5 ferramentas de planejamento estratégico para sua empresa decolar

Todos os anos, as empresas precisam definir um planejamento estratégico que seja bem estruturado para o próximo período. É ele que vai definir todos os caminhos que o empreendimento vai seguir para atingir os objetivos e metas a médio e longo prazo. A organização que conta com ferramentas de planejamento estratégico, sem dúvidas, vai otimizar os recursos disponíveis e ser extremamente assertiva nas tomadas de decisão.

As ferramentas e os métodos mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: focar a atenção e a energia para que a ação leve para direção desejada. Essa é justamente a função do planejamento estratégico.

Alcançar as metas é apenas o final do processo. Antes de tudo, é preciso decidir como você vai medi-las, traçar caminhos para fazer com que as ideias virem resultados e alocar recursos. Pensando nisso, separamos algumas ferramentas essenciais para colocar o seu planejamento em prática! Confira e boa leitura!

1. Análise 360 graus

Você está com ótimas ideias, mas não sabe como transformá-las em negócio lucrativos? Pois então, a ferramenta de Análise 360 graus pode ser de grande ajuda para verificar se a ideia é viável ou não.

Além disso, ela ajuda a refletir se o tamanho do mercado é adequado, se a vantagem oferecida é clara para o cliente e se ela tem o potencial de rentabilidade e de lucratividade.

2. Análise SWOT

A análise SWOT é também conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Uma  ferramenta que garante a realização de um diagnóstico do seu empreendimento.

As Forças e as Fraquezas estão ligadas ao ambiente interno do negócio e englobam o desenvolvimento dos processos e suas vantagens e desvantagens sobre seus concorrentes.

Já as Oportunidades e as Ameaças são fatores externos. Neles estão incluídos as reduções de erros, a confiança dos dados e todos os aspectos negativos e positivos em relação aos benefícios competitivos.

3. Missão, visão e valores

O trio missão, visão e valores é uma ferramenta poderosa para que os empreendedores possam atrair colaboradores engajados, planejar negócios diferenciados e se orgulhar do seu trabalho.

É extremamente útil, uma vez que o empreendedor tem a chance de refletir sobre o papel do seu empreendimento na sociedade e sobre o futuro do seu negócio.

4. As 5 forças de Porter

Podemos dizer que as 5 forças de Porter é uma das principais ferramentas de planejamento estratégico que tem como objetivo avaliar a concorrência empresarial. Para tanto, ela faz a análise de cinco fatores (forças competitivas) a fim de avaliar os concorrentes e coletar informações importantes para a criação de estratégias eficientes.

Confira os fatores:

  • rivalidade: é definido, nessa etapa, o grau de competição do mercado;
  • poder de negociação dos fornecedores:  aqui se determina a posição no mercado conforme a relação com os fornecedores;
  • poder de negociação dos clientes: aqui se faz uma análise com foco nos clientes;
  • ameaça de produtos substitutos: como é difícil novos concorrentes começarem as operações no seu segmento de mercado, é possível medir o nível de ameaça de novos produtos substitutos;
  • ameaça da entrada de novos concorrentes: é fundamental desenvolver o hábito de criar barreiras de entrada de novos players no mercado.

5. Matriz BCG

Você sabe quais dos seus serviços ou produto são os mais rentáveis? É para isso que a Matriz BCG serve, ou seja, para que o empreendedor possa fazer uma análise constante a fim de aprimorar a sua oferta de produtos ou de serviços, avaliando aqueles que geram mais caixa e que, portanto, exigem menos esforço para uma manutenção.

É uma ferramenta muito útil. Afinal, trata-se de um método muito produtivo para analisar o ciclo de vida de um produto, montar planos estratégicos, desempenhar a gestão de marcar ou até mesmo para montar uma estratégia de vendas.

Programar as ações que vão ser colocadas em prática, definir as metas e a melhor maneira de conquistá-las são trabalhos que englobam o planejamento estratégico. Então, para que todos os objetivos sejam atingidos, não deixe de fazer uso dessas ferramentas de planejamento estratégico que destacamos aqui.

Quer continuar aprendendo mais sobre esse tipo de planejamento? Então aproveite a sua visita em nosso blog e leia também o texto “O que é e quais as vantagens do planejamento estratégico empresarial?”.

 

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