O Dia dos Pais é um momento para celebrar o amor e carinho que o nosso progenitor dedica ao longo da vida, aqui no Brasil essa data é comemorada no segundo domingo do mês de agosto e é recheada de presentes, momentos de afeto e almoços em família.
Essa data também pode ser lembrada de jeitos diferentes, afinal muitos lares brasileiros não possuem a figura paterna, mas celebram com suas “pães” (apelido carinhoso que designa as mães que criaram seus filhos sem a figura paterna, desempenhando papel duplo), avôs, pais de criação, tios ou quem teve esse papel tão importante na vida de uma pessoa.
O primeiro registro de presente de dia dos pais tem mais de quatro mil anos e vem da Babilônia, onde o jovem Elmesu resolveu esculpir um cartão comemorativo em argila com alguns dizeres carinhosos para o seu progenitor, desejando sorte, saúde e vida longa. De lá para cá o mundo passou por diversas mudanças, assim como o dia dos pais, mas apesar das diferentes datas e formas de comemoração, esse dia continua lembrado ao redor do globo com diferentes costumes e festividades. Que tal conhecermos um pouco mais sobre esse dia em diferentes países?
México
Assim como em outras partes do mundo, o Dia dos Pais no México é comemorado no terceiro domingo de junho e foi influenciado pela tradição vinda dos Estados Unidos, dada pela insistência de Sonora Smart, uma americana que tinha o desejo de reconhecer todo o esforço de seu pai, que após a morte da esposa, criou 6 filhos sozinho. As comemorações de Dia dos Pais mexicanas são bem parecidas com as do Brasil, com almoço em família, mimos e presentes para os pais e avôs.
Alemanha
Na Alemanha o Dia dos Pais é celebrado sempre em uma quinta-feira, 40 dias após a Páscoa, data que marca o dia da ascensão de Jesus Cristo aos céus.
Culturalmente essa data pode ser celebrada de duas formas, algumas famílias mantêm a tradição de os filhos passarem o dia com suas mães para que os homens, inclusive os que não são pais, celebrem juntos esse dia, por esse motivo a data também recebe o nome de Dia dos Cavalheiros. Enquanto outras têm o costume de juntar todos os membros e ir às ruas com carrinhos de comidas e bebidas para celebrarem a data em união.
Países Nórdicos
Em países como a Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, o dia dos pais é comemorado no segundo domingo de novembro, quando as crianças e esposas servem café da manhã na cama e enchem os papais de amor e carinho. É muito comum que o presente escolhido seja uma gravata ou algum outro traje masculino, que é escondido pela casa e precisa ser encontrado através de pistas, além de acompanhar cartões com desenhos e frases fofas.
Já as crianças que perderam a figura paterna, normalmente levam flores e pedrinhas pintadas a mão para o túmulo do progenitor, esse ato cheio de carinho vem da tradição judaica e significa que o pai continua vivo na memória da família.
Espanha
Na Espanha, assim como em outros países cuja tradição católica é muito forte, o Dia dos Pais é comemorado na mesma data que o dia de São José, 19 de março. Para a igreja esse dia celebra a vida do pai terreno de Jesus Cristo, José de Nazaré, padroeiro das famílias, dos trabalhadores e símbolo do chefe de família católico.
Normalmente todos os membros da família se reúnem para um almoço e o presente escolhido para o Dia dos Pais é feito pelos filhos, em forma de cartões, poemas ou músicas para agradecer e honrar a influência paterna na estrutura familiar.
Egito
No Egito, o Dia dos Pais não possui uma data oficial e poucas famílias a celebram, porém, para os que optam por comemorá-la, o dia eleito marca o início do verão no Oriente Médio, 21 de junho, quando o sol volta com mais força.
Na cultura egípcia antiga, o sol é representado pelo Deus Rá, figura central entre as divindades, pai dos outros deuses e responsável pela criação da humanidade, pelas colheitas e cultivos de alimentos, por esse motivo o Dia dos Pais é celebrado na data em que Rá, pai de todos, volta ao oriente.
Rússia
A Rússia é um país extremamente militarizado, por isso o Dia dos Pais não poderia ter uma conotação diferente. Além de comemorar a existência dos papais, eles também celebram o Dia do Defensor da Pátria Local, em 23 de fevereiro, fazendo referência à vitória do exército vermelho sobre os nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, que era composto por russos que buscavam proteger a população e seus lares.
Essa data é comemorada com desfiles, procissões e diversas homenagens aos veteranos e homens que diariamente protegem suas famílias.
Tailândia
Celebrado no dia 5 de dezembro, data do aniversário de Bhumibol Adulyadej, antigo rei Tailandês reverenciado como semideus e figura extremamente ativa em projetos de desenvolvimento no país, o Dia dos Pais na Tailândia também é conhecido como Dia do Rei e marca uma das principais celebrações do país.
Em todo o mundo as cores possuem significados diferentes e na Tailândia o amarelo representa a segunda-feira, celebrada semanalmente para reverenciar ao rei Bhumibol e que no Dia dos Pais marca as festividades aos progenitores. Por conta disso a população sai às ruas usando roupas amarelas e presenteiam os papais com flores de canna, como forma de agradecimento e adoração, indicando que o rei permanece vivo nas figuras paternas do país.
Texto escrito por: Larissa Fregni