4 principais métodos de avaliação de desempenho de funcionários

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Você avalia o desempenho dos seus colaboradores? Sabe quais são os seus potenciais e pontos a serem desenvolvidos?

Acompanhar os resultados e a produtividade da sua equipe é essencial para que você mensure a evolução do time ao longo do tempo e diagnostique pontos de intervenção. Porém, existem diversos métodos de avaliação de desempenho de funcionários disponíveis no mercado hoje em dia.

Entenda agora as principais metodologias e descubra qual delas é mais adequada para a sua empresa!

1. Avaliação 360º

Esse é um dos métodos de avaliação de desempenho mais populares entre os gestores de RH. A sua implementação é baseada em um questionário respondido por todos os funcionários que têm contato direto com o colaborador avaliado — inclusive ele próprio.

Ou seja, se você quer avaliar o desempenho de um dos membros da sua equipe de marketing, deve disponibilizar o questionário a todos os outros membros, ao gestor e a qualquer funcionário com o qual o colaborador trabalhe, assim como o próprio trabalhador avaliado.

Dessa forma, você tem acesso a dados de diversas fontes, podendo analisar e cruzar as informações para uma avaliação mais completa — em 360º. Você também é capaz de comparar a autoavaliação do colaborador com a dos seus colegas, percebendo convergências e divergências em relação à percepção que ele tem do próprio trabalho.

2. Avaliação comportamental

O que você observa no dia a dia do trabalho do seu colaborador é o seu comportamento — e é exatamente nesse aspecto que essa avaliação foca.

Nesse tipo de avaliação, você aplica um questionário pré-montado para o colaborador que será avaliado. Nesse exercício, ele deverá responder perguntas sobre sua forma de pensar e comportar-se no dia a dia. Com isso, você tem um resultado que mostra qual o perfil comportamental do funcionário de acordo com 4 animais: águia, gato, tubarão e lobo.

Esse processo demonstra aspectos mais fixos e constantes do seu colaborador sobre a forma como ele prefere trabalhar e agir. Portanto, ele não é indicado para ser refeito com periodicidade, uma vez que os resultados tendem a permanecer estáveis. Porém, ele revela informações valiosas sobre a melhor alocação do trabalhador e as tarefas e metodologias de trabalho que mais geram motivação e engajamento no funcionário.

3. Avaliação direta

Esse tipo de avaliação de desempenho é realizado apenas pelo líder imediato do funcionário que está sendo avaliado. Ele é um método mais simples e permite que você acesse informações com a pessoa que está logo acima na hierarquia da empresa, o que gera certa uniformidade na avaliação. Para isso, você pode utilizar questionários ou entrevistas, que devem, preferencialmente, focar nos resultados mensuráveis gerados pelo funcionário.

Porém, por ter apenas uma pessoa como referência do desempenho do colaborador, esse tipo de avaliação pode gerar problemas em algumas empresas. O gestor deve ser informado e treinado para responder às perguntas de maneira imparcial, deixando as suas relações pessoais de lado. No entanto, no caso de haver algum conflito mais intenso, é inevitável que isso reflita na avaliação realizada.

4. Avaliação por competências

Cada cargo exige determinadas competências técnicas e comportamentais que devem ser desenvolvidas pelos seus colaboradores para exercerem as suas funções com excelência. Portanto, uma das formas de avaliar o desempenho do colaborador da sua empresa é fazendo uma listagem de todas essas competências exigidas e mensurando o nível de desenvolvimento de cada uma delas no funcionário.

Esse é outro método que vem ganhando destaque na atualidade, sendo uma tendência no setor de RH, por demonstrar, de maneira mais objetiva, quais são os pontos fortes dos colaboradores e quais competências merecem atenção. Dessa forma, você é capaz de montar um roteiro de treinamento para que o seu funcionário se desenvolva, gerando resultados ainda melhores para o negócio.

Entender os métodos de avaliação de desempenho de funcionários é apenas o primeiro passo para potencializar os seus resultados investindo na sua equipe. Estude cada um deles com cuidado e escolha aquele que melhor se ajusta à realidade da organização. Além disso, realize novas avaliações com periodicidade para que você consiga acessar o nível de evolução do seu time como um todo ao longo do tempo.

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