Produtividade no trabalho: 4 dicas para aplicar à sua equipe

Redes sociais, celular e conversas paralelas são algumas distrações que o profissional pode ter no ambiente corporativo e que pode afetar sua produtividade no trabalho. Mas existem algumas táticas fáceis, baratas e simples de serem aplicadas que podem reverter essa situação, ajudando a manter o foco nas atividades e atender prazos definidos.

Se você busca adaptações para fazer no fluxo de trabalho de sua equipe, sem perder a qualidade da entrega, continue acompanhando o artigo.

1. Conte com a ajuda de softwares

Existem diversos softwares de gerenciamento de projetos e tarefas, como o Trello e o Asana, que podem facilitar o dia a dia do profissional. Usando este tipo de ferramenta, todos os integrantes da equipe conseguem controlar entregas, datas de finalização e ainda usar esse espaço para centralizar arquivos.

Com todas as informações reunidas em um só local, os funcionários podem sempre recorrer ao software para buscar dados, ter uma visão geral da área ou conversar com seus colegas sobre pendências que estão afetando suas demandas.

Assim, fica mais difícil de perder o foco do que está fazendo, além de aumentar a agilidade da equipe.

2. Estabeleça pausas

Pode parecer contraditório oferecer pausas quando o foco é aumentar a produtividade, porém, estudos mostram que estabelecer descansos definidos podem ajudar a manter a concentração por mais tempo.

Isso acontece porque nos intervalos curtos – de 5 a 10 minutos – o funcionário realizará outras atividades, como responder mensagens e tomar café, apenas no momento estipulado e não no meio do fluxo de trabalho.

Existe um método nessa linha, muito usado por líderes, chamado Pomodoro. Nele, o tempo do colaborador é dividido em 25 minutos de foco total no trabalho, no qual nenhum tipo de distração deve ocorrer, e também em pequenas pausas de 5 minutos.

Depois de pelo menos quatro momentos de trabalho, ou seja, uma hora, a pessoa pode fazer uma pausa maior, de 20 a 30 minutos.

3. Torne a música uma aliada

Ouvir música ajuda na concentração enquanto estamos fazendo alguma atividade e isso também vale para o trabalho. O funcionário que coloca sua playlist preferida para tocar pode apresentar melhores resultados, ter mais ideias e produzir mais.

Além disso, o colaborador que utiliza fones de ouvido e se isola do barulho do ambiente, é menos influenciado pelos acontecimentos corriqueiros a sua volta e consegue focar mais em suas demandas.

4. Encoraje uma rotina saudável

Pessoas que praticam atividades físicas, têm boas noites de sono e se alimentam de forma balanceada tendem a ter mais disposição para trabalhar. O exercício, além de garantir ânimo durante o expediente, faz bem ao corpo e aumenta o poder de concentração.

Já a alimentação e o sono bem regulado atuam diretamente na disposição e dão a energia necessária para que o funcionário realize suas tarefas diárias.

Equilibrar produtividade no trabalho, garantir a qualidade das entregas e atender os prazos definidos é um desafio para a maioria dos gestores de time, mas colocar essas dicas em prática pode fazer toda diferença.

Você tem outras dicas para aplicar no ambiente de trabalho e melhorar a produção da equipe? Compartilhe suas experiências na caixa de comentários.

Autor(a)

Compartilhe