Funcionário que fala inglês: quais as vantagens para a empresa?

O mercado atual é marcado por duas características fortes: a competitividade e a exigência. Com isso, habilidades que antes eram consideradas diferenciais competitivos, hoje, são praticamente exigências, sobretudo, para certos cargos. Uma delas é o domínio da língua inglesa — cada vez mais importante para as empresas. Mas você já sabe exatamente quais são as vantagens em contar com um funcionário que fala inglês? 

Preparamos este artigo para ajudá-lo a responder a essa pergunta e compreender ainda mais a importância do inglês no mercado de trabalho. Continue conosco e boa leitura!

A importância do inglês no cenário corporativo

Com aproximadamente 360 milhões de falantes nativos, além de cerca de 500 milhões que a têm como segundo idioma, não é surpresa alguma que a língua inglesa seja uma das mais difundidas no universo corporativo e das relações internacionais.

O inglês é também o terceiro idioma mais falado no mundo, ficando atrás apenas do mandarim e do espanhol. Por esse motivo, se tornou uma peça-chave para o funcionamento da economia internacional.

O seu domínio é necessário em inúmeras situações no cotidiano empresarial. Trata-se, por exemplo, de uma habilidade fundamental para um bom desempenho em funções que exigem o uso de equipamentos tecnológicos e softwares. Além disso, é também um poderoso aliado nas transações de negócios, facilitando a comunicação entre negócios de diferentes países.

Por que ter um funcionário que fala inglês em sua empresa

Comunicação 

Tendo em mente a relevância do inglês em um contexto corporativo, fica fácil compreender o papel de um funcionário que domina o idioma no crescimento de uma empresa. Esse colaborador será fundamental no relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores de outros países — o que só poderá ser alcançado de forma realmente efetiva com o conhecimento em um idioma também falado por eles.

Conquista de novos mercados 

O funcionário que fala inglês é igualmente importante para ajudar no processo de internacionalização da organização, permitindo que ela conquiste novos mercados ao redor do mundo. Essa expansão implica também a comunicação com negócios de outros países, que precisa ser bem-feita para facilitar a abertura de portas para a empresa.

Além do mais, com um funcionário preparado para se envolver em um mercado global, a probabilidade de melhores desempenhos para a empresa é muito maior, ampliando sua cartela de clientes, além do alcance a novos investidores estrangeiros.

Representação da empresa em eventos 

Ele se tornará ainda uma referência e um mediador de projetos e relações tanto em viagens corporativas quanto em feiras e demais eventos importantes para o negócio. Dessa forma, ele acabará, de certa forma, representando a sua empresa nessas ocasiões.

Acesso a conhecimentos úteis para a empresa

O acesso à informação é sempre muito importante, e estar em busca contínua por conhecimento é uma habilidade extremamente valorizada no contexto profissional. O funcionário que domina o inglês, por exemplo, pode tirar proveito da imensa quantidade de conteúdos na língua inglesa que podem ser úteis para a empresa.

Esses conteúdos são maiores não só em termos de quantidade, como também de qualidade, já que as grandes pesquisas e estudos são divulgadas primeiro nesse idioma para, em seguida, serem traduzidos.

Como você pode perceber, são várias as vantagens que um funcionário que fala inglês pode proporcionar à empresa. Como o idioma é, em diversos aspectos, fundamental para o mercado nos dias atuais, contar com colaboradores que têm fluência na língua é certamente um passo importante para a concretização dos objetivos e do crescimento do seu negócio. 

Sabia que receber um estudante de intercâmbio é uma ótima maneira de trazer para o seu time um funcionário que fala inglês? Acesse o link e entenda como em nosso próximo artigo!

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