Confira 5 dicas de planejamento financeiro para o intercâmbio

Muitas pessoas têm o sonho de fazer um intercâmbio, seja para aprimorar os estudos, conhecer novos lugares e novas pessoas ou para aprender um idioma. Os motivos são vários que levam alguém ao exterior e isso vem crescendo. Dados divulgados por uma pesquisa feita pela Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio) mostra um aumento de 20,5% de pessoas que deixaram o país para fazer um intercâmbio, quando comparado aos dados de 2017.

No entanto, o sonho de morar fora pode se tornar um problema pela questão financeira. E a AIESEC é uma boa opção para quem quer um intercâmbio mais em conta. A organização oferece 3 programas: Professor Global, Talento Global e o Voluntário Global. Este último pode ser realizado por qualquer jovem entre 18 e 30 anos e ainda conta com a realização de um projeto em uma ONG que auxilia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  

Mas, até mesmo uma opção mais viável de viagem necessita de planejamento financeiro. Para isso, organizamos uma lista com dicas dadas pelo Gabriel Pagani, da XP investimentos que vão te ajudar a economizar e fazer uma boa gestão do seu dinheiro. Confira!

1. Guardar um pouco por mês!

Planejamento financeiro para o intercâmbio
Guardar dinheiro mensalmente é também uma forma de reeducação financeira/ Imagem: Reprodução Pexels

O primeiro passo orientado pelo Gabriel é somar todo o valor da sua viagem de intercâmbio (custo fixo + seguro viagem + passagem) e dividi-la pela quantidade de meses que falta para você embarcar. Dessa forma, você consegue guardar uma quantia por mês e, quando chegar a hora, você já tem toda a grana da viagem!

2. Planeje os gastos com antecedência 

Planejamento financeiro para o intercâmbio
O planejamento antecipado é uma estratégia de boa gestão financeira/ Imagem: Reprodução Pexels

Para você não ter nenhuma surpresa com os gastos durante o intercâmbio, pegue algum mês antes e anote TUDO que você gasta, incluindo custo de vida (50%), estilo de vida (30%) e investimentos (20%). Tente manter essas porcentagens para cada item e se você estiver gastando mais do que deveria, faça cortes em coisas mais desnecessárias.

3. Renda extra para o intercâmbio

Planejamento financeiro para o intercâmbio
Todo tipo de serviço extra pode ajudar com os gastos da viagem/ Imagem: Reprodução Pexels

Se possível, é interessante começar a fazer coisas para ganhar um dinheiro extra até o dia da viagem, como bolos, pão de mel, algum outro serviço, ou qualquer coisinha que posso te dar uma graninha. Essa é uma forma de complementar suas economias e, quem sabe, descobrir uma vocação para empreender, ein?!

4. Onde guardar o dinheiro? 

Planejamento financeiro para o intercâmbio
Caso não tenha conhecimento sobre investimentos, procure um profissional especializado/ Imagem: Reprodução Pexels

Quando você está se programando para uma viagem em curto prazo (de até 1 ano), Gabriel recomenda investimentos conservadores, como CDB, LCI, LCA, Conta corrente remunerada de banco digital, entre outros. “Procure algo que renda mais que a poupança, mas que não tenha riscos”, pontua. 

5. Quando comprar a moeda local?

Planejamento financeiro para o intercâmbio
Pesquise sempre o valor da moeda do local para onde irá viajar/ Imagem: Reprodução Pexels

É impossível presumir quanto estará o valor da moeda local na data em que você estiver embarcando, portanto, Gabriel recomenda que seja comprado todos os meses um pouco de moeda local ou dólar. Com isso, você pode se prevenir caso aconteça algum aumento no valor durante os meses. 

Além dessas dicas, a AIESEC também possui parcerias com empresas que ajudam a baratear os intercâmbios promovidos pela organização, como a Next Seguros, responsável pelo seguro viagem do intercambista e, por conta da parceria, oferece um bom desconto ao viajante.

Outro parceiro é a Vay Passagens, uma startup especializada em emissão de passagens promocionais. Eles oferecem cotações de valores em até 85% vezes melhor que a do mercado. Portanto, os intercambistas da AIESEC recebem praticidade, agilidade e o melhor valor na hora de encontrar a passagem. 

Já a Confidence casa de câmbio fornece descontos para a taxa de câmbio do dia, barateando a conversão das moedas para o intercambista da AIESEC.  

E ai, tá esperando o que para realizar seu sonho? 

Acesse o site da AIESEC e inscreva-se!

Texto escrito por: Caroline Roxo

Autor(a)

Compartilhe