Durante anos o Linkedin foi visto apenas como uma plataforma para postagem de currículos online e procura de empregos. Mas ao contrário do que muita gente imagina, o LinkedIn não é voltado apenas para a área de RH. A ferramenta é usada também como estratégia de marketing proporcionando a expansão de diversos tipos de negócios. Com mais de uma década de existência, a rede já possuí mais de 200 milhões de usuários registrados, de mais 200 países diferentes. Destes números, três milhões são páginas de empresas.
Além disso, o LinkedIn é também um amplo canal de networking, pois possibilita o contato com diversas pessoas diferentes, de ramos distintos, que buscam a troca de informações voltadas ao desenvolvimento do seu trabalho. São razões de sobra para a sua empresa não perder nem mais um minuto fora dessa rede. Por isso, se você ainda não aproveita as suas vantagens, confira agora 10 formas de usar o LinkedIn a favor do seu negócio.
1) Saiba a diferença entre perfil e página para criar o canal ideal para sua empresa
Quando decidir ingressar uma empresa no Linkedin, é muito importante saber a diferença estratégica entre Perfil e página. Por isso, a dica é criar primeiro o perfil pessoal e, a partir dele, a página da empresa. Esse é o primeiro passo para marcar presença no LinkedIn: criar uma página (Company Page) para a sua empresa.
2) Seja assertivo e preencha corretamente os dados sobre o seu negócio
Inclua uma imagem de capa de destaque e que seja atraente no topo da página e preencha corretamente as informações da sua empresa. Neste momento, certifique-se de dizer exatamente o que a empresa faz, quem são os seus clientes e como pode ajudá-los.
3) Promova interação
Criada a sua “Company Page”, convide os seus clientes, parceiros, família e amigos para serem seus “seguidores” no LinkedIn. Aproveite para convidar os contatos que você possui em outras redes, como Twitter e Facebook e chame as pessoas para visitarem sua página e passarem a segui-la. Outra opção é aproveitar o envio de umEmail Marketing para sua base de contatos, incluindo um breve texto convidando o leitor a visitá-la.
4) Seja relevante no conteúdo compartilhado
Com a sua rede de contatos formada, tenha o cuidado de partilhar no LinkedIn informações interessantes e que sejam capazes de levar aos seus contatos profissionais a interagirem consigo. Assim como nas redes sociais, a regra aqui é a mesma: para conquistar seguidores e proporcionar resultados positivos à empresa, é importante compartilhar conteúdos relevantes ao seu público alvo. Uma ótima forma de fazer isso, é promover o debate sobre as notícias mais recentes e relevantes sobre o seu negócio. Faça perguntas e incentive diálogo com os seus seguidores online. Além de gerar tráfego qualificado para seu endereço, você vai poder acompanhar a aceitação do conteúdo por meio de métricas como impressões, curtidas, compartilhamentos e comentários. Essas mesmas métricas vão ajudar você a entender o que funciona melhor com seus seguidores e onde é possível melhorar.
5) Transforme seus cliques em vendas
O principal objetivo da sua página empresarial no LinkedIn é transformar os seus seguidores em clientes e os cliques em vendas. Para isso, aposte em publicações que incluam um ‘call to action’, ou seja, em vez de se limitar a partilhar apenas os links para o site ou blog da sua empresa, incentive os seus seguidores a agirem e clicarem.
6) Crie e participe em grupos
Ao entrar no LinkedIn, não adote uma atitude passiva. Criar e gerir grupos dentro da rede social não só dará credibilidade ao seu negócio, mas também lhe permitirá expandir a sua rede de contatos e chegar a profissionais especializados e influentes. Como ponto de partida para os grupos, defina dois ou três dos tópicos de maior interesse na sua área de negócio.
7) Encoraje os seus colaboradores a terem perfil no Linkedin
Trabalhadores motivados são sempre uma vantagem para o seu negócio. Uma forma eficaz de aumentar o número de seguidores do seu negócio no LinkedIn, passa por encorajar os seus colaboradores e funcionários a criar perfis e a partilhar a página da empresa onde trabalham. Assim, você conseguirá angariar mais público através das redes de todos os que trabalham consigo.
8) Faça o perfil do seu negócio destacar-se nas pesquisas
Está comprovado que centenas de milhões de pessoas usam o LinkedIn para pesquisar produtos e serviços, por isso é importante que o perfil da sua empresa se sobressaia no gigante universo de marcas presentes na rede social. Inclua palavras-chave estratégicas relacionadas com o seu negócio para facilitar a pesquisa.
9) Consiga recomendações da sua rede de contatos
Mais do que promover em massa a qualidade dos seus produtos no LinkedIn, o ideal é que os seus clientes deixem testemunhos pessoais na página da empresa ou recomendem outros a optar pelo seu negócio. Nunca peça recomendações aos seus seguidores. Recomende outros e espere que façam o mesmo por si, ou então escreva mensagens personalizadas para os clientes mais antigos ou fiéis.
10) Defina alguém da equipe como responsável pelas atualizações da Página
Escale alguém que possa coordenar os conteúdos que serão postados, além de analisar se esses conteúdos possuem uma performance dentro das metas da empresa para esse canal. Outra boa dica, é usar os plugins sociais do LinkedIn . Estes plugins são botões que indicam que você é um membro ativo dentro da rede. Existem duas opções: uma de compartilhamento de conteúdo e outra que permite que seus visitantes sigam a sua página. A dica é adicionar esses plugins ao seu site, blog, post e campanhas de Email Marketing, para assim atrair mais seguidores e impulsionar seu conteúdo.
Como qualquer outra rede social, para estabelecer uma presença significativa leva tempo e não acontece de forma imediata. Mas os resultados são ótimos, pois o LinkedIn possui uma audiência bastante qualificada principalmente para empresas. Não perca mais tempo e comece hoje mesmo! Aproveite e siga a AIESEC agora mesmo no LinkedIn clicando aqui.