Habilidades interpessoais: por que atentar a esse fator na hora da contratação?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Experiência profissional, formação, domínio de línguas estrangeiras e conhecimento técnico são fatores relevantes para considerar durante o processo de recrutamento e seleção. No entanto, para encontrar o colaborador ideal para sua empresa, é essencial analisar também as habilidades interpessoais.

Afinal, as competências sociais e comportamentais, quando aliadas às técnicas, garantem o bom funcionamento da empresa. Além disso, elas contribuem para a alta performance das equipes e melhoram a harmonia no ambiente de trabalho.

Quer saber o que são habilidades interpessoais e conhecer a importância de considerá-las durante o recrutamento? Então continue a leitura e entenda!

O que são habilidades interpessoais?

Também conhecidas como soft skills, as habilidades interpessoais são um conjunto de atributos relacionados à inteligência emocional e a capacidade de se relacionar com outras pessoas da melhor forma possível.

Apesar de a maioria dessas qualidades estarem intrinsecamente ligadas à personalidade de cada indivíduo, muitas delas podem sim serem desenvolvidas e aprimoradas ao longo da vida profissional. As principais delas são:

  • trabalho em equipe;
  • proatividade;
  • criatividade;
  • adaptabilidade;
  • comunicação;
  • poder de persuasão;
  • empatia;
  • gestão de conflitos;
  • administração de tempo;
  • visão sistêmica;
  • espírito de liderança;
  • honestidade;
  • ética.

Por que é importante que o colaborador tenha essas habilidades?

As qualificações técnicas são mais fáceis de serem adquiridas com treinamentos e formações específicas. No entanto, mudar o comportamento do profissional exige uma transformação bem mais radical. Por isso, contratar os colaboradores que já têm as habilidades interpessoais alinhadas ao fit cultural da empresa é a decisão mais sensata.

Afinal, o que move uma empresa são as pessoas que trabalham nela. Por essa razão, é importante que elas se relacionem bem e tenham um comportamento que reflita os valores da empresa.

O que a empresa ganha ao contratar pessoas com soft skills?

Os profissionais que se relacionam bem com todos os membros da equipe conseguem extrair resultados positivos por meio das conexões feitas no ambiente corporativo. Além disso, as competências garantem que todos os colaboradores atuem em perfeita sintonia. A seguir, você vai ver os principais benefícios para a empresa ao contratar pessoas com soft skills.

Harmonia no ambiente de trabalho

Não há nada mais desmotivador do que atuar em um ambiente repleto de hostilidade e com pessoas que não demonstram empatia, não é mesmo? Os profissionais com habilidades interpessoais são mais flexíveis, abraçam a diversidade e sabem conviver com pessoas diferentes. Toda essa adaptabilidade e respeito refletem no clima organizacional e contribuem para um ambiente de trabalho positivo.

Motivação de colaboradores

Quando uma equipe é formada por pessoas que se comunicam de maneira respeitosa e sabem receber e dar feedbacks, todos trabalham juntos em prol dos objetivos da organização. O resultado é visível no engajamento e no aumento da produtividade.

Redução de turnover

No momento em que os colaboradores se sentem seguros no ambiente de trabalho, são valorizados e criam conexões positivas com colegas e gestores, não existe motivação para buscar novas oportunidades no mercado. Isso porque eles ficam mais comprometidos e querem contribuir para o crescimento da empresa.

Como essas habilidades interferem nos processos e resultados internos?

Quanto melhor for o relacionamento, melhor será o rendimento do time inteiro. Já imaginou como seria o resultado de um trabalho em equipe se os profissionais envolvidos no projeto não conseguissem se comunicar com respeito e clareza? O resultado seria desastroso, não é mesmo?

Agora pense em como seria dar feedback para um profissional que tem dificuldades para ouvir sem interromper a fala dos outros, não consegue absorver conhecimentos, nem aplicá-los no dia a dia de trabalho. O desempenho dele não atenderia às expectativas da empresa, certo? Portanto, as aptidões sociais são indispensáveis para que os colaboradores consigam desempenhar suas funções com eficiência e alcançar os resultados esperados pela organização.

Em suma, contratar colaboradores com habilidades interpessoais é essencial para garantir o alto rendimento das equipes. Afinal, um profissional idôneo, que sabe se comunicar e interage bem com colegas e gestores contribuirá, efetivamente, para o crescimento do negócio.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e veja também como desenvolver as soft skills. Refinar essas competências é importante para garantir resultados positivos na sua empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *