O que é preciso para conseguir um investidor para uma startup?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabe como conseguir um investidor para uma startup? Quando falamos nesse modelo empresarial, uma das melhores estratégias para fazer o seu negócio crescer e alcançar um novo patamar é encontrando um investidor. Dessa forma, você é capaz de arrecadar recursos para tirar as suas ideias do papel e potencializar as forças do seu empreendimento.

Porém, essa tarefa é mais difícil do que parece. Os investidores levam muitos aspectos em consideração antes de tomar a decisão de investir em uma nova empresa. Entenda, agora, o que é preciso para conseguir um investidor para uma startup e comece hoje mesmo a se preparar para essa busca!

Crie um plano de negócios bem elaborado

O plano de negócios permite que você — e o investidor em potencial — tenha uma visão geral da empresa, analisando a viabilidade da ideia e as melhores estratégias para colocá-la em ação. Isso é importante mesmo que a sua organização já esteja em funcionamento, uma vez que demonstra qual a situação atual do negócio e quais os próximos passos que devem ser seguidos.

Além disso, um plano de negócios bem elaborado demonstra profissionalismo e compromisso da sua parte com a empresa. O investidor percebe que você sabe do que está falando e tem consciência de onde está e aonde quer chegar.

Portanto, utilize metodologias já validadas — como o Business Model Canvas — para criar o seu plano de negócios. Não deixe de incluir, com detalhes, um mapeamento dos seus concorrentes, o nicho de mercado no qual você atua e os custos da empresa, assim como potenciais, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Valide a sua ideia

Não adianta apresentar uma ideia inovadora e interessante sem dados que comprovem que ela tem viabilidade e potencial de se tornar uma empresa de sucesso. Portanto, valide o seu produto ou serviço e analise os dados desse processo.

Para isso, você pode criar um MVP da ideia e aplicá-lo a um nicho de mercado para identificar a viabilidade do produto. Também é possível aplicar questionários e entrevistas com a sua persona e analisar os dados obtidos.

Se sua empresa já está em funcionamento, melhor ainda! Utilize os dados preliminares desses primeiros meses ou anos de execução para comprovar que a sua ideia tem potencial.

Saiba chamar a atenção do investidor

Para ter sucesso na busca por um investidor, é essencial que você saiba como vender a sua ideia com eficiência. É preciso falar a mesma língua e apresentar a sua empresa de maneira atrativa e convidativa.

Foque em dados e resultados, mostrando todo o potencial da startup. Além disso, demonstre que você entende do assunto e fez muita pesquisa prévia. Isso faz com que você ganhe a confiança do investidor, que ficará mais inclinado a investir na sua empresa.

Tenha um plano de internacionalização da marca

Todo investidor quer encontrar uma startup que deseja crescer para além da sua atuação local. Portanto, ter um plano de internacionalização da marca pode ser um grande ponto a favor do seu negócio na busca por um investidor.

Para isso, estude o mercado internacional e a provável aceitação dos seus produtos em outros países. Entre em contato com estrangeiros e comece a criar uma estratégia sólida de internacionalização. Você pode, inclusive, contratar um estagiário ou funcionário de outro país para ajudá-lo nesse processo.

Seguindo essas dicas, você aumenta as suas chances de conseguir um investidor para a sua startup e potencializar os resultados do seu negócio. Então, o que você está esperando?

Entre em contato com a AIESEC e descubra como nós podemos ajudá-lo nesse processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *