O que nós jovens queremos em um ambiente de trabalho?

Movidos por desafios, os jovens cada vez mais procuram um ambiente de trabalho dinâmico, flexível, e que tenha espaço para novas ideias. Essa geração, a qual conhecemos por geração Y, é influencia pela tecnologia, especificamente a internet. Esses jovens são movidos pela ansiedade mais exagerada devida a instabilidade com que as coisas vão mudando.

O que esperamos do mercado de trabalho?

Estabilidade, antes no topo da lista de benefícios de uma oportunidade profissional, hoje perde lugar para aspectos como clima agradável e cultura organizacional. Existe uma mistura entre a vida pessoal e profissional que não existia antes; uma busca por conquistar o mundo rapidamente.

Essa geração busca possibilidade de crescimento, e em geral não concorda com a necessidade de cumprir um expediente rígido. O que importa, para eles, é que o resultado final seja entregue dentro do prazo esperado, ainda que boa parte tenha sido produzida fora do intervalo entre 8h e 18h. Os jovens querem empreender dentro das empresas e sentir que têm voz. Querem o aval de seus líderes para assumir riscos quando necessário, e apoio para implementar inovações. “Busco um lugar que seja colaborativo, que me permita aprender coisas novas e me dê autonomia”, diz Aline Frigo, 24 anos, formada em administração. Ser reconhecido pelo trabalho realizado, para o recém graduado engenheiro civil Flávio Santos, também é importante.

Por que os jovens querem sucesso antes dos 30?

Essa ambição por atingir o êxito no ambiente de trabalho antes dos 30 anos, vem daquilo que havia mencionado antes, a ansiedade de querer conquistar o mundo, de resolver tudo rápido. Todavia, esses jovens entram no mercado de trabalho qualificados em termos acadêmicos, não tiveram que suportar a dura realidade de trabalhar muito cedo como a maioria dos pais tiveram. Eles são super protegidos pelos pais e sentem a necessidade de superá-los.  Assim, vem a pressão de alcançar o sucesso, uma forma de devolução a todo o esforço que seus pais tiveram e de investimento no filho.

Dinheiro é importante, claro, e a ambição por cargos mais altos vem cada vez mais cedo. Mas essa não é uma geração que produz mais sob pressão. Quanto mais apaixonados pelo que fazem, mais além querem ir. Ofereça liberdade, autonomia, e uma causa para perseguir, que em troca terá equipes fieis e motivadas para fazer sua empresa ir mais longe.

processo seletivo para jovens talentos

Autor(a)

Compartilhe