3 motivos para contratar um funcionário estrangeiro através de uma instituição especializada em intercâmbio

Ter um funcionário estrangeiro em seu time de trabalho é uma decisão estratégica e que acarreta diversas vantagens. Mas, como é possível recrutar e trazer esse colaborador para a organização? É justamente aqui que a instituição especializada em intercâmbio entra como uma facilitadora de processos para todas as partes envolvidas.

Se interessou pelo assunto e quer saber qual é a melhor forma de contratar um funcionário estrangeiro? Continue a leitura do artigo:

Por que ter um colaborador estrangeiro na empresa?

São muitas as vantagens em contratar um colaborador estrangeiro. A começar pela diversidade enriquecedora que esse funcionário traz para o ambiente de trabalho, contribuindo com uma nova cultura, novas visões, ideias, idiomas, entre outros fatores. Dessa forma, a empresa se tornará um local próprio para a troca de aprendizados, experiências e conhecimentos.

Há também outro ponto muito importante, relacionado à entrada da sua empresa em novos mercados. A internacionalização da marca é um processo que se torna mais fluido quando a organização conta com um funcionário estrangeiro, que colabora com seus conhecimentos sobre a cultura, hábitos de consumo, legislação e outros dados pertinentes sobre o país em questão.

Aqui, é importante ressaltar que esse funcionário pode muito bem ser um estagiário intercambista — e sua contratação pode se tornar descomplicada quando se busca pelo auxílio de uma instituição especializada.

Por que buscar uma instituição especializada em intercâmbio?

1. Facilidade de processos

O processo de contratação de funcionários estrangeiros pode ser um tanto quanto burocrático no Brasil — o que também é comum em outros países, por exemplo. Trata-se de um momento no qual estão envolvidos diversos documentos e contratos importantes, e estar preparado para lidar com tudo isso é fundamental.

A instituição especializada em intercâmbio atua como uma facilitadora, encarregada de participar e amparar ambas as partes quanto aos processos e trâmites migratórios/contratuais. Ela é responsável também pela recepção desse funcionário estrangeiro e pela sua preparação para a experiência na organização escolhida.

2. Garantia de uma experiência satisfatória

A instituição especializada em intercâmbio está devidamente preparada para lidar com todos os contratempos e problemas possíveis que possam ocorrer durante o processo, garantindo o sucesso final da contratação para ambas as partes.

Todavia, antes de buscar pelos serviços dessa instituição, é necessário verificar se essa é uma organização séria e de boa penetração no mercado. Você pode buscar essa comprovação por meio de uma pesquisa na internet e por depoimentos de pessoas que já a contrataram.

3. Recrutamento alinhado

Como vimos até então, contar com um funcionário estrangeiro é uma estratégia vantajosa. Contudo, isso não significa contratar qualquer candidato, baseando-se apenas no fato de que ele é de outro país, concorda?

Para que a contratação de fato valha a pena, é preciso trazer para a organização aqueles profissionais alinhados às propostas do negócio — e é aqui que, mais uma vez, a instituição especializada em intercâmbio tem um papel essencial, direcionando os colaboradores ideais para cada vaga e tornando o processo de recrutamento internacional mais acertado.

Como foi possível perceber, contar com o auxílio de uma organização especializada em intercâmbio, como a AIESEC, é essencial para garantir que todos os processos inclusos na contratação do colaborador estrangeiro saiam conforme o esperado — assegurando que a organização e o trabalhador sejam amparados.

Quer saber como a AIESEC pode trazer o mundo para dentro da sua empresa? Acesse nosso próximo conteúdo e comece a potencializar os resultados do seu negócio!

Autor(a)

Compartilhe