4 formas de reconhecer e premiar os melhores funcionários

Todo funcionário quer ter os seus esforços reconhecidos, e se isso significar uma bonificação, melhor ainda. Para reconhecer funcionários é preciso adotar um sistema que seja justo e adequado ao negócio, principalmente para que a própria equipe sinta que está sendo beneficiada.

Em primeiro lugar, defina quais são as expectativas, isto é, o que se espera de cada funcionário. O que eles poderiam fazer que geraria benefícios para a empresa e que valeria a premiação? Em segundo lugar, verifique de que forma a sua empresa poderia reconhecer o bom trabalho desses funcionários: um valor em dinheiro, uma viagem ou mesmo a concessão de um curso já poderiam ser tipos de premiações. Por fim, crie uma tabela e apresente-a aos funcionários.

A seguir, detalhamos melhor as formas de reconhecer e premiar os funcionários que se destacam na sua equipe. Confira!

1. Oferecendo prêmios em dinheiro

A partir da tabela de premiação você pode oferecer prêmios em dinheiro dentro de uma hierarquia de valores. Uma ideia inovadora, uma tarefa muito bem executada ou um prazo batido bem antes do esperado: de acordo com o seu modelo de negócio, identifique o que merece ser premiado e o valor.

Há também a possibilidade de ofertar, como prêmio máximo, uma viagem ou mesmo algum bem de consumo, como um carro ou um eletrodoméstico. Isso também vai depender do perfil da sua equipe.

2. Estabelecendo horários flexíveis

A equipe está se saindo bem e depende cada vez menos de supervisão. Isso é um bom sinal. Que tal valorizar a autonomia que eles demonstram ter?

Se o seu negócio permitir que o funcionário consiga realizar suas atividades sem prejuízo no esquema home office ou mesmo que ele construa sua própria agenda, invista nisso. Mostre à sua equipe que essa flexibilidade foi uma conquista, que se trata de um reconhecimento por um trabalho benfeito e que você tem confiança no seu estilo de liderança.

3. Disponibilizando cursos de atualização para a equipe

Há uma cobrança constante por atualização, e isso é essencial para que sua equipe e sua empresa estejam sempre atentas às demandas do mercados e às exigências que se modificam constantemente.

Sua equipe tem se destacado em determinada área mas você acredita que vale a pena melhorar? Então, em vez de esperar que ela busque a qualificação, dê de presente um curso que seja essencial para o trabalho dos funcionários e que eles também percebam como fundamental. Pode ser desde um curso de idioma até uma atualização em gestão.

Não tenha dúvidas de que será um ótimo investimento para a empresa e que o retorno e a satisfação dos funcionários serão garantidos.

4. Dividindo com eles o sucesso na superação de metas

É evidente que reconhecimento e premiação de bons funcionários remete ao dinheiro, mas não é saudável acostumar os funcionários a esperarem sempre esse bônus. O mais importante é que eles se sintam parte de um time e que trabalhem para o sucesso de toda a empresa.

Portanto, não guarde as boas notícias apenas para a gerência. Divida com os funcionários a superação das metas e as ações bem sucedidas que ocorreram dentro de um período de tempo, sobretudo porque a conquista também é deles. Isso os tornará cada vez mais dispostos a vestir a camisa da empresa e a trabalhar para o sucesso dela.

Como você pode ver, reconhecer funcionários é essencial para ter uma equipe motivada e engajada com a conquista dos objetivos da empresa. Isso é essencial para construir um time forte e qualificado, e para evitar rotatividade do quadro de funcionários.

Gostou das dicas? Compartilhe as ideias nas redes sociais e mostre que você está sempre buscando conhecimento sobre gestão de pessoas!

Autor(a)

Compartilhe