Marketing internacional: como um estrangeiro pode auxiliar na estratégia?

O mundo está cada vez mais globalizado e isso não é segredo para ninguém. Isso significa que as empresas brasileiras começam a conquistar cada vez mais espaço no cenário internacional. Mas, para fazer parte desse grupo, é essencial que você também invista em estratégias eficientes de marketing internacional.

Contar com um colaborador que veio de outro país na sua equipe pode ser uma delas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite a leitura e descubra!

Como anda a internacionalização das empresas brasileiras?

As empresas brasileiras estão ansiosas para ganhar os mercados internacionais. Isso é o que indica uma pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo os dados levantados pela Apex-Brasil, o principal motivo que leva à internacionalização é o aumento das vendas. Afinal, quando você passa a atuar em outros países, existe todo um novo mercado a ser conquistado, com novos clientes em potencial para o negócio.

Além disso, a diversificação de riscos também se mostrou um fator que motiva a internacionalização para 65,3% das empresas entrevistadas. Isso porque, ao atuar em um novo mercado, é possível diversificar o público e os tipos de risco aos quais o negócio está sujeito.

Já quando questionadas sobre o destino da internacionalização, a maioria das empresas visa os Estados Unidos (68,8% delas) e, em seguida, Colômbia, México e Argentina.

Como você pode perceber, a internacionalização é uma realidade que ganha cada vez mais espaço no mercado. Não por acaso, ela traz uma série de benefícios para o negócio e, dessa forma, pode ser o que a sua empresa precisa para potencializar os lucros e aumentar o crescimento.

Como funciona o marketing internacional?

Para que a internacionalização realmente traga bons resultados para a sua empresa, é essencial que você invista em um plano de expansão de sucesso. Isso inclui estratégias de marketing internacional eficientes para levar a marca para o resto do mundo.

O marketing internacional nada mais é do que a utilização de estratégias de marketing adequadas para atingir e levar o negócio para países diferentes da nação de origem. Isso é extremamente importante para a internacionalização, já que é preciso posicionar sua empresa em um outro país, segundo a cultura e necessidades próprias da população local, para conquistar mercado e consumidores.

Nesse aspecto, vários elementos precisam ser levados em consideração. Além da cultura local e dores dos potenciais clientes, o idioma é central para um marketing internacional de qualidade. Além disso, é preciso se preocupar com alguns outros detalhes, inclusive, o nome da empresa, que deve ser fácil de ser pronunciado na língua do país.

Como um colaborador de outro país pode ajudar na estratégia de marketing internacional?

Diante dos desafios de criar uma estratégia de marketing internacional, e da importância dessa ação para o sucesso da expansão da empresa, é essencial que você conte com formas de gerar melhores resultados para o processo. Uma delas é a ajuda de um colaborador de outro país.

Quando você conta com um profissional que veio de um outro local como parte do time, é possível que ele auxilie a equipe de marketing com esclarecimentos sobre a cultura e necessidades da população do local. Inclusive, ele pode auxiliar na descoberta dos canais de comunicação mais adequados, assim como pode identificar as estratégias de marketing mais indicadas para o país.

Dessa forma, com a união entre a equipe de marketing internacional e o colaborador do país no qual a empresa deseja atuar, é possível potencializar os resultados da internacionalização e alcançar o sucesso do processo. Portanto, se você quer atingir outros mercados fora do Brasil, considere empregar colaboradores de outros países no seu time.

Viu como essa estratégia pode ser o diferencial que você precisava para garantir o seu lugar em terras internacionais? Aproveite agora para descobrir 5 casos de sucesso de empresas brasileiras que seguiram o rumo da internacionalização!

Autor(a)

Compartilhe