Reunião de feedback: como desenvolver colaborador e empresa

Frequentemente, a falta de comunicação nas empresas ocasiona uma série de problemas na gestão de uma equipe. Nesse sentido, aplicar uma reunião de feedback pode ser uma excelente maneira de solucionar isso. Ademais, traz muitas consequências positivas ao ambiente corporativo, já que, com ela, o gestor pode acompanhar o trabalho dos colaboradores — incluindo intercambistas e estagiários — e saber como anda o nível de satisfação com a empresa.

Entre os métodos aplicados podemos destacar a reunião 1 on 1, que possibilita melhorias efetivas na relação entre líder e liderado e, consequentemente, nos resultados da organização. Quer saber como utilizá-la em sua gestão? Continue a leitura!

O que é uma reunião 1 on 1?

Em termos gerais, uma reunião 1 on 1 deve ser realizada individualmente com cada membro do seu time. O ideal é que seja feita, pelo menos, a cada 15 dias e tenha duração de 30 a 60 minutos. Deve ser focada no crescimento individual — pessoal e profissional — do funcionário, visto que um colaborador motivado é muito mais produtivo para a organização.

Sendo assim, a reunião 1 on 1, além de incentivar o profissional a atingir suas metas, serve para você saber o que está acontecendo em sua equipe e como está o andamento dos trabalhos.

Como fazer uma reunião de feedback utilizando o método 1 on 1?

Planejar-se para essa reunião é importante, porém não deixe que ela se torne algo mecânico, como um interrogatório. Assim sendo, separamos algumas dicas relevantes para ajudar você a entender melhor como fazer uma reunião otimizada. Acompanhe!

Escute o que o funcionário tem a dizer

Em uma reunião 1 on 1, o gestor é um guia. Ele deve soltar os tópicos e dar liberdade para o colaborador se expressar. Portanto, o gestor vai ouvir muito mais do que falar. Para quem gosta de rebater cada comentário, esse pode ser um grande desafio. Contudo, exercitar a escuta pode trazer inúmeros benefícios para sua gestão e, inclusive, para sua vida.

Alinhe as expectativas

Para que o colaborador se sinta à vontade em dar suas impressões sobre a empresa e seus processos, uma reunião de feedback deve ter um tom informal. Logo, pergunte ao funcionário quais são suas expectativas, o que deseja melhorar e como ele acredita que isso será possível. Assim, ficará mais fácil conduzir a reunião.

Faça o acompanhamento dos trabalhos

Muitas vezes é difícil saber qual foi, efetivamente, o trabalho de cada membro em um projeto. Dessa forma, a reunião de feedback também serve para acompanhar essa questão. Pergunte ao liderado quais foram seus feitos, o que ele mais gostou de fazer, suas dificuldades, o que pode ser melhorado e tudo que o ajude a definir melhor as tarefas entre os envolvidos.

Dê e peça feedbacks

O feedback é fundamental para o desenvolvimento tanto do colaborador como também do líder. Então, aproveite esse momento para dar o seu feedback em relação ao trabalho desempenhado pelo profissional, abordando os pontos positivos e negativos, e peça que ele faça o mesmo com você. Para o sucesso dessa ação, aceite os comentários feitos por ele e encare como uma ferramenta para melhorar a sua gestão.

Trace metas com o colaborador

Como gestor, você é o principal responsável pelo desenvolvimento profissional de cada um de seus colaboradores, e a reunião 1 on 1 ajuda bastante nisso. Por meio dessa conversa, é possível descobrir quais são as ambições do funcionário dentro da empresa e ajudá-lo a criar um plano de ação para atingi-las. Portanto, não negligencie essa etapa!

Faça anotações

Nesse ponto, o ideal é que as anotações não sejam feitas durante a reunião, a fim de que o colaborador não se sinta acuado ao contar suas impressões e seus anseios. Porém, depois que a conversa terminar, procure anotar os pontos principais e revê-los antes do próximo 1 on 1. Isso vai ajudá-lo a lembrar do que foi dito, e ser mais assertivo e menos repetitivo ao acompanhar o desenvolvimento do funcionário no próximo encontro.

Gostou de saber como funciona uma reunião de feedback e quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, siga nossas páginas no FacebookLinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas atualizações!

Autor(a)

Compartilhe