A sua empresa possui grupos de diversidade? Saiba por que promovê-los!

Inclusão e diversidade são tópicos cada vez mais importantes dentro das empresas. Não só é parte do trabalho dos empreendedores promover mais impactos sociais como também é fundamental adotar mais perspectivas para melhorar seus resultados. Para aqueles que desejam promover essa inclusão, criar grupos de diversidade é um passo importante.

O tema pode ser familiar, mas ele ainda é pouco esclarecido. Por isso, vamos explicar o que são esses grupos, qual é seu propósito e como eles contribuem para sua empresa. Acompanhe.

O que seriam grupos de diversidade?

Como o próprio nome já deixa a entender, os grupos de diversidade são conjuntos de pessoas na empresa que ajudam a promover a melhor inclusão de diferentes grupos culturais dentro do negócio. A ideia é que eles criem ações e treinamentos que ajudem a esclarecer dúvidas sobre as diferenças culturais dentro da equipe, aproximando todos os colaboradores.

A forma específica como ele atua a cada momento depende do seu contexto. Se uma empresa está integrando mais pessoas LGBTQI+, por exemplo, serão promovidas mais atividades sobre esse grupo.

Quais os benefícios desses grupos para o negócio?

Quando alguns gestores são intimados a promover grupos de diversidade em uma empresa, é comum lançarem o argumento do “prejuízo” como um empecilho. Porém, isso não é verdade. Veja aqui as vantagens que você ganha ao promover a diversidade em seu negócio.

Mais oportunidades de inovação

Ter apenas uma perspectiva em um grupo diminui consideravelmente suas chances de inovar. É no encontro entre as diferenças que é possível criar ideias e aprimorar coisas que antes pareciam banais. Quando você promove maior integração de diversidade cultural entre seus colaboradores, a combinação de todas essas perspectivas é o melhor caminho para trazer inovação para seu negócio.

Melhorar a imagem do seu negócio

Em muitos casos, a dificuldade para diversificar sua equipe vem da pouca acessibilidade do seu negócio. Quando certos grupos sociais buscam uma empresa para trabalhar, eles querem ter certeza de que serão bem recebidos e terão as mesmas oportunidades que todos. Ter um esforço ativo para integrar pessoas diferentes também melhora a imagem da sua empresa nesse quesito, o que contribui com futuras contratações e até com seus clientes.

Aprimorar sua cultura organizacional

Outra coisa que melhora com os grupos de diversidade é a sua própria cultura organizacional. Quanto mais perspectivas você tiver dentro do seu negócio, mais fácil é promover valores e atitudes que contribuam com a qualidade de vida da sua equipe.

Otimização do seu desempenho

Por fim, mas não menos importante, a melhoria do clima organizacional, mais inovação e melhor imagem da sua empresa também tem efeito direto na sua produtividade. Se um time é mais receptivo a diferenças, é mais fácil integrar novos colaboradores e solucionar problemas que exigem um olhar diferente.

Considerando todos esses fatores, já é hora de promover grupos de diversidade dentro do seu negócio. Quanto antes você iniciar, mais rápido você poderá incluir essas diferenças em seu espaço de trabalho.

E se quiser saber mais sobre essa temática, baixe nosso e-book sobre diversidade nas empresas e entenda melhor sobre sua importância e como promovê-la.

Autor(a)

Compartilhe