Intercâmbio: como potencializar o aprendizado de idiomas

O processo de aprendizado de novos idiomas é algo muito particular de cada estudante. Em outras palavras, é possível que alguns sintam mais dificuldades que outros, ou se adaptem melhor a diferentes métodos. No entanto, muitos deles entram em consenso quando o assunto é: aprendizado de idiomas por meio de um intercâmbio!

Além de um contato imersivo com a língua, bem como com falantes nativos, a experiência de intercâmbio permite também uma troca cultural. Dessa forma, além de desenvolver suas habilidades práticas de aprendizado, é possível adquirir novos costumes e levar experiências para a vida toda. 

aprendizado de idiomas por meio de intercâmbios

Quando analisamos exclusivamente o aprendizado de francês, as oportunidades de trocas culturais são inúmeras. Em outras palavras, existem mais de 500 milhões de pessoas espalhadas por mais de 56 países e territórios. Todos esses, são chamados de comunidades francófonas. Ou seja, falantes de francês. 

Portanto, preparamos esse artigo com 3 motivos pelos quais o intercâmbio é uma boa escolha para o aprendizado de idiomas. Além disso, também trouxemos uma recomendação especial para aqueles que desejam aprender francês na prática. Confira!

1 – Imersão total no idioma:

Ao vivenciar um intercâmbio, a prática do idioma acontece em todos os ambientes, desde a acomodação em uma host family, por exemplo. Dessa forma, através de situações corriqueiras na rua ou no trabalho, você vai literalmente viver esse idioma. 

2 – Contato com nativos:

O intercambista vive uma rotina com diversas pessoas que tem o francês como língua materna. Dessa forma é possível aprender gírias, hábitos e expressões. Além disso, você pode pedir dicas e orientações, e ainda garantir aquela amizade internacional. 

3 – Consumo de produtos e serviços:

Tudo aquilo que você for comprar, utilizar ou solicitar será no idioma local, fazendo com que você pesquise e aprenda sempre que for realizar qualquer atividade. 

Conheça o Québec: fale francês no Canadá!

O Québec é uma das dez províncias localizadas no Canadá, sendo a maior em extensão territorial e ainda a segunda mais populosa. Além disso, sua população é predominantemente francófona, ou seja, falante de francês.  Dessa forma, a língua francesa é considerada a principal e oficial da província. Portanto, é possível ter uma experiência imersiva em francês sem ter que deixar o continente americano.

O território canadense com influência francesa recebe milhares de visitantes, sejam esses a turismo ou visando estudos e moradia. Isso se dá devido à alta qualidade de vida no local, considerando tanto o setor de educação, quanto o mercado de trabalho. 

Aprendizado de idiomas por meio de intercâmbio
Foto da cidade de Québec, uma das províncias francófonas do Canadá

Além disso, ainda é possível citar 3 cidades do Québec que são muito procuradas por brasileiros:

  1. Montréal:
    Esta é a maior cidade da província e segunda mais importante do Canadá! Montréal é conhecida pelas paisagens outonais. Além disso, destaca-se pela grande quantidade de culturas e por ser um relevante centro econômico da América do Norte.
    Montréal ainda abriga grandes e renomadas universidades, como Université du Québec à Montréal, a Université de Montréal e a McGill University. Portanto, é um destino muito procurado por estudantes que buscam o aprendizado de idiomas por meio de um intercâmbio.
  2. Québec:
    Com o mesmo nome da província, a capital Québec, é uma das mais antigas cidades canadenses. Portanto, tem uma grande bagagem histórica e cultural, além de vários parques e monumentos, que somam a paisagem.
    Além disso, a economia da região está se expandindo, e portanto, a demanda por mão de obra qualificada é muito grande. A maioria das oportunidades são para as áreas de tecnologia e da indústria.
  3. Laval:
    Localizada próxima ao centro de Montréal, Laval é a terceira cidade mais populosa do Québec. Esta, possui uma rede de transportes ampla e desenvolvida além de oferecer um custo de vida relativamente barato.

Aprenda francês com o CFOL

O Curso de Francês Online é a maior e melhor escola à distância de francês do Brasil. Dessa forma, você pode iniciar seus aprendizados no idioma, e consolidá-los através do seu intercâmbio. 

Além de toda trilha de aprendizado preparada através de nossa metodologia exclusiva, o curso é todo realizado em uma plataforma 100% online. Portanto, permitimos que o aluno tenha autonomia e flexibilidade para estudar de acordo com seus próprios objetivos.

Outro grande diferencial são as aulas de conversação com tutores nativos. Além de praticar sua pronúncia, você já pode começar seu contato com a cultura de um país francófono e preparar-se para o aprendizado de idioma durante o intercâmbio!

Faça um intercâmbio com a AIESEC

Mas afinal, por que realizar o seu intercâmbio por meio da AIESEC? Um dos principais motivos é o desenvolvimento de liderança. Esta, é a maior organização jovem do mundo, com o objetivo de fazer com que cada intercambista desenvolva pilares de liderança, ao mesmo tempo que conhece uma cultura nova e impacta seu próprio futuro. Tudo isso enquanto aperfeiçoa um idioma e adquire habilidades valorizadas no mercado de trabalho.

Com a AIESEC você pode realizar seu intercâmbio profissional no Canadá ou Bélgica e aprimorar seu francês enquanto desenvolve sua liderança, aprende habilidades essenciais para o mercado de trabalho e se especializa na área que você deseja atuar. Os únicos requisitos são ter entre 18 a 30 anos e estar cursando ensino superior ou formado em uma das diversas áreas em que trabalhamos.

aprender idiomas alavanca sua carreira

O intercâmbio pode durar de 6 semanas (com direito a acomodação coberta pela AIESEC ou salário) ou até um ano e meio (com direito a salário após 4 meses). As principais áreas trabalhadas são Administração e Marketing, mas também existem projetos relacionados a Tecnologia, Vendas e Engenharias.

Aproveite a parceria entre AIESEC e CFOL para desenvolver sua liderança, um novo idioma e alavancar sua carreira. Clique aqui e saiba mais sobre nosso Global Talent!

Autor(a)

Compartilhe