Profissional de TI está em alta no mercado de trabalho

No Brasil, o crescimento do mercado de trabalho para o profissional de TI, de acordo com a IDC Brasil, será 5,8% só neste ano. Em outros países, como Romênia e Turquia, também há valorização desse setor.

Se alguém dissesse para um jovem, em meados de 1960, que em 2020 as pessoas estariam se conectando virtualmente para realizar entrevistas de emprego, reuniões, compras, jogos, aniversários e, até mesmo, encontros amorosos, como será que ele reagiria? Hoje é nítido a existência dessa realidade, que está ganhando espaço no dia a dia de pessoas e de corporações.

A era digital está cada vez mais forte e, com a pandemia, as relações virtuais se intensificaram, aumentando também a necessidade de um profissional especializado no assunto para resolver eventuais problemas, principalmente no mercado de trabalho, no qual as empresas estão se reinventando para conectar os funcionários, os processos de produção e, ainda, manter o faturamento em alta.  

Esse profissional é da área da Tecnologia da Informação. E é o responsável por manusear as informações em rede de uma organização, criando e distribuindo-as pelos computadores, além de lidar com processamento de dados, informática, engenharia de software, hardwares e softwares. Ademais, esses profissionais também precisam estar aptos para dar orientações acerca do uso de softwares e implantação e administração de sistemas, afim de otimizar esses processos para todos os envolvidos.

O mercado de trabalho para programadores

Vários monitores de computadores com profissionais de TI
O profissional de TI está em crescimento no mercado de trabalho | Imagem: Reprodução Pexels

O mercado de trabalho para o profissional de TI é amplo e está em crescimento, pois quando se pensa em tecnologia, fala-se em facilitar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos, benefícios buscados por todo empreendimento. De acordo com a IDC Brasil, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia, esse setor seguirá com alta de 5,8% em 2020. 

Além disso, até 2021, também conforme dados da IDC, os investimentos em TI aumentarão 10%, principalmente em hardware, software e serviços. As empresas necessitam cada vez mais de profissionais qualificados nesse ramo, grande parte pela influência do crescimento do e-commerce e da proteção de dados. 

O e-commerce no Brasil está decolando: conforme dados da ABComm, o comércio eletrônico deve crescer 18% em 2020 e movimentar cerca de R$ 106 bilhões. Isso faz com que as empresas vendedoras necessitem de sites otimizados e mais direcionados ao consumidor. Outra mudança significativa para o ramo da informática é a Lei de Proteção de Dados – LGPD que depende da sanção do presidente da República para entrar em vigência. Com isso, diversas empresas que trabalham com dados pessoais de clientes e que querem se manter no mercado precisam se adaptar a nova lei e, mais uma vez, os profissionais de TI entram em cena! 

O profissional de TI no mundo afora!

Não é só no Brasil que essa área está em alta (ainda bem!). Em países como Romênia e Turquia, esses profissionais são bastante requisitados. A Romênia, por exemplo, comporta uma população com cerca de 19 milhões de habitantes e 46 mil profissionais de TI, com crescimento da área e procura por mais mão de obra qualificada desse setor. Já a Turquia, se destaca como, de acordo com a pesquisa da Bloomberg, o país com maior potencial de crescimento no ano de 2020, atrelado à expansão tecnológica e com oportunidades para programadores.

Caso você almeja uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional internacionalmente, a AIESEC está com vagas abertas a partir de 2021! Faça seu cadastro na plataforma indicando seus dados e selecione o escritório mais próximo da sua localização.

Desejamos uma ótima semana a todos os profissionais da Tecnologia da Informação! E, se quiser saber algumas dicas de como crescer nessa área, clique aqui.

Texto escrito por: Caroline Roxo

Autor(a)

Compartilhe