3 motivos para contratar um funcionário estrangeiro através de uma instituição especializada em intercâmbio

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ter um funcionário estrangeiro em seu time de trabalho é uma decisão estratégica e que acarreta diversas vantagens. Mas, como é possível recrutar e trazer esse colaborador para a organização? É justamente aqui que a instituição especializada em intercâmbio entra como uma facilitadora de processos para todas as partes envolvidas.

Se interessou pelo assunto e quer saber qual é a melhor forma de contratar um funcionário estrangeiro? Continue a leitura do artigo:

Por que ter um colaborador estrangeiro na empresa?

São muitas as vantagens em contratar um colaborador estrangeiro. A começar pela diversidade enriquecedora que esse funcionário traz para o ambiente de trabalho, contribuindo com uma nova cultura, novas visões, ideias, idiomas, entre outros fatores. Dessa forma, a empresa se tornará um local próprio para a troca de aprendizados, experiências e conhecimentos.

Há também outro ponto muito importante, relacionado à entrada da sua empresa em novos mercados. A internacionalização da marca é um processo que se torna mais fluido quando a organização conta com um funcionário estrangeiro, que colabora com seus conhecimentos sobre a cultura, hábitos de consumo, legislação e outros dados pertinentes sobre o país em questão.

Aqui, é importante ressaltar que esse funcionário pode muito bem ser um estagiário intercambista — e sua contratação pode se tornar descomplicada quando se busca pelo auxílio de uma instituição especializada.

Por que buscar uma instituição especializada em intercâmbio?

1. Facilidade de processos

O processo de contratação de funcionários estrangeiros pode ser um tanto quanto burocrático no Brasil — o que também é comum em outros países, por exemplo. Trata-se de um momento no qual estão envolvidos diversos documentos e contratos importantes, e estar preparado para lidar com tudo isso é fundamental.

A instituição especializada em intercâmbio atua como uma facilitadora, encarregada de participar e amparar ambas as partes quanto aos processos e trâmites migratórios/contratuais. Ela é responsável também pela recepção desse funcionário estrangeiro e pela sua preparação para a experiência na organização escolhida.

2. Garantia de uma experiência satisfatória

A instituição especializada em intercâmbio está devidamente preparada para lidar com todos os contratempos e problemas possíveis que possam ocorrer durante o processo, garantindo o sucesso final da contratação para ambas as partes.

Todavia, antes de buscar pelos serviços dessa instituição, é necessário verificar se essa é uma organização séria e de boa penetração no mercado. Você pode buscar essa comprovação por meio de uma pesquisa na internet e por depoimentos de pessoas que já a contrataram.

3. Recrutamento alinhado

Como vimos até então, contar com um funcionário estrangeiro é uma estratégia vantajosa. Contudo, isso não significa contratar qualquer candidato, baseando-se apenas no fato de que ele é de outro país, concorda?

Para que a contratação de fato valha a pena, é preciso trazer para a organização aqueles profissionais alinhados às propostas do negócio — e é aqui que, mais uma vez, a instituição especializada em intercâmbio tem um papel essencial, direcionando os colaboradores ideais para cada vaga e tornando o processo de recrutamento internacional mais acertado.

Como foi possível perceber, contar com o auxílio de uma organização especializada em intercâmbio, como a AIESEC, é essencial para garantir que todos os processos inclusos na contratação do colaborador estrangeiro saiam conforme o esperado — assegurando que a organização e o trabalhador sejam amparados.

Quer saber como a AIESEC pode trazer o mundo para dentro da sua empresa? Acesse nosso próximo conteúdo e comece a potencializar os resultados do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *