Habilidades para desenvolver no exterior

Ambientes de trabalho de empresas internacionais e multiculturais podem ser um desafio, mas também são oportunidades para melhorar as habilidades e o seu desempenho dentro das organizações. Afinal, a diversidade no ambiente corporativo é uma realidade. Nele, convivem indivíduos de diferentes etnias, idades e classes sociais — com religião, formação cultural, orientação sexuais, entre outras diferenças. Leis que estimulam a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho também contribuem para essa realidade, assim como a discussão sobre gênero, que já faz parte do cotidiano.

Habilidades que você desenvolve em ambiente internacional e multicultural

Contar com colaboradores de diversas nacionalidades é uma forma de criar ambientes mais criativos e inovadores. No entanto, não basta contratar funcionários de outros países e esperar pelos resultados. É necessário contar com lideranças comprometidas com a finalidade de extrair todo potencial da multiculturalidade.

Com o processo de globalização crescente, a convivência com diferentes culturas e nacionalidades passou a ser cada vez mais normal e necessária nos ambientes corporativos. Saber lidar com as diferenças, com os dilemas e obstáculos no trabalho em equipe, constitui a denominada “Gestão em Ambientes Multiculturais”. Segue abaixo, as habilidades que você desenvolve em um ambiente internacional e multicultural:

Flexibilidade e adaptabilidade

Adaptabilidade significa ser flexível quando as coisas mudam. Uma pessoa adaptável é aquela que está disposta a aceitar novas ideias e conceitos, pode gerir várias tarefas e tarefas, definir prioridades e adaptar-se às mudanças nas condições de trabalho e / ou tarefas. A mentalidade ágil nos permite avaliar e nos adaptar a diferentes papéis, responsabilidades e tarefas a cada dia. Usar uma abordagem flexível em vez de manter um conjunto rígido de opiniões ou crenças pode nos tornar bem-sucedidos. 

Pessoas flexíveis estão dispostas a mudar e são capazes de se adaptar constantemente às novas circunstâncias. Essa agilidade de pensamento nos permite resolver problemas de forma mais eficaz. Flexibilidade e criatividade geralmente andam de mãos dadas.

Capacidade de entender os outros

Entre as habilidades socioemocionais, a empatia é a habilidade básica de interação social. Este termo se refere à capacidade de se colocar no lugar da outra parte, perceber seus sentimentos e agir de acordo com essa percepção. Para Augusto Cury, é uma das funções mais importantes da inteligência, pois representa a maturidade das pessoas, uma vez entendida como função da inteligência humana, a compaixão passa a ser uma nova base de estudos.

Autoconhecimento

Auto cognição é um termo em psicologia usado para descrever as informações que um indivíduo usa para encontrar a resposta a uma pergunta complexa: “Quem sou eu?” Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento em todas as áreas da vida pessoal. Saber como lidar com diferentes situações e emoções afeta diretamente a forma como nos conectamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Portanto, a maneira como nos relacionamos com as pessoas e as situações afeta nossa felicidade e bem-estar.

Criatividade e inovação

De acordo com a Insead Business School e a Northwestern University da França, morar fora do país de origem pode aumentar a criatividade. A pesquisa mostra que voluntários que moram em outros países e se adaptaram a essa cultura exibem de forma mais consistente maior inovação e criatividade empresarial.

Fluência no idioma

A imersão em outro país, principalmente para quem vai aprender, pode promover e acelerar o aprendizado de uma língua estrangeira. O contato com novos idiomas dentro da empresa ajuda a integrar a linguagem falada, a linguagem e a expressão. Com certeza, isso trará melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Como eu posso desenvolver essas habilidades?

Todas essas competências citadas acima podem ser adquiridas por meio dos programas de intercâmbio profissional da AIESEC: Talento Global e o Voluntario Global.

O programa Talento Global é a oportunidade perfeita para o jovem que quer desenvolver sua liderança inserido no mercado de trabalho internacional, desafiando-se em um ambiente totalmente novo, enquanto alavanca sua carreira em uma perspectiva mundial com algum dos nossos parceiros.

Neste programa profissional, você tem a oportunidade de desenvolver sua carreira com um estágio internacional, no período de 6 a 8 semanas. Para ter sua vivência como líder global neste programa, é fundamental que você atenda alguns requisitos, tais como ter entre 18 e 30 anos, possuir inglês ou espanhol intermediário e já ter tido alguma experiência na área de atuação na qual teria interesse em se aplicar.

Nessa experiência, o intercambista recebe uma bolsa-auxílio para cobrir os custos básicos ou acomodação durante o período de intercâmbio.

Já o Voluntário Global é uma experiência voluntária em ONGs, Escolas ou Fundações em diversos países. Todos os projetos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e possuem grande potencial de impacto no mundo. Os projetos tem duração de 6 a 8 semanas e ter entre 18 e 30 anos é o único requisito para deixar sua marca no mundo.

Não perca tempo! Inscreva-se agora e o escritório mais próximo de você irá lhe apresentar os projetos de acordo com seu perfil e interesse!

Por Guilherme Junior

Autor(a)

Compartilhe