Estágio para estrangeiros: como funciona o processo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você já imaginou poder contar com um jovem estrangeiro trabalhando na sua empresa? Esse processo pode trazer uma série de benefícios para o negócio e ainda permite que você ajude a formar as próximas jovens lideranças do mundo!

Neste artigo, você entenderá quais são essas vantagens e o que é necessário para criar um programa de estágio para estrangeiros na sua empresa. Leia agora e descubra!

Os benefícios de contar com um estagiário estrangeiro na empresa

Trazer um estagiário de outro país para a sua empresa permite que os seus colaboradores entrem em contato com outra cultura, uma realidade de mercado diferente e um novo idioma. Dessa forma, oferece uma oportunidade de desenvolvimento para os seus funcionários, ampliando a sua visão de mundo e potencializando os seus talentos.

Além disso, você passa a contar com um profissional capacitado e engajado, com a habilidade de trazer diversas soluções inovadoras para sua organização, uma vez que possui uma experiência única de carreira. Você também abre portas para a expansão e internacionalização da sua empresa, já que adquire conhecimento sobre o mercado de outro país e fica conhecido no exterior devido à presença desse profissional.

Portanto, um programa de estágio para estrangeiros pode potencializar os seus resultados, melhorar o seu posicionamento de mercado e se tornar um aliado para o crescimento e expansão da sua empresa.

Como funciona um programa de estágio para estrangeiros

Um programa de estágio para estrangeiros consiste em oferecer vagas temporárias na sua empresa para estudantes vinculados a universidades de outros países.

O programa em si é bem semelhante a um estágio regular, concedido a estudantes brasileiros. Isso significa que você pode escolher a área — ou áreas — da sua empresa que podem proporcionar experiência profissional a estudantes em troca do trabalho de um jovem capacitado e atualizado sobre as tendências de mercado desse setor.

A diferença é relacionada à instituição de origem do seu estagiário. Enquanto em um estágio concedido a brasileiros você oferece vagas para alunos de faculdades e universidades nacionais, no programa de estágio para estrangeiros, as vagas são oferecidas a alunos de intercâmbio ou jovens dispostos a passar um curto período de tempo trabalhando na sua empresa.

Portanto, você basicamente oferece um cargo e determina as atividades do estagiário de acordo com as necessidades do seu negócio. Dessa forma, você atua na formação de profissionais capacitados e conta com a vivência e experiência de estudantes de outros países, de forma que ambos saem beneficiados do processo.

O que diz a legislação brasileira sobre programa de estágio para estrangeiros

O órgão nacional que coordena a vinda de estagiários estrangeiros para o Brasil é o Conselho Nacional de Imigração (CNIg). A Resolução Normativa 11/2014 institui que um estagiário estrangeiro pode passar até 120 dias em uma empresa sem a necessidade de estar matriculado em uma instituição.

Isso significa que você pode contratar estagiários estrangeiros dispostos a passar um breve período de tempo no país por até 4 meses, desde que eles possuam visto temporário. Nesse caso, tanto a instituição de ensino de origem do estagiário quanto a sua empresa devem assinar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

Você também pode optar por contratar estudantes estrangeiros em intercâmbio no Brasil. Esses jovens, geralmente, passam um ano no país vinculados a alguma instituição de ensino nacional. Para essa situação, quem deve assinar o termo de estágio, junto a sua empresa, é a faculdade brasileira que acolhe o estudante.

Resolver todas essas burocracias sozinho não é indicado. Para isso, é importante que você conte com alguma instituição parceira que possa auxiliar você no processo e tire maiores dúvidas sobre o assunto. Dessa forma, é possível usufruir todas as vantagens de um programa de estágio para estrangeiros com maior tranquilidade.

Portanto, um programa de estágio para estrangeiros pode ser um grande aliado no crescimento da sua organização e desenvolvimento dos seus colaboradores. Além disso, esse processo faz com que você contribua com a formação de profissionais capacitados e jovens lideranças mundiais.

O que achou do artigo? Ficou interessado? Então leia agora mesmo o nosso próximo assunto e descubra quais são os direitos dos estagiários no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *