.

O papel da empresa

Agora que você já sabe como funciona o estágio para estrangeiro no Brasil, precisa entender que o papel da empresa vai muito além de receber bem o profissional, treiná-lo e usar a sua capacidade intelectual no negócio.

Ao se abrir para esse processo, a empresa precisa ter uma real proposta de valor para entregar ao estagiário, fazendo com que ele se desenvolva profissionalmente, intelectualmente e culturalmente enquanto contribui para a sua organização — afinal, ele também precisa vivenciar as vantagens dessa experiência, concorda? 

Lembre-se de que o objetivo principal de um estágio (seja o estagiário brasileiro, seja estrangeiro) sempre será o aprendizado. Sendo assim, as funções a serem desempenhadas por esse profissional devem ser estimulantes e planejadas tendo como base esse propósito. 

Para que tudo ocorra da melhor forma possível, é imprescindível que a organização se prepare adequadamente para a experiência antes da vinda do intercambista. De nada adiantará esperá-lo chegar para pensar em quais tarefas delegar para ele. Isso só seria prejudicial para ambas as partes. O recomendado é realizar com ele um treinamento logo nos primeiros dias para a familiarização com a cultura e os processos da organização.

Além disso, é muito importante contar com um colaborador que tenha experiência na área para supervisionar o estagiário estrangeiro, monitorando o seu progresso e fornecendo feedbacks e orientação. 

Porque contar com um estagiário estrangeiro 

Você deve estar se perguntando se trazer um estagiário internacional realmente vale a pena para a sua empresa, não é mesmo? Sabemos que cada caso é um caso, mas uma coisa é certa: a experiência em questão é certamente uma oportunidade de agregar valor ao seu negócio. Entre as suas principais vantagens, estão: 

  • promove um aprendizado contínuo no ambiente de trabalho;
  • garante o contato direto com culturas e idiomas diferentes; 
  • favorece a inovação, devido à diversidade de ideias e visões; 
  • facilita a internacionalização da sua marca, ajudando a inserção dela no mercado de outros países; 
  • estimula a sua equipe de trabalho a sair da zona de conforto, já que estarão trabalhando com pessoas que não necessariamente compartilham das mesmas experiências e valores; 
  • aprimora o conhecimento sobre os hábitos de consumo e práticas de mercado de outros países;
  • permite a aquisição de uma perspectiva global para a sua empresa. 

A importância de contratar uma agência especializada 

O processo de contratação de um estagiário estrangeiro, assim como nos outros países, pode ser algo burocrático no Brasil, uma vez que envolve contratos, documentos e propostas. Nesse sentido, contar com uma agência facilitadora é certamente a opção mais recomendada. 

Além do auxílio na criação de uma proposta de valor para o estagiário estrangeiro, a agência se encarregará de auxiliar nos trâmites de imigração (que envolve a parte burocrática mencionada anteriormente) e também na recepção do intercambista, disponibilizando toda uma equipe para prepará-lo para viver essa experiência. 

Abrir as vagas da sua empresa para os profissionais alinhados às oportunidades propostas também é papel da agência, tornando mais fácil o processo de recrutamento internacional. 

Contudo, antes de contratar esses serviços, é fundamental certificar-se de que se trata de uma agência séria, de qualidade e com boa penetração no mercado. Vale a pena fazer uma pesquisa ampla na internet, buscando também pelos depoimentos de pessoas que já foram beneficiadas por ela. 

Como você pode perceber, o estágio para estrangeiro no Brasil abre as portas das empresas para possibilidades de crescimento, aprendizado e até mesmo internacionalização da marca. Agora que você já sabe porque se trata de algo vantajoso, não deixe de contar com o apoio de uma agência especializada e de qualidade ao trazer esse colaborador internacional para o seu time. 

Este artigo foi útil para você? Para continuar a leitura de conteúdos relevantes sobre o tema, não deixe de conferir agora mesmo como funciona o processo de estágio para estrangeiros no Brasil!

Autor(a)

Compartilhe