Sua empresa tem um produto ótimo e as vendas crescem todos os meses. As finanças estão em ordem e a matriz funciona corretamente. Chegou, finalmente, a hora de expandir o seu negócio e cogitar uma parceria com empresas globais. Mas, como fazer isso?
A verdade é que, no crescimento de um negócio, não só a lucratividade aumenta, como o trabalho também. Por esse motivo, é preciso estar preparado para dar esse importante passo no empreendimento.
Neste artigo, você encontra 4 dicas para expandir um negócio local e se preparar para o que vem por aí. Continue a leitura para saber mais!
1. Reveja o planejamento estratégico
Antes de pensar em expandir um negócio, você precisa rever todo o planejamento estratégico da empresa. Mesmo que o empreendimento tenha êxito em uma região, isso não significa que o mesmo vai ocorrer após a expansão.
Esse detalhe não deve ser observado apenas na expansão internacional, mas também na abertura de filiais no Brasil. A extensão territorial e costumes regionais, por exemplo, são alguns fatores que determinam o sucesso ou fracasso de seu negócio em determinadas regiões do país.
Por esse motivo, analise as questões estratégicas do negócio antes da expansão. Verifique detalhes como público-alvo, poder aquisitivo, análise SWOT, entre outros. Será que sua empresa está realmente preparada para atender clientes de outros lugares?
2. Mapeie as oportunidades
As boas oportunidades não marcam data e hora para surgir. Para aproveitá-las, você precisa ficar de olho no mercado e acompanhar tudo o que acontece à sua volta. Só assim será capaz de identificar e aproveitar uma excelente oportunidade de expansão.
Para manter-se ávido às oportunidades, além de acompanhar as tendências de mercado, você também deve ficar atento a questões internas de sua empresa. Investir em melhorias de processo, soluções tecnológicas e treinamentos são fundamentais para colocar sua empresa à frente no mercado.
Por outro lado, sua empresa também pode diversificar seus produtos e serviços, aumentando as fontes de receita do negócio. Ou ainda investir em novos mercados para expandir o alcance da marca.
3. Faça parcerias com empresas globais
Empresas globais ou multinacionais são grandes corporações, boa parte delas com origem estrangeira. Os negócios menores, no entanto, podem se beneficiar dos polos comerciais gerados por essas organizações. É o que acontece, por exemplo, nas cadeias de fornecimento destes empreendimentos.
Com o negócio em expansão, sua empresa poderá atuar no suprimento da empresa global. Essa parceria se dá pelo fornecimento de produtos, serviços ou mão de obra qualificada para a grande empresa.
Outras alternativas ainda incluem licenciar o seu produto para uma empresa estrangeira em troca de royalties ou cogitar uma fusão e aquisição com outros empreendimentos.
4. Contrate um estrangeiro
Aprendizado e novos desafios são os principais combustíveis na expansão de qualquer negócio. Dentro deste contexto, a contratação de novos colaboradores é um dos fatores mais determinantes para promover novos conhecimentos dentro da organização.
Por esse motivo, investir na contratação de estrangeiros para sua empresa também contribui com a expansão do negócio. Além de adicionar uma visão externa ao negócio, também é útil para facilitar a internacionalização da marca.
Sendo assim, você pode começar por contratar estagiários estrangeiros. Nada melhor do que preparar a sua empresa para o mundo, não é mesmo? E por que não começar com funcionários estrangeiros?
Expandir o negócio e torná-lo sem fronteiras não é uma tarefa fácil, mas pode ser muito simples. A melhor forma de simplificar este processo é começar as mudanças internamente. Entre em contato conosco para avaliar o potencial global de sua empresa agora mesmo!