Além do Vale: conheça 8 polos de empreendedorismo e startups do mundo

As startups representam hoje modelos de negócios muito importantes e promissores para a economia global, sendo favorecidas pelo surgimento de polos de empreendedorismo em muitos países.

O Vale do Silício já não é mais o único ecossistema atrativo para se abrir uma empresa de tecnologia. É isso que mostra um relatório da Startup Genome, que avaliou e listou cidades interessantes para pequenos empreendedores.

Elas consistem em locais com altos índices de incentivo à criação de empresas, disponibilidade de capital e de talentos, favorecendo um ambiente de inovação. Continue a leitura e confira alguns dos principais polos de empreendedorismo e startups pelo mundo!

Polos de empreendedorismo no Brasil

No Brasil, há 90 polos tecnológicos mapeados. Praticamente todas as regiões brasileiras apresentaram aumento de incentivo ao setor de startups nos últimos anos. São notáveis os celeiros empreendedores em capitais como:

1. São Paulo

Esta é a única cidade brasileira que consta no ranking mundial de Ecossistemas para Startups (feito pela Startup Genome, comunidade digital que mapeia sistemas de startups pelo mundo), à frente de cidades europeias como Berlim e da australiana Melbourne.

A cidade se destaca pelo tamanho de mercado, acesso a capital e infraestrutura como escritórios de coworking. Lá se instalaram iniciativas como a Google Campus, na zona sul, inaugurada em junho de 2016, que sedia programa de mentoria a empresas iniciantes.

2. Belo Horizonte

A cidade comporta o San Pedro Valley, um dos maiores ecossistemas de empresas do Brasil, concentrando mais de 100 empreendimentos, e trabalha em integração com o SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), programa de aceleração de ideias. Na região também é interessante a integração da economia com as universidades locais, o que fomenta a pesquisa em tecnologia.

3. Florianópolis

A capital catarinense tem algumas startups de sucesso. Em 2015, a cidade recebeu um espaço para uso de empresas participantes de um programa de aceleração, criado pela Senior, uma das maiores empresas brasileiras de software de gestão.

4. Rio de Janeiro

Grande parte do celeiro de empreendedores da cidade se concentra na região sul, polo universitário que também conta com incentivos do governo, como o Startup RIO, programa que oferece R$100 mil para os empreendedores digitais selecionados, além de outras vantagens.

5. Manaus

Na cidade se localiza um dos centros de desenvolvimento e capacitação tecnológica da Samsung (o outro é em São Paulo), o Samsung Ocean, que capacita equipes interessadas em iniciar uma startup, gerando protótipos funcionais.

Polos de empreendedorismo internacionais

6. Tel Aviv

A cidade israelense lidera o ranking da Startup Genome dos 20 melhores lugares para se abrir uma startup. Ela concentra o maior número de startups de tecnologia do mundo e recebe grandes investimentos ocidentais.

7. Nova Iorque e Toronto

Canadá e Estados Unidos juntos rankeiam 8 das 20 melhores cidades para empreendedorismo: Los Angeles, Seattle, Nova Iorque, Boston, Toronto, Vancouver, Chicago, Waterloo (nesta ordem).

Destaques vão para Nova York, favorável para startups de e-commerce, mídia e moda, diferindo-se um pouco da dominância das empresas de tecnologia e de empreendedores do sexo masculino — cerca de 18% são mulheres empreendedoras; e para Toronto, cujos empreendedores querem mudar o mundo mais do que apenas gerar um bom produto, segundo a pesquisa.

8. Outros polos

Além dos polos mencionados, outras cidades promissoras são: Londres, como principal polo europeu seguido por Paris e Berlim; o polo australiano Sidney, rankeado algumas posições acima de Melbourne; os grandes asiáticos Moscou, focado em internet, e Singapura, deixando países como Índia, Indonésia e China para trás em questão de startups; e Santiago, um dos únicos representantes latino-americanos (junto com São Paulo), e que apresenta a faixa etária mais jovem de empreendedores do ranking.

Gostou de conhecer alguns dos polos de empreendedorismo mais famosos do mundo? Compartilhe o post em suas redes sociais!

Autor(a)

Compartilhe