Fazer um intercâmbio voluntário é uma ótima forma de poder ajudar pessoas, mas também é o jeito perfeito de conhecer outras culturas. E de longe, as festas são o que mais representam um povo. Desde o carnaval brasileiro, passando pelo 4 de Julho americano, até a Oktoberfest alemã, todas mostram o que cada país tem a oferecer.

Por isso, separamos as 6 festas mais populares que acontecem por toda a América Latina, assim você pode planejar seu intercâmbio voluntário incluindo um desses destinos. Vamos lá?

1 – Festa do Día de los Muertos

Com comidas e flores para os mortos, os mexicanos também fazem desfiles.

Imagem: Reprodução

Essa festividade tradicional existe desde antes dos europeus chegaram no continente americano. Para você ter uma ideia, ela ocorreu há mais de três mil anos e está inscrito na lista de Patrimônios Imateriais da Humanidade da UNESCO. Atualmente, o Día de Los Muertos acontece anualmente no dia 2 de novembro, que de acordo com a crença local, é um dia em que os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos.

Os entes queridos enfeitam as casas com flores, velas, incensos e preparam comidas deliciosas, que costumam ser os pratos preferidos das pessoas que já faleceram. E nas ruas da Cidade do México, acontecem paradas com pessoas vestindo fantasias de caveiras ou morte, e usando maquiagens deslumbrantes.

2 – Semana Valdiviana

Essa festa ganha quem tiver o barco mais bonito.
Imagem: Reprodução

No sul do Chile, existe uma cidade chamada Valdivia, lá acontece uma das festas mais famosas e populares da América Latina. Esse evento celebra a fundação da cidade e o fim do verão. Durante uma semana, as ruas da cidade são tomadas por diversas festividades, mas o evento principal é realizado na última noite, ele é o maior de todos e é feito quando mais de 40 embarcações desfilam pelo rio Calle Calle, ao som de músicas locais e fogos de artifício. Se você for no mês de fevereiro, vai poder presenciar esse momento, e não se esqueça de comer muitas comidas típicas e dançar.

3 – Feria das Flores

Essa festa acontece tradicionalmente em agosto, na cidade de Medellín, Colômbia, e é a principal da cidade. O objetivo dela é exaltar os costumes e a história local, representando o florescimento da cultura da região. Anualmente, essa data reúne cerca de 450 eventos festivos, incluindo paradas e desfiles com músicas e muitas flores, sem contar os espetáculos de dança e shows e, obviamente, as flores. Há alegorias, animais, enfeites, objetos e até trajes feitos de flores. Tudo mostrando a cultura e as cores do país.

Feira das Flores em Medelín, principal cidade aonde o festival acontece. Imagem: Reprodução

 

4 – Inti Raymi

Essa festa é uma das mais famosas do Peru. O Inti Raymi é uma celebração de origem inca e acontece em Cusco no fim de junho, marcando o solstício de inverno no hemisfério sul, para homenagear o deus-sol, Inti. A festa percorre até a fortaleza de Sacsayhuaman, onde ocorre uma representação que inclui invocar o deus-sol, encantando os locais e até mesmo turistas. Participar dessa festividade é uma excelente oportunidade de assistir a desfiles que fazem uso de roupas típicas e danças da cultura inca.

Celebrações do Inti Raymi. Imagem: Reprodução.

5 – Vendimia

A celebração contém um grande número de pessoas e atrações. Imagem: Reprodução

Anualmente celebrada na cidade de Mendoza, Argentina, a Fiesta Nacional de La Vendimia é uma celebração do vinho e do processo de transformação da uva na bebida na região. Essa festa é um dos principais eventos que acontecem no país, sendo até mesmo transmitido pela televisão nacionalmente. Ela é contém por quatro eventos principais que é composto por apresentações de lux, balé e outros tipos de dança, teatro, música e afins, não podendo faltar vinho, é claro.

6 – Carnaval

O carnaval brasileiro não poderia faltar nessa lista, não é mesmo? Nossa celebração é reconhecida mundialmente pelos seu desfiles com carros alegóricos, representando diversas nuances do Brasil, como o folclore, os estados, pessoas importantes para nossa história e até mesmo sendo uma forma de protestos políticos.

A música boa e as escolas de sambas com seus trajes, bandeiras e a dança, mostram todo o orgulho de ser brasileiro e toda a cultura que cada nosso país tem.

Festas populares da América Latina
Carnaval é a festa mais reconhecida do Brasil

E ai, já decidiu seu destino? Conta para gente aqui nos comentários qual você quer ir primeiro!

Aproveite seu intercâmbio voluntário para poder conhecer essas culturas e se divertir muito. Faça sua inscrição e o escritório mais próximo vai entrar em contato com você!

Por Gabrielle Aguiar

Autor(a)

Compartilhe