A integração das áreas estratégicas da empresa é um tema bastante discutido em organizações que desejam melhorar seus processos, unir equipes e fazer com que todos trabalhem para entregar o mesmo resultado: alcançar os objetivos da empresa.
Porém, isso não é tão fácil, visto que muitos setores ainda nutrem um aspecto individualista, pensando apenas em suas próprias metas, sem considerar o todo da companhia.
Esse tipo de comportamento traz alguns riscos, pois essa falta de integração entre os setores pode resultar em falta de cooperação, setores desvalorizando o trabalho de outras áreas, dentre outras coisas que prejudicam o clima organizacional.
Está sentindo que sua empresa precisa incentivar a integração entre as áreas? Continue lendo este artigo!
Quais as vantagens da integração das áreas estratégicas da empresa?
São diversas as vantagens que uma correta integração entre as áreas pode trazer para a sua organização. Confira abaixo algumas delas!
Desenvolvimento da cultura e do clima organizacional
Quando os setores funcionam muito no automático e não há integração entre eles, é comum que acabem perdendo o relacionamento entre seus membros.
Porém, é importante lembrar que uma empresa é constituída de pessoas, que muitas vezes entram cheias de energia e ideias e acabam sendo desmotivadas por uma cultura e um clima organizacional que não incentiva a comunicação e a troca de conhecimentos.
Ao fomentar a integração entre os setores, as companhias têm a oportunidade de colocar em prática a sua cultura organizacional e melhorar o clima do local.
Objetivo em comum
Com a integração entre as áreas, os colaboradores e os líderes passam a entender que todos trabalham para alcançar o objetivo da empresa e não apenas o objetivo do seu setor.
Eles se responsabilizam mais pelo resultado final e as competições internas, que não fazem nada bem para a companhia, diminuem potencialmente.
Resultados alcançados em conjunto
Tendo em mente que os resultados da firma devem ser alcançados em conjunto e sabendo que cada profissional e cada setor tem uma função importante na criação de novas ideias e soluções, eles passam a discutir abertamente e a aceitar as opiniões alheias.
Isso incentiva uma atmosfera de criatividade e inovação, que é benéfica a todos os setores, aproveitando todo o seu potencial.
Como integrar os setores e criar uma gestão mais cooperativa?
Para integrar as áreas da sua empresa e criar uma gestão mais cooperativa algumas medidas bastante simples podem ser tomadas. Veja abaixo algumas delas!
Integre bem todos os funcionários
O esforço da integração deve abranger todas as pessoas que trabalham no local, sejam elas líderes, operadores, estagiários, menores aprendizes ou intercambistas.
Mesmo que não ocupe um cargo estratégico, a pessoa faz parte da companhia e precisa entender a sua importância no andamento dos processos.
Os intercambistas, por exemplo, podem ter muita informação a acrescentar, mas quando não se sentem integrados ao ambiente, podem acabar não explorando o seu potencial e a empresa deixa de agregar conhecimentos valiosos de outros mercados.
Invista na integração com dinâmicas de grupo, feedbacks em grupo e demais ações que possam dar voz a todos os funcionários.
Tenha um cronograma para receber os novos membros
Sempre que um novo funcionário chegar, siga um cronograma para apresentá-lo a todos, mostrar o funcionamento de cada setor e deixar alguém à sua disposição para ensiná-lo os processos e tirar suas dúvidas. Isso é fundamental para incentivar a comunicação desde o primeiro momento!
Crie processos intersetoriais
Ter processos bem definidos e apresentar a todos qual é a responsabilidade de cada função e cada setor no fluxo de um projeto também é uma maneira de incentivar a integração entre eles.
Desse modo, todos vão saber quem procurar se tiverem dúvidas quanto a um processo ou até mesmo uma ideia de melhoria em um setor diferente.
Desenvolva a comunicação interna
Investir na comunicação interna, com avisos em murais e materiais de divulgação de projetos que estão acontecendo em todos os setores, além de informações como metas e objetivos alcançados, também é uma forma de fazer com que todos vejam o que está sendo feito nas demais áreas e sintam-se parte de uma só equipe!
Agora que você já sabe a importância de integrar as áreas estratégicas da empresa, veja como acertar na integração dos seus funcionários!