A importância das Lideranças Femininas dentro da sua empresa

Mulher representando as lideranças femininas numa empresa.

Lideranças femininas e igualdade de gênero, assuntos atuais em várias pautas, mas que infelizmente o processo para alcançá-los dentro de empresas ainda é longo. São pequenos atos do dia-a-dia que caracterizam essa situação, como por exemplo, a enorme diferença salarial, além de falas machistas que acabam por diminuir as mulheres no ambiente de trabalho. 

Isso faz com que o público feminino enfrente uma grande dificuldade na ascensão profissional, já que elas estão sendo sempre ignoradas, desmotivadas e descredibilizadas dentro de ambientes onde deveriam crescer e se desenvolver nesse quesito.

Situação atual no mercado de trabalho

Mesmo com tantas conquistas e a grande evolução que tivemos ao longo dos séculos com mulheres no mercado de trabalho. Ainda assim, dentro de empresas e corporações, é difícil ver mulheres em altos cargos de liderança, e, quando são colocadas nesses locais, entram na função ganhando um valor consideravelmente menor do que um líder homem. 

Outra situação muito comum é o fato de que essas mulheres precisam estar sempre se reafirmando como competentes e agindo como um homem agiria, de forma mais rígida e impositiva. Caso contrário, ela não é levada a sério pelos funcionários da empresa.

Fonte: G1

No ano de 2021, a G1 realizou uma aprofundada pesquisa acerca desse assunto, para levantar dados salariais que mostraram que uma mulher em cargo de liderança tem um salário 20% mais baixo do que o homem exercendo aquela mesma função. Além disso, em 2015 foi realizada uma outra pesquisa em um instituto que mostrou que as mulheres vão levar em torno de 80 anos para atingir a igualdade salarial. Esse resultado mostra o quanto nossa sociedade está pouco desenvolvida nessa questão. 

Por que é importante ter mulheres em cargos de liderança no mercado de trabalho?

Ser mulher é saber encarar os desafios de frente e superá-los, dar tudo de si e conciliar diversos assuntos ao mesmo tempo. Essa resiliência e cuidado com os detalhes faz com que sua empresa atinja um pico de crescimento e sucesso, pois são os cuidados com os detalhes que fazem a diferença. 

Outro ponto extremamente importante é que atualmente muitas organizações estão tentando fazer campanhas mais inclusivas e falando sobre diversidade, mas essas campanhas acabam sendo feitas de forma errônea. Isso acontece porque, muitas vezes, na equipe responsável por aquela campanha não tem uma pessoa do grupo social que a campanha engloba, então falta esse olhar minucioso de quem entende toda a situação. 

Hoje em dia, quanto maior for a diversidade dentro de uma equipe profissional, mais assertivas serão as campanhas de posicionamento e marketing. Por isso a importância de se investir em manter profissionais de diversos grupos e pautas. Além disso, existem vários outros motivos que mostram a importância de se ter Liderança Feminina dentro de equipes, são eles:

Inovação e tendências

Por meio de pesquisas de mercado, foi possível identificar que mulheres em cargos de liderança resultam em ideias mais inovadoras e criação de tendências de mercado. Um grande exemplo disso é Lilian Gilbreth, uma engenheira industrial que achava um pouco anti-higiênico abrir lixeiras com as mãos, então teve a ideia de criar uma que pudesse ser aberta com os pés. Assim surgiram as lixeiras com pedal.

Melhora no trabalho em equipe e comunicação organizacional como um todo

Todos sabemos que mulheres costumam ter um lado voltado para comunicação e relações pessoais. Essas características são fundamentais dentro de uma equipe, pois isso ajuda a liderança a entender melhor as situações, assumir o comando e pensar em alternativas de resolução para o ocorrido. Isso faz com que todas as informações sejam trabalhadas de forma clara e de mais fácil entendimento.

Além disso, ter um olhar mais voltado para as pessoas, estimula na equipe uma sensação de acolhimento, parceria e proximidade. Os funcionários se sentem mais abertos ao trabalho em equipe, novas ideias e dar o seu melhor para a empresa como um todo.

Organização e foco em resultados

Devido às várias tarefas que sempre desempenharam, as mulheres têm uma habilidade incrível de gerir situações adversas ao mesmo tempo e com uma determinada maestria. Isso faz com que seja possível organizar melhor as funções e distribuir da melhor forma possível as tarefas e demandas. 

Essa melhor organização, faz com que os trabalhos resultem em um melhor desempenho, trazendo resultados interessantes para a empresa, tanto na questão de ambiente e clima, quanto na questão financeira. 

Aqui na AIESEC temos uma equipe forte de lideranças femininas, uma prova disso é o fato de nossos cargos de presidência serem composto em sua maioria por mulheres. São profissionais competentes, criativos, responsáveis e resilientes. Você também pode contar com profissionais desse tipo na sua empresa, abrindo vagas e oportunidades para intercambistas femininas, pessoas que vão agregar e trazer um diferencial para a equipe, já que contam com experiências mais globalizadas. 

Além disso, temos um projeto para o mês de março que é o Lidere Como Uma Maria, um projeto totalmente focado em lideranças femininas e o desenvolvimento delas dentro e fora do mercado de trabalho.   

Lideranças Femininas Importam

Quer trazer essa iniciativa pra dentro de sua empresa e saber mais sobre oportunidades de parcerias em projetos dentro da AIESEC?

Basta acessar o nosso Seja Parceiro e verificar o tipo de parceria que mais se adequa a sua empresa.

Autor(a)

Compartilhe