Entenda o que levar para o seu intercâmbio em cada continente!

Realizar um intercâmbio é uma experiência inesquecível, capaz de mudar sua vida para sempre. São vários os benefícios que intercambistas podem tirar de uma viagem como essa. No entanto, antes de viajar, é importante ter atenção a detalhes que, por mais simples que sejam, podem te causar problemas durante o seu tempo no exterior.

Fazer as malas pode ser um processo desafiador quando seu destino é um território que você ainda não conhece, com culturas e costumes diferentes. Nem sempre as roupas que você costuma usar serão bem vistas no seu destino ou, talvez o clima do país que você escolheu seja mais frio do que o esperado. Esse tipo de imprevisto é comum mas, para evitá-los, basta se prevenir. Com as dicas que oferecemos nesse texto, o sucesso da sua jornada é garantido!

Se você vai viajar para a Europa, siga essas dicas!

No geral, a grande dúvida dos intercambistas cujo destino é o continente europeu é referente ao clima nessa parte do mundo. A variação entre calor e frio pode confundir muita gente e, por isso, é fundamental que você pesquise bem sobre a região da Europa na qual irá se hospedar durante seu tempo fora. Afinal, cada um dos países localizados ali possui seu próprio clima, e deixar de levar as roupas apropriadas para cada estação pode custar caro.

Quando o assunto são os países que possuem cooperações com a AIESEC, peças usadas no calor são as mais recomendadas. Isso porque, quando falamos de Portugal, Grécia e nossos demais destinos, as temperaturas podem ser bastante similares de acordo com cada estação do ano. No entanto, é importante lembrar que todos esses destinos estão localizados no hemisfério norte e que, portanto, o clima é mais ameno do que aquele que costumamos presenciar no Brasil. Por isso, invista em roupas leves, mas não deixe de levar ao menos um casaco para te proteger de chuvas e temperaturas abaixo do esperado!

Intercâmbio
Cida de Porto, em Portugal, no verão

Se o seu intercâmbio vai acontecer na Ásia, siga essas dicas!

A AIESEC possui uma forte parceria com diversos países asiáticos e, por isso, as dicas que temos a oferecer são muito importantes para o sucesso da sua viagem. Ao analisarmos os costumes de territórios como Egito, Tunísia e Índia, por exemplo, não é difícil perceber que a cultura de lá é extremamente diferente da brasileira. São essas as diferenças que fazem com que a decisão do quê levar durante o seu intercâmbio se torne uma tarefa desafiadora.

Nosso maior conselho é: evite levar roupas “abertas” demais. Em uma sociedade onde ambos, homens e mulheres, são culturalmente influenciadas a se cobrirem da cabeça aos pés, a tendência é que surjam problemas caso essa regra não seja minimamente respeitada. Além disso, leve máquinas fotográficas e celulares para registrar seus momentos favoritos, mas não se esqueça de que, em pontos específicos, tirar fotos é considerado um crime e pode resultar na apreensão permanente dos seus equipamentos. Cada país tem suas normas e, por isso, recomendamos que seja realizada uma pesquisa bem elaborada antes do seu embarque nesse intercâmbio!

Intercâmbio
Istanbul, capital da Turquia

Se o seu destino final fica na América Latina, siga essas dicas!

Os países latino-americanos são nossos vizinhos, mas não se engane! Além do frio enfrentado por pessoas que escolhem realizar seu intercâmbio países situados ao sul do Brasil, as grandes altitudes também podem ser responsáveis por baixas temperaturas em todas as épocas do ano. Por isso, vista-se como quiser, mas não deixe de lembrar das jaquetas e casacos, principalmente durante o inverno.

Caso sua programação para o tempo livre seja escalar montanhas famosas ou realizar qualquer atividade semelhante, coloque sua saúde em primeiro lugar. Leve o equipamento necessário, mesmo que isso ocupe espaço em sua bagagem. E não se esqueça: a América do Sul é linda, e merece ser fotografada da melhor maneira caso você tenha vontade de guardar recordações dessa aventura.

Intercâmbio
Paisagem com grande altitude na Bolívia

Para mais informações e destinos, é só falar com um dos nossos consultores! Clique aqui para entrar em contato com o escritório mais próximo de você.

Escrito por Julia Santos

Autor(a)

Compartilhe