Motivos pelos quais o Voluntário Global é ideal para você

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são fundamentais para o funcionamento do mundo como o conhecemos hoje. Na AIESEC, nossos intercâmbios voltados ao cumprimento desses objetivos possibilitam com que pessoas explorem desde a área de marketing até a preservação de reservas ambientais. O Voluntário Global abrange interesses múltiplos e é capaz de impactar centenas de vidas devido a essa característica. Além de todos os seus benefícios socioculturais, o voluntariado possui uma enorme influência sobre a carreira profissional de pessoas que o realizam, tornando-se, portanto, uma experiência completa.

A relação do Voluntário Global com a ONU

No ano de 2012, durante a Conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro (Rio+20), representantes de diversos países se reuniram em prol da revisão dos compromissos com a sustentabilidade mundial estabelecidos na década anterior. A partir dessa reunião, foram criados os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), para os quais a AIESEC contribui por meio de seus intercâmbios voluntários. A meta global é fazer com que a Agenda 2030, ou seja, os dezessete comprometimentos ali firmados, sejam alcançados até o final da década que vivemos hoje, a fim de que o planeta siga preservando seus recursos naturais e que seus habitantes possam contar com uma qualidade de vida igualmente digna.

Para que jovens tenham a oportunidade de contribuir com a preservação do mundo em que vivem, os representantes de ONGs criadas em prol de propósitos variados passaram a adotar os objetivos em questão como parâmetro em suas ações. O combate à fome, à pobreza, ao desmatamento e à desigualdade são apenas alguns dos temas que, hoje, motivam milhares de voluntários a realizarem trabalhos de forma não remunerada e filantrópica. Essas atividades podem ser realizadas em ambientes locais ou em meio a culturas diferentes, já que ambas as maneiras de execução são possibilitadas e encorajadas por várias organizações.

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Possibilidades oferecidas por um intercâmbio voluntário

Além da oportunidade de contribuir com algum dos ODS e impactar a vida de dezenas de cidadãos de outros países de maneira positiva, são muitas as possibilidades que um voluntariado no exterior tem a oferecer. O contato com novas culturas e a imersão em uma realidade completamente nova, algumas outras vantagens são:

  • Aprendizado de novos idiomas;
  • Habilidades para lidar com situações inusitadas;
  • Contato com intercambistas de todas as partes do mundo;
  • Desenvolvimento de empatia, resiliência e adaptabilidade;

E muito mais.

Na AIESEC, nossos voluntários disponibilizam uma variedade extensa de projetos, capazes de agradar todos os gostos e fazer com que comunidades inteiras sejam impactadas pelas ações de jovens. Aqui, a gente fala que fazer intercâmbio é bom, mas fazer um intercâmbio e desenvolver a si mesmo e a todo um grupo de pessoas é melhor ainda. O impacto causado por quem está disposto a mudar o mundo é duradouro, e é por isso que essa iniciativa é tão importante para nós.

Voluntário Global
Voluntários da AIESEC atuando em escola estrangeira

O voluntariado no seu currículo

O propósito principal de um intercâmbio voluntário geralmente costuma ser as ações filantrópicas realizadas ao longo da viagem, uma vez que as pessoas que ingressam nessa jornada não recebem nenhum tipo de pagamento pelos seus serviços. Por essa ser uma experiência não remunerada, muita gente costuma desvalorizá-la e não encontrar sentido em realizar esse tipo de trabalho. Esse é um erro enorme, e a desinformação em torno dele deve ser combatida.

De acordo com o site Vagas, “Deixar uma marca positiva para a maior quantidade possível de pessoas é uma boa estratégia de crescimento profissional. Para isso, a dica é tratar o voluntariado com profissionalismo. Sempre”. Além dessa informação, é comprovado por especialistas em recursos humanos que, para candidatos no começo de carreira, mostrar interesse em atividades voluntárias aumenta significativamente as chances de contratação. Quando o assunto é a procura de um estágio ou de cargos semelhantes, um voluntariado pode ser a sua porta de entrada para o mercado de trabalho!

Ficou com vontade de realizar o nosso Voluntário Global após a leitura desse texto? Para saber mais sobre o programa, basta clicar aqui e aguardar para que a nossa equipe entre em contato com você.

2 comentários em “Motivos pelos quais o Voluntário Global é ideal para você”

  1. Hoje eu tenho 19 anos,realizo trabalhos voluntários para uma instituição da minha cidade o CARIM. Gostaria mais de saber sobre essa instituição e sem dúvida gostaria de fazer parte

    1. Olá! Os processos seletivos regulares da AIESEC acontecem duas vezes por ano, normalmente durante os meses de julho e janeiro. Para fazer parte da nossa organização, basta ficar de olho nas nossas redes nesses períodos e se candidatar por meio dos links que disponibilizamos para os interessados! Enquanto você aguarda por esse momento, que tal dar uma olhada nas oportunidades de voluntariados internacionais que nossas equipes oferecem? Caso você tenha interesse em entrar em contato com um dos nossos consultores e saber mais sobre esse programa, basta acessar o link a seguir e preencher o formulário com os seus dados: https://aiesec.org.br/voluntario-global/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *