5 livros de gestão que todo CEO deveria ler

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Qualquer gestor que deseja se manter atualizado e competitivo no mercado deve desenvolver o conhecimento sobre gestão. Mas com uma rotina bastante corrida, a tarefa de buscar o conhecimento acaba se tornando complicada, uma vez que a maioria dos cursos ainda exige um deslocamento. Por isso, uma excelente alternativa é aproveitar ao máximo os conteúdos dos livros de gestão.

A partir da leitura desses livros, os profissionais vão ser capazes de desenvolver diversas habilidades como, por exemplo, espírito empreendedor e liderança. Estamos falando sobre livros que têm ganhado cada vez mais espaço nas livrarias, sendo procurados por empreendedores e gestores que desejam se manter atualizados.

Por essa razão, listamos alguns dos melhores livros que vão auxiliar você a melhorar a sua gestão nos negócios. Confira e boa leitura!

1. Emotional Intelligence (1995), de David Goleman

O livro Inteligência Emocional, em português, traz o seguinte questionamento: o que explica o fato de pessoas com alto QI não serem bem-sucedidas, enquanto que as que têm um QI mais modesto conseguem ter um bom desempenho?

Segundo Goleman, sem as características que são conhecidas como inteligência emocional, como persistência, autocontrole e motivação, as carreiras são normalmente destruídas. Para o autor, um QI mais emocional pode ser perfeitamente desenvolvido.

As ideias trazidas nesse livro se tornam ferramentas para que os profissionais possam treinar o seu comportamento e ainda as suas habilidades de administração.

2. O Mito do Empreendedor (1985), de Michael E. Gerber

Este é um livro fundamental para aqueles gestores que estão enfrentando dificuldades para gerir o seu negócio. O autor utiliza uma abordagem otimista para preparar o empreendedor.

Criar um programa de desenvolvimento adequado, saber estruturar o negócio, inovar nos produtos ou serviços, superar eventuais turbulências, manter a empresa estável e sólida: esses são alguns desafios comuns dos empresários que são apontados na obra.

O mito a que Gerber se refere é a desastrosa e comum presunção de que uma pessoa que se destaca tecnicamente em uma empresa vai chegar ao comando do seu próprio negócio. Para o autor, além de ser um técnico, para que um homem possa ter sucesso nos negócios, é preciso ser bom gerente e um empreendedor que tenha visão de futuro.

3. Criatividade S.A (2014), de Ed Catmull

Esse é um livro que tem como objetivo retratar qual é a fórmula do sucesso do mais lucrativo, importante e criativo estúdio de animação do mundo, a Pixar. Estamos falando de uma empresa que foi fundada pelo autor, juntamente com John Lasseter e com o visionário Steve Jobs, em 1986.

O autor conta a história da empresa que foi capaz de revolucionar a indústria cinematográfica. Para tanto, ele relata o uso de sessões de brainstorm e demais técnicas com seus colaboradores para construir uma cultura de criatividade.

4. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência (1980), de Michael E. Porter

Michael Porter é professor da Harvard Business School e referência na área de estratégia devido ao seu estudo sobre as 5 forças competitivas básicas. Este é um dos principais livros publicados pelo autor.

Na obra, os gestores serão auxiliados a maximizarem o lucro dos seus negócios por meio da análise da sua própria organização e maior conhecimento do mercado competitivo. Tais conhecimentos servem tanto para negócios pequenos quanto para as grandes empresas.

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas (1936), de Dale Carnegie

Uma leitura que é quase um imperativo para quem está no ambiente organizacional. Este é um best-seller do gênero, considerado um guia definitivo e clássico para aqueles que desejam se relacionar com as pessoas. Afinal, todos os gestores sabem que a comunicação nos dias de hoje é indispensável para motivar pessoas e desenvolver talentos.

Os ensinamentos dessa obra permitem ainda o desenvolvimento de várias habilidades para um excelente relacionamento com o público, criação de valor e compreensão das necessidades.

Falamos neste post, portanto, sobre livros de gestão que trazem conteúdos capazes de fortalecer a sua marca e melhorar a sua administração!

Gostou das nossas dicas sobre livros que fazem os gestores refletirem sobre o seu método de gerenciamento? Então aproveite a visita e leia também o texto 5 ferramentas de gestão de pessoas que você deveria usar para se tornar um especialista no assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *