Metodologia Scrum: organize e agilize seus processos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Em meio a um mercado que demanda cada vez mais rapidez e soluções práticas, é comum que os líderes e gestores de empreendimentos passem a buscar por metodologias que agilizem seus processos e o de suas equipes, alcançando sempre bons resultados em projetos dentro dos custos e do tempo predeterminado. Nesse contexto, você já ouviu falar na metodologia scrum?

É pensando nisso que, no artigo de hoje, você aprenderá sobre essa metodologia que vai lhe ajudar a poupar tempo e gerir projetos de forma eficiente e organizada. Acompanhe!

O que é e como funciona a metodologia scrum?

Trata-se de uma metodologia ágil e eficaz para o gerenciamento de projetos, geralmente adotada pela indústria de desenvolvimento de softwares. Pode se afirmar que o principal objetivo do scrum é potencializar processos e controlar a evolução do produto de maneira eficaz, mantendo o devido foco nos prazos e na qualidade.

Ela é composta por ciclos mensais de atividades programadas para cumprir com os objetivos do projeto, com planejamento de tarefas e reuniões frequentes para que o time possa discutir as atividades desenvolvidas, trocar experiências, disseminar conhecimento, sempre pensando em formas de melhorar o processo com agilidade. Aqui, esses ciclos são chamados de sprints e as reuniões de daily scrum.

Já o conjunto de objetivos do projeto é mantido em uma lista chamada product backlog. No caso dos projetos de desenvolvimento de software — para quais o scrum foi inicialmente elaborado — trata-se do nome dado ao pacote de funcionalidades a serem implementadas.

Ao fim de cada ciclo, acontece a sprint review meeting, reunião na qual a equipe apresenta todos os resultados do trabalho. A ideia é que, somente depois dessa etapa, a equipe parte para o próximo ciclo de atividades.

Dessa forma, com a devida estruturação das demandas e etapas do projeto, é possível melhorar o rendimento de todos e entregar resultados satisfatórios, sempre de forma organizada e escalável.

Quais as suas principais características?

As 6 principais características da metodologia scrum são:

  1. os clientes se tornam praticamente parte da equipe de desenvolvimento, uma vez que devem entender o produto e estar a par do que acontece até o momento da entrega;
  2. no scrum, o trabalho é dividido em iterações, o que estimula o feedback constante por todas as partes da equipe conforme as entregas são realizadas;
  3. as entregas são frequentes e intermediárias. Isso, todavia, não significa entregar pela metade, mas sim que cada produto gerado deve estar 100% pronto e agregar valor;
  4. as evoluções do projeto e da equipe são discutidas diariamente. Além de produtivas, as reuniões diárias devem começar sempre no mesmo horário e com duração inferior a 15 minutos;
  5. no scrum, tudo deve ser feito de forma clara e de fácil entendimento. Os problemas não devem ser ignorados e ninguém é penalizado por reconhecer ou descrever qualquer falha que possa ter passado batida em um primeiro momento;
  6. trabalhar horas extras, no scrum, não necessariamente significa produzir mais. Locais e horas de trabalho devem ser preestabelecidos.

Como você pode perceber, a metodologia scrum é uma excelente aliada para quem deseja superar os desafios relacionados ao gerenciamento de projetos. Adotando esse conjunto de práticas, tenha certeza de que você estará otimizando processos e mantendo a sua empresa cada vez mais competitiva no mercado.

Gostou do conteúdo de hoje? Já implantou alguma metodologia para agilizar os projetos da sua organização? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários!