Você conhece as diferenças culturais do BBB 21?

A edição de 2021 do Big Brother Brasil (BBB 21), sem dúvidas, entrou para a história da televisão brasileira, não apenas pela vitória de Juliette e a alta porcentagem de votos com a qual a sister foi escolhida pelo público para ser a mais nova milionária do Brasil, mas também pela diversidade cultural encontrada no programa.

Diversidade de participantes do BBB

Em sua 21ª edição, o BBB apresentou uma pluralidade de participantes jamais antes vista em um reality show tão popular, o programa trouxe um elenco de quatro das cinco regiões brasileiras e foi, até então, a edição com o maior número de participantes pretos da história.

Pautas raciais, políticas, sociais, sexuais e culturais foram muito discutidas durante os 3 meses de confinamento dos brothers e sisters na casa, mostrando ao público como as suas jornadas antes do reality marcaram as suas vidas e sua visão de mundo até chegarem no programa.

Representatividade desde 2020

Em 2020, a maior pauta no BBB foi a representatividade feminina, onde as mulheres protagonizaram a edição, combatendo o machismo de alguns participantes, fazendo o elenco ter um único homem convivendo outras nove mulheres na casa depois de eliminações consecutivas de participantes masculinos, além de uma final com três mulheres que marcaram a edição mais popular, até então, do programa.

Representatividade nordestina em 2021

Neste ano a maior representatividade do BBB foi o Nordeste, e mesmo que dois entre os três finalistas de edição não sejam de origem nordestina, grandes personalidades da edição como a própria campeã, Juliette, e Gilberto renovaram a visão do Nordeste para o Brasil, mostrando um Nordeste muito mais plural, forte, rico, colorido, batalhador e carismático.

5 Expressões usadas no BBB 21

“Aulas, cria”

expressão coloquial

  1. Indicar que a pessoa domina alguma função; “foi criado no futebol”, por isso domina a bola no campo.

“Basculho”

s.m.

  1.  É o resto de alguma coisa. 2. que se joga fora. 3. não reaproveitável, lixo.

“Fenotípicamente”

advérbio

  1. Ligado a “fenótipo” (conceito muito usado em genética para expressar um conjunto de características que compõem um sujeito)

“Mulinga”

expressão coloquial

  1. Expressão de surpresa, espanto ou indignação.

“Bastião”

s.m.

  1. Maneira carinhosa e afetiva de chamar um amigo, companheiro.

Definitivamente, o BBB 21 vai ficar para a história, e acompanhar a jornada de pessoas tão diferentes foi muito importante para grande parte do público. O crescimento dos participantes nos fez descobrir a importância da pluralidade.

Descobrir novas culturas e encontrar novas pessoas é uma das melhores formas de se desenvolver e por isso a AIESEC é tão importante para a liderança jovem e o desenvolvimento de pessoas.

Acesso nosso site e faça parte de um ambiente multicultural e que tem a Diversidade como um dos seus principais valores!

Autor(a)

Compartilhe