Há alguns anos, o meio ambiente brasileiro vivenciou e vivencia momentos de crise. No inicio de 2019, os noticiários foram inundados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O rompimento deixou mais de 200 mortos e problemas ambientais gravíssimos, como a poluição das águas, da fauna e da flora local.
Em setembro de 2020, o pantanal pediu socorro! O bioma bateu recorde de focos de queimadas, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, entre 2000 e 2018, o Pantanal perdeu cerca de 2,1 mil km² de área nativa. Em 2020, já tem cerca de 23 mil km² consumido pelas chamas. Ou seja, o bioma teve 10 vezes da área destruída em um ano comparado aos outros 18 anos.
E esses casos de depredação ambiental tem crescido nos últimos anos, muito por conta de leis que flexibilizam os danos e também pela falta de conscientização da população. Portanto, separamos os 5 principais problemas ambientais do Brasil para ficar alerta e se conscientizar.
- Queimadas

As queimadas, exemplo de alerta no bioma pantanal, se concentra na queima da vegetação. Elas podem acontecer de forma natural, como alguns casos no cerrado, e por ação humana. Quando provocada, a técnica geralmente é usada para auxiliar na agropecuária, para limpar áreas destinadas a plantio e pastagem de gados.
As queimadas são prejudiciais por conta da devastação da vegetação local e pela emissão de gases que intensificam o efeito estufa, como o gás carbônico.
- Desmatamento

O desmatamento é a retirada total ou parcial da vegetação. Um forte exemplo do desmatamento no Brasil é da Mata Atlântica, desmatada para obtenção de madeiras, plantação e ampliação de cidades.
Os riscos do desflorestamento estão ligados a extinção do bioma, com perda de habitats e biodiversidade, além do perigo em desmatar reservas fundamentais ao ecossistema.
- Poluição da água

A poluição das águas é um dos maiores problemas do Brasil, e pode afetar toda a composição química, física e biológica da água, sensibilizando a existência dos seres vivos. A contaminação pode ser de forma natural, como a exemplo de tempestades de areias, ou pela ação humana, através de insumos agrícolas, esgoto, pela falta de saneamento básico, e lixos domésticos (por isso a necessidade de conscientizar!).
Um exemplo forte de contaminação de rio no Brasil é o Tietê, do estado de São Paulo. O rio tem mais de 160 km de extensão contaminado e, apesar de ser visado para projetos de tratamento, ainda está altamente contaminado e impróprio em grande parte de sua extensão.
A quebra da barragem de Brumadinho também deixou de herança a poluição das águas dos rios da região, com metais pesados que podem trazer danos à saúde da população, além de afetar na oxigenação da água e na vida aquática.
- Assoreamento

O assoreamento é o acúmulo de sedimentos ou de lixos e outros materiais levados até o leito dos cursos d’água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano.
Esse processo é natural, mas pode ser intensificado pela ação do homem, quando se retira a mata ciliar, por exemplo, ou no descarte inadequado de lixos nos rios, que vão se concentrar no fundo dos cursos da água. A construção de barragens também intensifica a deposição de sedimentos.
Um gritante reflexo dos assoreamentos são as enchentes. Quando o rio está sem mata ciliar e ocupado por detritos, as chuvas fortes ocasionam nas cheias dos rios e, consequentemente, em enchentes.
- Poluição atmosférica

Por último, e não menos impactante, está a poluição do ar por gases que intensificam o efeito estufa e podem ocasionar problemas sérios de saúde. Essa poluição pode ser causada, principalmente, por queimadas, atividades industriais e queima de combustíveis fósseis.
Um exemplo desses efeitos da poluição na saúde humana é a cidade de Cubatão, em São Paulo. Conhecida por concentrar grande número de indústrias, a cidade foi eleita como a mais poluente do estado, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB – órgão responsável pela medição de poluentes no Estado. E a segunda maior causa de internação na cidade é por Doenças do Aparelho Respiratório (22,8%).
Intercâmbio, problemas ambientais e conscientização!

Além do Brasil, outros países também sofrem com problemas ambientais. E, para quem simpatiza com a causa e também sonha em fazer um intercâmbio, a AIESEC oferece projetos ligados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre a ação contra a mudança global do clima, da ONU (Organização das Nações Unidas).

Por meio do Voluntário Global é possível realizar projetos em ONGs que visam desenvolver e conscientizar a população local sobre os problemas ambientais. Dá pra decolar direto pro México, Argentina ou outros países que você pode conferir pelo site da AIESEC.
Texto escrito por: Caroline Roxo