7 motivos para conhecer a Colômbia

A Colômbia é um país que vai muito além de Pablo Escobar e de sua história recente de violência e tráfico de drogas. O país oferece opções para todos os tipos de viajantes, onde você encontrará muita cultura, praias caribenhas, ricas paisagens naturais e metrópoles.

Se você nunca pensou em ir para este país, saiba que pode ser uma surpresa, e com certeza terá uma viagem agradável. E, se você não sabe o que pode encontrar na Colômbia, ou ainda tem dúvidas sobre se deve visitar o país, este texto é para você.

7 MOTIVOS PARA CONHECER A COLÔMBIA

1 – Povo Alegre e Radiante

Os colombianos geralmente são pessoas muito alegres e extrovertidas. Especialmente nas cidades costeiras, a alegria é muito contagiosa e as cores nas paredes externas e nas roupas tornam-se vivas. Nos hotéis, aeroportos, restaurantes, mercados e centros turísticos, os habitantes locais vão mostrar simpatia e atendimento de alta qualidade

2 – Cultura

A Colômbia é um país onde a diversidade cultural provém do contato entre povos indígenas e colonos espanhóis. Apesar do deslocamento da população, o catolicismo ainda domina a religião.

O país tem uma população de cerca de 47 milhões de pessoas, tornando-se a segunda maior população da América do Sul (depois do Brasil) e ocupando o 28º lugar no mundo. Este é o terceiro país mais populoso, tendo o espanhol como língua oficial.

Além da miscigenação da população, a geografia da Colômbia faz com que pareçam muitos países em um só, isso porque há a parte dos Andes, onde ficam os centros urbanos, e também a parte de floresta Amazônica, dos litorais do Caribe e do Pacífico, fazendo com que haja diferentes ambientes em um mesmo país


3 – Gastronomia

Imagine o melhor da culinária brasileira, uma mistura perfeita de sabores tropicais e sabores caribenhos. Assim é a culinária colombiana: com seus excelentes molhos e a mais ampla variedade de temperos, a culinária colombiana é diferente em cada região do país. Ao contrário de países onde a comida tradicional assusta os brasileiros, quase nos sentimos em casa na Colômbia. As Arepas, uma massa à base de milho, é uma paixão nacional. A Bandeja Paisa feita em Medellín é um poderoso aperitivo que inclui arroz, feijão, carne moída, abacate, crosta crocante e outras iguarias. E se sentir saudades da nossa feijoada, recomendamos que experimente os Fríjoles Rancheros.

4 – País histórico

Muito antes da chegada de espanhóis, a Colômbia era povoada pelos povos chincha, quimbaya e tairona. Estima-se que desde 20.000 A.C já havia comunidades na região.
A Colômbia preza por sua herança histórica. O país é repleto de museus e centros históricos. Seja no centro histórico de Bogotá, na Cidade Murada de Cartagena ou na trilha colonial de Cali, a história deste país chamará sua atenção.

5 – Bom preço

Um dos motivos para os viajantes brasileiros optarem pela Colômbia é o valor da viagem como um todo. Mesmo em tempos de crise, você poderá encontrar bons preços de passagens.

Mesmo com a alta do dólar assustando muitos intercambistas brasileiros, quando o assunto é a Colômbia isso é diferente. A conversão para o peso colombiano alivia bastante o nosso bolso, isso facilita os viajantes brasileiros na hora de provar pratos típicos e realizar passeios turísticos no país.


6 – Mar do Caribe

Você sabia que as praias da Colômbia são as mais bonitas da América do Sul?

Existem muitos lugares para explorar nas áreas costeiras do país. O destino oferece uma variedade de opções de viagens para todos os gostos.

A Ilha de San Andrés é uma ilha da Colômbia, mas no meio do Mar do Caribe, fica longe do continente africano. Esta pequena ilha é perfeita para quem quer desfrutar de um destino mais natural, mergulhar e conhecer os diferentes tons de verde e azul do oceano, San Andrés é imbatível.

7 – Causar impacto positivo

Algumas áreas do país ainda sofrem com a pobreza e o legado de conflitos armados, que fazem parte de sua história, por isso o trabalho voluntário ali é tão importante. Por meio do intercâmbio voluntário da AIESEC você tem a oportunidade de passar algumas horas por dia ajudando ONGs ou projetos locais.

Para isso, existem diversos projetos neste programa de intercâmbio, promovidos pela AIESEC, para auxiliar no desenvolvimento de objetivos como erradicação da fome e da pobreza, promover igualdade de género, trabalhar em prol da redução de desigualdades, também é possível realizar trabalhos aprimorando e implementando educação de qualidade no local que o intercambista irá desenvolver o projeto.

Os requisitos para  realizar um programa de Voluntário Global são ter entre 18 e 30 anos e ter interesse por causas sociais, pessoas que realmente querem tornar o mundo em um lugar melhor.

Não perca tempo, inscreva-se agora mesmo e entre em contato com o escritório mais próximo de você!

Por Guilherme Junior

Autor(a)

Compartilhe