Quase toda startup chega em um ponto que pode crescer e alcançar novos mercados e clientes, porém, precisa de recursos para promover essa expansão. Mas, afinal, como conseguir investimento para isso?
Uma ótima solução é encontrar alguém que esteja disposto a investir capital na sua ideia — um investidor. Descubra agora algumas dicas de como conseguir investimento para a sua startup e potencialize o seu crescimento!
Saiba quais são os tipos de investidores
Existem dois tipos de investidores: o investidor anjo e o seed. O investidor anjo é aquele que abraça uma ideia nas fases iniciais do projeto. Portanto, ele prefere investir em startups que estão em estágios bem iniciais, ou ainda nem abriram as portas.
Já o seed investe mais dinheiro, mas prefere empresas que já tenham produtos ou serviços consolidados e uma carta de clientes. Portanto, é o que você procura no momento de crescimento e expansão da startup.
É essencial saber essa diferença uma vez que são dois tipos de investidores com perfis e demandas muito diferentes. Portanto, identifique qual deles é o melhor para o seu negócio e foque esse tipo.
Entenda bem seu modelo de negócio
Antes mesmo de procurar um investidor, tenha a clareza de qual a sua proposta, público-alvo — pode criar, inclusive, personas para a startup —, capital necessário, fornecedores, entre outros elementos. Tudo isso ajuda a mostrar para o potencial investidor que você sabe do que está falando e que a sua startup tem potencial.
Existem algumas ferramentas e metodologias que auxiliam na organização de uma ideia de negócio e posterior apresentação para um possível investidor. Esse é o caso do Canvas Business Model, por exemplo. Elas podem ser suas grandes aliadas nesse momento.
Frequente lugares propícios
Pode parecer obvio, mas, para encontrar um investidor, você precisa se encontrar com ele, não é mesmo? Isso significa que precisa frequentar eventos e lugares propícios para a promoção desse encontro.
Portanto, busque eventos relacionados a startups na sua região de atuação. Além disso, aumente o seu networking, estabelecendo relações produtivas com outros empreendedores. Dessa forma, pode ser mais fácil levar a sua ideia até o potencial investidor.
Tenha um pitch na ponta da língua
Imagine essa cena: você vai ao médico e, coincidentemente, encontra alguém que poderia ser um potencial investidor no elevador. A subida dura em torno de 3 minutos e você precisa convencer essa pessoa a investir na sua empresa durante esse tempo — e apenas esse tempo.
Essa é a ideia do pitch. Ela é uma forma de vender o seu peixe muito rápido, em conversas curtas e com argumentos válidos. Existem vários tipos de pitch (1, 3, 5 e até 10 minutos) e metodologias eficazes para cada um deles.
O ideal é que você tenha um modelo de cada um desses pitches para a sua empresa na ponta da língua. Afinal, você nunca sabe onde vai encontrar a próxima oportunidade para o seu negócio.
Vá além das fronteiras brasileiras
Não é só no Brasil que existem pessoas dispostas a investir em boas ideias e startups. Existem investidores por todo o mundo e a localização da sua empresa pode não ser um problema nesse caso.
Com isso em mente, vá além das fronteiras brasileiras e busque pessoas fora do país também. Para isso, é preciso contar com alguém que seja fluente em outras línguas — principalmente, o inglês — de forma a intermediar a conversa com naturalidade.
Uma boa estratégia nesse sentido é contar com um colaborador de outro país no time. Além de intermediar a negociação, ele ainda pode ter um networking no país de origem, facilitando o encontro.
Encontrar um investidor para a sua startup pode ser desafiador, mas é uma ótima estratégia para crescer e potencializar os seus resultados. Com essas dicas de como conseguir investimento, você está pronto para ter sucesso nessa jornada e encontrar o investidor perfeito para o seu negócio.
Aproveite e descubra agora como conseguir um investimento estrangeiro para o negócio com o nosso próximo artigo!