The Last of Us e os 6 valores de líderes da AIESEC

Fonte: HBO.

Se você não chorou assistindo The Last of Us, você com certeza está assistindo errado.

Todo mundo percebeu que nas últimas semanas a internet não fala de outra coisa (principalmente o Twitter onde, todo domingo, a série entra nos assuntos mais falados), mas como jovens líderes nós acabamos assistindo a série com um outro olhar. Você já parou para analisar dentro da série como os seis valores da AIESEC são trabalhados? Ou em alguns casos, a falta deles?

Busca pela Excelência

Esse primeiro valor fala muito sobre como podemos estar sempre evoluindo e aprendendo mais, buscando melhorar nossas fraquezas. Algo super importante para viver em sociedade, certo? Imagina numa sociedade pós apocalíptica.

Dentro da série conseguimos perceber como as pessoas passaram a criar vilas longe das zonas de quarentenas, e também, a forma como elas estão sempre buscando ser excelentes em todo o processo feito lá dentro, mesmo que com isso eles acabam esquecendo um pouquinho de respeitar os direitos humanos, não é?

Mas essas ZQs mostram muito como naquela realidade as pessoas não podem dar nenhuma abertura para erros, sendo completamente detalhistas nos processos de verificação para quem vai entrar na zona e nas vilas. Quem aí conseguiu esquecer a cena triste da criança contaminada sendo atirada ao fogo nos primeiros episódios?

Demonstrar Integridade

Algo muito importante na sociedade atual é ser leal com suas ações e objetivos, assim as pessoas conseguem confiar mais em você e na sua postura ética e moral. 

É extremamente visível o quanto dentro de um mundo pós apocalíptico, como o que temos em The Last of Us, a integridade das pessoas não é algo muito comum dentro de organizações. As pessoas acabam ativando um modo de sobreviver a qualquer custo e esquecem sua humanidade no processo. Mas mesmo em todo esse cenário desanimador, alguns personagens ainda lutam para resistir aos novos costumes e manter seus valores antigos. 

Fonte: HBO.

Um grande exemplo disso é o fato das pessoas se esforçarem para manter a salvo o segredo da Ellie, tomando cuidado para não chegar em pessoas traiçoeiras, assim protegendo a menina.

Ativar a Liderança

Um dos valores que mais conseguimos perceber dentro de The Last of Us é a liderança, mas com ele podemos entrar na discussão de qual o tipo de liderança é o ideal. 

Em vários episódios conseguimos perceber a corrupção existente dentro dos líderes dos exércitos nas zonas de quarentena, graças a FEDRA, mas também dentro da organização rebelde dos Vagalumes. É totalmente nítido o quanto as diferentes lideranças apresentadas impactam aquela sociedade, mas quando surgem líderes com valores mais íntegros e fortes, eles acabam se empoderando e inspirando outras equipes.

Nossa mascotinha, Ellie, está sempre sendo estimulada a desenvolver liderança, mesmo que na maioria das vezes os líderes que tentam inspirar a garota sejam corruptos e na verdade estejam tentando alcançar um bem próprio. A série nos mostra como ela vai se transformando ao longo da sua jornada e trabalhando sua personalidade e autoridade. 

Agir Sustentavelmente

Ao pensar em uma sociedade como a de The Last of Us, trabalhar sustentabilidade significa trabalhar sobrevivência, concordam? A população sobrevivente precisou se reinventar e mudar os hábitos para conseguir conservar os poucos recursos disponíveis. 

Fonte: HBO

Na série vemos eles poupando recursos alimentares, já que isso está escasso na sociedade. Além do fato de eles não poderem mais andar de carro, acabam optando por caminhadas a pé. Todos esses novos costumes ajudam a conservar o que sobrou do planeta, uma forma de tentar manter e sustentar recursos necessários para a sobrevivência humana.

Aproveitar a Participação

Aproveitar a participação é saber aproveitar o momento e entender qual o nosso papel dentro de uma equipe. É totalmente incrível acompanhar o fato de que eles estão tentando sobreviver naquele mundo, mas ainda assim estão curtindo a jornada.

Como esquecer da Ellie com um livro de charadas toscas tentando fazer piadas apenas para ver o Joel rir um pouco, ou até mesmo do quão deslumbrada ela fica ao sair da vila e começar uma nova jornada, conhecendo lugares como o hotel e nos dando aquela cena maravilhosa dela brincando com o sino toda molhada. 

Fonte: HBO

Esses momentos de descobertas ajudam a moldar os dois e a forma como vão trabalhar juntos nos dias que vão se seguir. 

Viver a Diversidade

Esse é definitivamente o valor mais importante dentro dos líderes AIESECos e conseguimos claramente ver a diversidade presente nos diferentes grupos dentro da trama.

Um grande exemplo disso é a Marlene, uma mulher negra que está como líder dos Vagalumes. Além disso, temos diversos outros grupos e minorias, como um deficiente auditivo que quebrou o nosso coração dentro do episódio que participa, e também, o casal aquileano totalmente apaixonado um pelo outro. Personagens que nos fizeram chorar mais que bebê, viu? 

Fonte: HBO

Esses personagens acabam tendo atitudes que nos trazem uma quebra de estereótipos dentro do mundo e nos faz ter outras percepções de diversidade e normalidade. 

Depois disso acredito que você já está querendo assistir The Last of Us novamente, mas dessa vez tendo essa visão dos valores de líderes da AIESEC.

Quer saber mais sobre a nossa organização?

Você pode saber mais e aprender na prática todos os valores clicando aqui.

Autor(a)

Compartilhe