Conheça os jovens que estão impactando o mundo

Que os jovens são o futuro da nação todo mundo sabe, mas qual será o impacto que eles tem em uma sociedade preconceituosa e violenta? É perceptível como a participação da juventude está se tornando forte no combate ás problemáticas globais. Seja presencialmente ou pelas redes sociais, os jovens fazem questão de terem suas vozes ouvidas pelos grandes líderes.

A própria Organização das Nações Unidas considera que os jovens precisam estar na linha de frente das inovações e mudanças globais, para que o mundo consiga ser bem sucedido no desenvolvimento sustentável das próximas gerações. Pensando nisso, surge o questionamento: como o jovem pode impactar a nossa sociedade?

Jovens que estão construindo o futuro

Eles estão nas ruas, nas comunidades, defendendo seus direitos e do povo, eles estão influenciando pessoas e até mesmo cobrando os governos. Eles são os nossos jovens, que estão fazendo questão de serem ouvidos por todos afim de protegerem os direitos humanos e cuidarem do meio ambiente. Dentre eles, 5 jovens estão fazendo sua parte para criarem uma sociedade melhor e você vai conhecer ou se identificar ainda mais com eles.

1 – Greta Thunberg

greta - jovens
Greta Thunberg. Imagem: Reprodução

A sueca nasceu em 2003 e chamou a atenção do mundo no ativismo contra as mudanças climáticas. E tudo mudou quando em 2018, ela faltou de sua escola para sentar em frente ao Parlamento sueco com um cartaz. De repente, o protesto cresceu e mais de um milhão de crianças e adolescente ao redor do mundo começaram a fazer paralisações nas escolas em protesto com as mudanças climáticas.

No mesmo ano, Greta participou de uma conferência da ONU sobre o tema e disse algo impactante. “Dado que nossos líderes se comportam como crianças, temos de assumir a responsabilidade que eles deveriam ter assumido há muito tempo”. A jovem ainda reforçou que as gerações passadas abandonaram os jovens, e agora é o nosso papel limpar o desastre que eles criaram.

2 – René Silva

rené- jovens
René Silva. Imagem: Reprodução

Aos 11 anos, René criou o jornal Voz das Comunidades com a intenção de falar sobre notícias e necessidades da sua região, como falta de saneamento básico e pavimentação, juntamente sobre a luta contra a violência. Aos 24 anos, o morador da comunidade do Complexo do Alemão foi considerado um dos jovens negros mais influentes do mundo pela lista Mipad (Most Influential People of African Descent. 2018), de Nova Iorque.

René contou que ao criar o jornal, seu objetivo era mostrar também o que havia de bom nas favelas, não só os problemas enfrentados no dia a dia. René alcançou a atenção global quando cobriu a invasão da polícia no Morro do Adeus, em 2010.

3 – Amika George

jovens-amika
#FreePeriods founder Amika George pledges her #BehindEveryGreatCity commitment. ?? As part of the #BehindEveryGreatCity campaign, the Mayor of London, Sadiq Khan, today revealed ???Make a Stand???, a??specially-commissioned exhibition taking place in Trafalgar Square today. The exhibition marks the centenary of women getting the vote, and features 59 life-sized images of the women and men set to be featured on the Millicent Fawcett statue, the names of which were revealed for the first time today. ??

A estudante inglesa decidiu impactar o mundo após ver uma notícia que informava que uma instituição de caridade, que enviava produtos menstruais para meninas na África, precisou redirecioná-los para a cidade de Leads (Inglaterra), porque algumas meninas não conseguiam pagar por eles. Ela embarcou no combate contra a “pobreza menstrual”.

Amika fundou a campanha “FreePeriods” (menstruação gratuita), com 17 anos de idade e organizou um protesto em frente à residência oficial da primeira ministra do Reino Unido, Theresa May. Essa manifestação que reuniu mais de 2 mil pessoas pressionou o governo britânico, e os fez financiar produtos de saúde gratuitos para todas as escolas e faculdades do Reino Unido em 2019.

4 – Malala Yousafza

jovens-malala
Malaa Yousafzai em evento. Imagem: Reprodução

Não dá para falar de jovens influentes sem mencionar Malala. Em 2014, com apenas 17 anos, a paquistanesa se tornou a pessoas mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. A jovem tirou forças para denunciar os abusos dos talibãs com as meninas de sua idade, que eram impedidas de frequentar as escolas.

Essa atitude infelizmente rendeu uma tentativa de assassinato contra ela, quando ela tinha apenas 15 anos de idade. Ela se recuperou e começou a sua jornada a impactar o mundo de diversas maneiras.

Agora que você conhece alguns jovens que querem mudar o mundo que vivemos atualmente, faça parte da AIESEC e ajude a mudar a sociedade. Contamos com vários projetos incríveis e oportunidades que vão transformar a sua realidade.

Entre no nosso site e inscreva-se no comitê local mais próximo de você!

Por Gabrielle Aguiar

Autor(a)

Compartilhe