Metodologia Scrum: organize e agilize seus processos

Em meio a um mercado que demanda cada vez mais rapidez e soluções práticas, é comum que os líderes e gestores de empreendimentos passem a buscar por metodologias que agilizem seus processos e o de suas equipes, alcançando sempre bons resultados em projetos dentro dos custos e do tempo predeterminado. Nesse contexto, você já ouviu falar na metodologia scrum?

É pensando nisso que, no artigo de hoje, você aprenderá sobre essa metodologia que vai lhe ajudar a poupar tempo e gerir projetos de forma eficiente e organizada. Acompanhe!

O que é e como funciona a metodologia scrum?

Trata-se de uma metodologia ágil e eficaz para o gerenciamento de projetos, geralmente adotada pela indústria de desenvolvimento de softwares. Pode se afirmar que o principal objetivo do scrum é potencializar processos e controlar a evolução do produto de maneira eficaz, mantendo o devido foco nos prazos e na qualidade.

Ela é composta por ciclos mensais de atividades programadas para cumprir com os objetivos do projeto, com planejamento de tarefas e reuniões frequentes para que o time possa discutir as atividades desenvolvidas, trocar experiências, disseminar conhecimento, sempre pensando em formas de melhorar o processo com agilidade. Aqui, esses ciclos são chamados de sprints e as reuniões de daily scrum.

Já o conjunto de objetivos do projeto é mantido em uma lista chamada product backlog. No caso dos projetos de desenvolvimento de software — para quais o scrum foi inicialmente elaborado — trata-se do nome dado ao pacote de funcionalidades a serem implementadas.

Ao fim de cada ciclo, acontece a sprint review meeting, reunião na qual a equipe apresenta todos os resultados do trabalho. A ideia é que, somente depois dessa etapa, a equipe parte para o próximo ciclo de atividades.

Dessa forma, com a devida estruturação das demandas e etapas do projeto, é possível melhorar o rendimento de todos e entregar resultados satisfatórios, sempre de forma organizada e escalável.

Quais as suas principais características?

As 6 principais características da metodologia scrum são:

  1. os clientes se tornam praticamente parte da equipe de desenvolvimento, uma vez que devem entender o produto e estar a par do que acontece até o momento da entrega;
  2. no scrum, o trabalho é dividido em iterações, o que estimula o feedback constante por todas as partes da equipe conforme as entregas são realizadas;
  3. as entregas são frequentes e intermediárias. Isso, todavia, não significa entregar pela metade, mas sim que cada produto gerado deve estar 100% pronto e agregar valor;
  4. as evoluções do projeto e da equipe são discutidas diariamente. Além de produtivas, as reuniões diárias devem começar sempre no mesmo horário e com duração inferior a 15 minutos;
  5. no scrum, tudo deve ser feito de forma clara e de fácil entendimento. Os problemas não devem ser ignorados e ninguém é penalizado por reconhecer ou descrever qualquer falha que possa ter passado batida em um primeiro momento;
  6. trabalhar horas extras, no scrum, não necessariamente significa produzir mais. Locais e horas de trabalho devem ser preestabelecidos.

Como você pode perceber, a metodologia scrum é uma excelente aliada para quem deseja superar os desafios relacionados ao gerenciamento de projetos. Adotando esse conjunto de práticas, tenha certeza de que você estará otimizando processos e mantendo a sua empresa cada vez mais competitiva no mercado.

Gostou do conteúdo de hoje? Já implantou alguma metodologia para agilizar os projetos da sua organização? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários!

Autor(a)

Compartilhe