4 dicas para uma inscrição de sucesso nos intercâmbios da AIESEC

Realizar a inscrição para um intercâmbio é uma das tarefas mais desafiadoras desse processo. Juntar documentos, calcular gastos iniciais e escolher o destino ideal pode ser um sinônimo do pontapé inicial para uma jornada incrível e, por isso, essas etapas devem ser tratadas com seriedade e muito cuidado. Para te ajudar a completar essa tarefa com sucesso e sem estresse, nossa equipe preparou uma série de dicas importantes. Se você deseja entender os melhores caminhos para se inscrever em um intercâmbio da AIESEC com facilidade, basta colocar em prática as sugestões a seguir!

Inscrição
Inscritos nos programas da AIESEC

DICA #1 – Entenda suas motivações

A partir do momento em que você tem clareza em relação aos motivos pelos quais deseja realizar um intercâmbio, tomar a decisão de se inscrever se transforma em uma das etapas mais simples desse processo. Para programas profissionais ou voluntários, entender as intenções por trás dessa vontade de viajar é a primeira fase pela qual um intercambista deve passar durante sua trajetória de inscrição. Desenvolvendo esse pensamento, o contato com consultores e com qualquer agência de intercâmbio pode se tornar mais ágil e prático, assim como a escolha do destino final da sua aventura.

DICA #2 – Pesquise o melhor destino para o seu perfil

Selecionar o país ideal para viver uma experiência no exterior não é fácil. Embora, por diversos motivos, algumas opções atraiam mais pessoas do que outras, é importante sempre avaliar quais são os benefícios que aquele destino tem a oferecer para a sua formação pessoal e profissional. No caso da AIESEC, podemos usar como exemplo o Egito, que não é uma escolha convencional entre os intercambistas e, no entanto, possui propostas incríveis para profissionais da educação e da tecnologia. Esse tipo de perspectiva é fundamental no processo de escolha da experiência vivida e, por isso, deve ser trabalhada sempre que possível.

Pesquisar sobre a cultura e sobre as oportunidades oferecidas por determinado país pode evitar decepções antes e durante o intercâmbio. A fim de evitar decepções ou a perda de propostas incríveis, o ideal é analisar os aspectos gerais de cada local logo no começo do processo de inscrição. Dessa forma, a possibilidade de um consultor encontrar uma vaga que seja perfeita para o seu perfil torna-se muito maior!

Inscrição
Pessoa realizando inscrição

DICA #3 – Entre em contato com um consultor

Após realizar as devidas análises e compreender as razões pelas quais você deseja viver uma nova experiência internacional, é hora de falar com um consultor! Essas serão as pessoas responsáveis por encontrar a oportunidade ideal para que você possa cumprir todas as suas metas e desejos. Além disso, os vendedores também são encarregados de tirar todas as suas dúvidas em relação ao processo de inscrição pelo qual você deve passar para embarcar no seu intercâmbio. 

Apresentar a essa equipe toda a pesquisa realizada anteriormente é interessante porque, em momentos como esse, quando existem vagas limitadas para determinado programa, o tempo é valioso. Estabelecer uma comunicação ágil e efetiva com essa equipe pode ser o fator responsável pela garantia da sua vaga! Mas não se esqueça: essa é a etapa na qual você deve tirar todas as suas dúvidas em relação a qualquer parte desse processo.

DICA #4 – Faça sua inscrição!

Agora que você já conhece todos os prós e contras do programa de intercâmbio escolhido e entende os motivos pelos quais deve realizá-lo, chegou o momento de realizar sua inscrição! Seguindo com o apoio de consultores e profissionais da área, atente-se a todos os requisitos para que a fase final dessa jornada seja completa com sucesso. Na AIESEC, as pessoas que se aplicam para nossas vagas recebem atualizações dos nossos voluntários a todo momento, o que torna o processo mais tranquilo e animador para os envolvidos. Aguarde pelo resultado com calma e muita esperança!

Depois de passar por todas as etapas desse processo, é ideal que você se aplique para a vaga desejada. Atendendo todos os critérios necessários para realizar um intercâmbio com a nossa organização, basta se inscrever em uma das nossas vagas com o auxílio do voluntário que tiver contato com você e aguardar a aprovação pelo escritório do país destino para se preparar para a viagem. 

Inscrição
Intercambistas da AIESEC

O critério mais importante para o bom funcionamento de um processo de inscrição de uma experiência internacional é, de fato, a perseverança e vontade de fazer mais pelo mundo à  sua volta. Se você é uma dessas pessoas, os intercâmbios da AIESEC são perfeitos para o seu perfil! Para conhecê-los, basta clicar aqui.

Escrito por Julia Santos

Autor(a)

Compartilhe