Marketing internacional: adequando a empresa à cultura de outro país

Fazer marketing internacional e expandir as estratégias da sua empresa para outros países é uma tarefa que exige bastante estudo e planejamento, afinal, você lidará não só com um novo mercado, mas com culturas, idiomas e, até mesmo, estilos de vida muitas vezes completamente diferentes.

É justamente pensando nisso que, no artigo de hoje, abordaremos o que é necessário considerar para adequar suas estratégias de marketing e oferecer seus produtos ou serviços em diferentes localizações. Acompanhe!

Qual a importância de se conhecer o mercado em questão?

Para começar a vender para um novo país, é preciso pesquisar primeiramente sobre o mercado em questão.

A falta de aprofundamento nessa fase pode trazer grandes prejuízos para a sua empresa, que corre o risco de apresentar produtos ou serviços com os quais os estrangeiros não estão acostumados e fazer propagandas sem apelo para eles.

Sendo assim, o primeiro passo da sua campanha de marketing internacional deve ser estudar e conhecer a cultura, a linguagem e as formas de expressão do país que você pretende atingir.

Como montar uma estratégia de marketing internacional?

Elabore uma persona

Para que o seu negócio realmente configure em esfera internacional, é importante ir além dos dados demográficos obtidos durante a pesquisa que mencionamos acima e elaborar o perfil de uma persona para o mercado desejado.

Dessa forma, será possível ter um maior controle das informações e identificar, com clareza, as necessidades e peculiaridades do público-alvo.

Ajuste a linguagem

A linguagem que você utiliza para interagir com o seu público-alvo no Brasil pode não ser considerada ideal em outro país, já parou para pensar nisso? Lembre-se de que o sucesso de uma estratégia de marketing depende diretamente da forma com que a marca decide se comunicar com o consumidor.

Aqui, uma estratégia interessante e comumente utilizada é a personalização da técnica de comunicação — algo que o Google, por exemplo, já faz —, ressaltando aspectos da cultura do país que se deseja atingir.

Conheça as regras

Pode até parecer algo óbvio, mas ter em mente as regras locais de patentes e de licenças e conhecer sobre a legislação do país onde se pretende operar é fundamental para que toda a estratégia de marketing internacional dê certo.

É ideal também prestar atenção às organizações internacionais de acordo com cada país, como Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Mensure resultados e faça ajustes estratégicos

No marketing internacional, o sucesso será sempre mensurado por meio do feedback dos clientes após o início da atuação. Nesse caso, fazer mudanças estratégicas por meio da análise desses resultados pode ser a melhor maneira de manter a sua marca relevante para aquele público.

Como exemplo, podemos citar as principais redes de fast food ao redor do mundo, que incluem, no cardápio de cada país, itens típicos que visam a fidelizar os clientes locais.

Como a presença de um nativo pode ser fundamental?

Para que todos os passos acima sejam realizados com eficácia, nada melhor que ter alguém na sua equipe responsável pelo “reconhecimento do terreno”, dominando os costumes, o dia a dia do público-alvo e a cultura do novo país, concorda?

Agora, imagine como esse trabalho seria ainda mais produtivo e convincente ao se contar com um funcionário nativo do local em questão. Ter essa pessoa em seu time é, certamente, uma grande vantagem competitiva — e, muitas vezes, até mesmo, um estagiário local é capaz de ajudar nesse quesito.

Com o post de hoje, você aprendeu sobre marketing internacional e entendeu como adequar a sua empresa ao mercado e à cultura de outros países. Colocando em prática as dicas abordadas ao longo do artigo, tenha a certeza de que o sucesso fará sempre parte de suas campanhas.

Se você gostou deste post e quer continuar a leitura de conteúdos relevantes para o seu negócio, confira agora mesmo nosso artigo sobre as vantagens de trazer um intercambista para a sua empresa!

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