Contratar intercambistas pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Mas, com culturas tão distintas reunidas em um só lugar, você sabe como evitar o choque cultural e fazer disso uma experiência positiva para ambos os colaboradores? Este artigo pode ajudar!
Continue a leitura e descubra algumas dicas para reduzir o choque cultural dentro da empresa.
Facilite a comunicação na empresa
Invista em cursos de línguas para os seus colaboradores, tanto os brasileiros quanto os intercambistas. Para isso, você pode fazer parcerias com escolas de inglês, já que essa é uma língua universal, que viabiliza a comunicação em quase todas as culturas do mundo.
Além disso, incentive o profissional intercambista a aprender o português, de forma que ele se familiarize com a língua mais rapidamente, promovendo uma comunicação fluida entre toda a empresa.
Incentive a socialização
A socialização de um novo colaborador é essencial para evitar choques dentro da equipe. E, quando se trata de um profissional intercambista, ela é ainda mais importante.
Portanto, estude sobre o processo de socialização de profissionais e invista nesse processo dentro da sua empresa. Nesse aspecto, a psicologia organizacional pode ser uma grande aliada, já que conta com uma série de estudos sobre o assunto.
Uma das formas de fazer isso é por meio de um bom planejamento da recepção do novo colaborador, além de capacitações sobre os processos de trabalho dentro da empresa e sobre a cultura organizacional do negócio.
Crie um manual de recepção
É uma ótima ideia investir na criação de um manual bilíngue voltado para a recepção de colaboradores estrangeiros. Nele você pode colocar todas as informações úteis sobre a empresa, como rotina de trabalho, diretrizes e conduta esperada, além de dados sobre a cultura organizacional do negócio.
Além disso, você pode aproveitar o documento para incluir informações sobre a cidade na qual a sua empresa está situada, como horário de transporte público e particularidades de funcionamento, além de locais turísticos e de lazer.
Promova momentos de integração
O profissional intercambista precisa se sentir parte do time para evitar o choque cultural dentro da empresa. Portanto, estabeleça momentos de integração informais para que os colaboradores possam trocar ideias e se conhecer.
Você pode, por exemplo, criar um espaço para refeições no qual todos os colaboradores possam se sentar juntos ou promover um happy hour semanal.
Entre em contato com uma agência
Existem agências especializadas na contratação de intercambistas para empresas. Elas são responsáveis pela seleção do colaborador e por providenciar a documentação necessária. Além disso, garantem o processo de adaptação e bem-estar do profissional que veio de outro país para trabalhar no Brasil.
Portanto, esse tipo de empresa pode se tornar a sua maior aliada durante todo o processo, inclusive na criação de estratégias para reduzir o choque cultural dentro da organização.
Criar ações que facilitem a adaptação do profissional intercambista ao ambiente de trabalho e ao contexto cultural brasileiro é essencial para que você tenha sucesso e alcance bons resultados nesse processo. Com essas dicas, você estará mais preparado para atuar de forma a reduzir o choque cultural e aproveitar todos os benefícios que um profissional de outro país pode trazer para o seu negócio!
Aproveite para entrar em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa durante todo o processo!