O marketing é um conjunto de estratégias que visa atender às necessidades dos clientes de uma empresa e fortalecer sua imagem no mercado, certo? Já pensou que é possível criar alguns caminhos para fazer isso com sua própria imagem, como se fosse um negócio? É assim que funciona o marketing pessoal.
Se você deseja ser referência no seu segmento de atuação, ele é essencial e deve ser trabalhado o tempo todo.
Vamos começar pensando em redes sociais. Não que você vá fazer de todas elas perfis profissionais, mas é interessante levar em consideração que funcionários, parceiros e possíveis clientes podem ter acesso ao que é compartilhado.
Então, aproveite essa oportunidade para compartilhar conteúdos interessantes e reforçar sua autoridade no seu segmento. Esse é um modo de fortalecer a marca “você”.
Porém, também é preciso ter cuidado com tudo que é falado, seguindo essa mesma lógica do público que você tem na internet. Quer saber mais? Continue lendo e confira!
Quais cuidados devo ter para um bom marketing pessoal?
Para além do online, é importante que você cuide da sua aparência, tanto física quanto comportamental. Isso vai do modo como você se veste até como compartilha seu conhecimento e valoriza o do outro. É necessário se lembrar de cuidar da sua imagem, mas sem fingir ser algo que você não é.
O autoconhecimento é uma ferramenta chave para um bom marketing pessoal. Sabendo suas habilidades, defeitos e qualidades, fica mais fácil destacar os pontos positivos e mostrá-los na sua vida profissional.
Você escreve bem? Que tal produzir artigos e publicar em blogs? Tem uma didática muito boa? Que tal fazer um vídeo discutindo sobre um assunto? Aproveite suas habilidades!
O que levar em consideração para construir uma boa estratégia?
Resumindo, para construir uma estratégia de marketing pessoal, você levará em consideração elementos parecidos com os do marketing tradicional: o público, o produto e os objetivos. Vamos recapitular o que fazer:
- tenha cuidado com as redes sociais, observe o que é bom e o que não é ideal postar;
- invista no visual e preste atenção no seu comportamento perante as pessoas;
- compartilhe seu conhecimento;
- observe seus pontos fracos e fortes;
Procure estar atento a essas dicas, construa um marketing pessoal eficiente e aumente sua visibilidade como profissional.
Quais os motivos para investir em marketing pessoal?
Diferencial competitivo
O marketing pessoal oferecerá toda a munição necessária para que você se destaque entre os demais profissionais no mercado. Com ele, você poderá sair na frente dos concorrentes que ainda não contam com estratégias nesse sentido.
Em tempos de crise como a que temos vivido ultimamente, é preciso ter diferenciais para mostrar aos clientes, seja produzindo conteúdos relevantes em redes sociais e blogs, seja adaptando os serviços para atender melhor às necessidades deles.
Autoridade no mercado
Aqueles que fazem uso dessas técnicas têm mais chances de serem considerados autoridade no mercado. Para tanto, é fundamental fazer postagens em redes sociais e em blogs para ajudar o público-alvo com informações úteis, interessantes e relevantes.
Dessa maneira, os visitantes vão perceber que você sabe sobre o assunto e, portanto, se sentirão mais seguros na hora de comprar seus produtos ou contratar seus serviços. Uma pessoa que tem autoridade no mercado é aquela em que o público vai confiar para sanar suas dúvidas e, claro, para contar os seus anseios e medos. Tente ser essa pessoa!
Lembre-se de responder a todos os comentários, utilizando-os para produzir materiais. Assim, você já saberá quais são os assuntos que terão visitantes. Quando possível, grave vídeos respondendo às perguntas mais frequentes. Eles sempre vão ter um maior alcance nas redes sociais.
Atração de clientes
Como consequência de todo o trabalho realizado, mais pessoas vão se identificar com o conteúdo e com a qualidade dos materiais. Com isso, se sentirão mais seguras para aproveitar aquilo que você oferece.
Logo, além de ser bem-visto, você vai aumentar o número de clientes. Não se esqueça de que conseguir mais visitantes nos seus canais é consequência de um excelente trabalho. Então, quanto mais você trabalhar em prol do seu público, mais ele vai reagir em direção a você.
Melhor conhecimento do público-alvo
Para que você possa produzir bons materiais para as suas personas, é preciso conhecê-las profundamente. Esse contato com o público fará com que você preste serviços cada vez mais interessantes e completos.
Além disso, a forma de ver o mundo do cliente será ampliada. Utilize esse conhecimento para postar conteúdos que sejam cada vez mais úteis e relevantes.
Maior engajamento
Com o marketing pessoal, sem dúvidas você vai entender o que os seus clientes esperam de você, além de conhecer qual é a opinião deles em relação aos seus serviços.
Assim, você saberá quais são os pontos fracos que precisam ser melhorados no futuro. Antes disso, porém, crie um objetivo. Quais são os seus desejos? Quais são as suas metas?
Lembre-se de que você só vai crescer profissionalmente quando tiver uma postura adequada aos seus objetivos e um bom marketing pessoal. No mercado, não faltam exemplos de pessoas com carreiras sólidas. Utilize-as como inspiração e construa o seu próprio caminho para ser destaque entre a concorrência.
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