A ideia de expansão internacional é sempre muito interessante, pois significa novas oportunidades de atuação, novos ganhos e um crescimento da importância do seu negócio em escala global. O problema é que essa guinada também envolve riscos, e é preciso estar preparado para encará-los. Uma forma de minimizá-los é investindo na experiência intercultural dos colaboradores.
A experiência intercultural nada mais é do que permitir que o colaborador passe algum tempo em outra empresa que se localiza na região para a qual se quer expandir. Com essa espécie de imersão, será possível construir uma análise mais acertada do cenário que se vai encontrar.
Não ficou convencido? A seguir, explicamos melhor como essa experiência pode garantir uma segurança ainda maior para as empresas que estão buscando ampliar os negócios em escala global. Confira!
Entender a cultura de outros países e sua legislação
Parte da pesquisa que é feita para um plano de expansão diz respeito a conhecer a cultura do outro país, seja o modo como as pessoas vivem na região e como assimilariam seu produto ou serviço, seja a cultura organizacional, isto é, as crenças, os valores e as normas que regem a convivência e as relações de trabalho nas empresas desse país.
Um profissional que vai passar algum tempo em outra empresa tem a oportunidade de fazer uma imersão nessa nova cultura. Um exemplo disso são os aspectos legais que precisam ser observados, uma vez que pode existir (e geralmente há) diferenças quanto à tributação e outras particularidades que vão incidir sobre os custos da empresa.
Adquirir experiência antes de expandir
O intercâmbio intercultural também ajuda no sentido de gerar mais experiência para o ambiente corporativo, e isso vai muito além de se aprender ou de aprimorar um novo idioma.
O intercâmbio corporativo, por exemplo, faz com que o profissional tenha uma vivência de como é trabalhar em empresas de outros países, acumulando uma experiência que o faz ter uma percepção mais abrangente do mundo. Quando o profissional volta para a empresa do seu país de origem, ele vai ter outras soluções para problemas cotidianos e mais autonomia para colocá-las em prática.
Identificar na experiência intercultural vantagens e desvantagens da expansão
É evidente que os prós e contras existem em qualquer situação da vida, dos negócios e, sobretudo, de uma nova guinada nos empreendimentos, como é o caso da expansão. Ainda mais no caso das desvantagens, é preciso estar preparado e estruturar a empresa para que ela consiga passar pela concorrência e por outras dificuldades que todo início proporciona.
Esse preparo requer uma análise muito minuciosa do cenário econômico e do ambiente para o qual a empresa está se encaminhando. Procure identificar como o seu produto ou serviço pode ser recebido pelo novo mercado, os riscos dessa expansão e quais cenários permitiriam uma evolução do negócio nesse novo local.
E então, ficou convencido da importância da experiência intercultural para expandir a sua empresa? A AIESEC pode ajudar você a fazer essa ponte com empresas de outro país. Quer saber como? Entre em contato conosco!