Como contratar um gestor: entenda quando ele é necessário

Muitos donos de empresas e startups que estão começando agora lidam com duas grandes dúvidas: “como contratar um gestor para o negócio”? E “qual é o momento certo para fazer esse investimento”?

O fato é que é completamente normal que o dono ou os sócios da companhia desempenhem funções estratégicas, de gestão e até operacionais, para fazer o negócio começar a andar e se sustentar sozinho.

Você também está nessa situação e quer esclarecer suas dúvidas sobre o tema? Continue lendo este post!

Qual é o momento certo de fazer a contratação?

Com o passar do tempo e o crescimento da organização, alguns problemas decorrentes do acúmulo de funções começam a surgir. Isso acontece principalmente se os donos não têm formação, experiência ou o conhecimento necessário para determinadas atividades.

Portanto, podemos dizer que a contratação de um gestor deve ocorrer quando a empresa começa a crescer e passa a ter dificuldades em cumprir prazos, entregar qualidade e orientar a equipe. Nessa hora, a organização necessita de alguém com as habilidades e os conhecimentos certos para gerir os processos de maneira eficaz.

Como contratar um gestor?

Contar com um gestor que estruture as áreas, organize os processos e tenha tato para lidar com as pessoas é fundamental. Assim, todos poderão atuar de maneira estratégica e planejada, evitando a cultura de “apagar incêndios”.

Abaixo, listamos alguns pontos que vão ajudá-lo a escolher um gestor capaz de atender à demanda de sua empresa. Confira!

Adesão à cultura da empresa

O primeiro passo para escolher um bom gestor é identificar quais são os seus valores e se eles estão alinhados à cultura da organização. Apesar de muitas pessoas não levarem esse alinhamento a sério, graves conflitos de ideais podem surgir quando o gestor não adere à cultura da empresa.

Se o seu negócio conta com um ambiente mais despojado e focado em oferecer serviços de qualidade ao cliente, mas seu gestor tem um perfil mais conservador e focado em metas agressivas, por exemplo, ele não conseguirá passar a cultura da organização aos demais colaboradores.

Experiência na função

O papel de um gestor na companhia é o de organizar processos, prestar suporte à equipe, delegar tarefas de maneira estratégica, acompanhar resultados, etc. Tal profissional precisa lidar com um volume muito grande de informações diariamente e estar preparado para enfrentar situações de crises sem deixar que sua equipe se desmotive.

Quando se trata de uma empresa pequena, o ideal é que o gestor contratado já traga consigo uma boa experiência na função. Isso porque não haverá um líder para ensiná-lo o passo a passo, já que é ele quem vai estruturar os processos da organização.

Sólidos conhecimentos na área

Antes de delegar uma tarefa, é muito importante entender sobre o que ela trata e definir o que se espera dela. Por isso, escolher um profissional que tenha sólidos conhecimentos na área em que sua empresa atua será um diferencial importante.

É claro que o gestor não precisa saber tudo a fundo. Porém, ter uma noção básica de todos os procedimentos realizados na firma o ajudará a saber exatamente a quem solicitar e como mensurar a qualidade de seus resultados.

Proatividade

Chegar a um lugar novo e colocar ordem nos processos exige muita proatividade. Isso ocorre principalmente porque será a primeira vez que alguém desempenhará o papel exclusivo de gestor em sua empresa.

Sendo assim, a pessoa que será contratada deve realmente comprar a ideia da marca e mostrar, por meio de ações, que tem vontade de ajudar o negócio a crescer.

Boa capacidade de comunicação e liderança

Além de se comunicar com a equipe, o gestor ainda terá que dialogar com parceiros, fornecedores, veículos de comunicação, investidores e demais stakeholders. Portanto, a capacidade e a clareza na comunicação são imprescindíveis.

Já a liderança é essencial. Saber como extrair o melhor de cada funcionário, incentivando-os, mantendo seus níveis de satisfação e garantindo a entrega de resultados cada vez melhores, é uma das principais habilidades de um bom líder.

Gostou dessas dicas de como contratar um gestor e quer compartilhar suas experiências com outros profissionais? Deixe o seu comentário!

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