Principais desafios na internacionalização de recursos humanos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A internacionalização da marca traz uma série de vantagens para a empresa. Além de ganhar visibilidade em um outro país, é possível ampliar o mercado de atuação e potencializar os resultados financeiros do negócio.

Porém, o RH enfrenta uma série de desafios relacionados à internacionalização de recursos humanos. Continue a leitura deste artigo e descubra os principais deles, além de algumas dicas para solucioná-los!

Talvez seja difícil integrar profissionais brasileiros e estrangeiros

Quando você conta com um grupo de profissionais brasileiros e um grupo de profissionais intercambistas em um mesmo ambiente de trabalho pode ser difícil promover a integração entre eles. Afinal, os colaboradores que apresentam as mesmas origens compartilham mais elementos e, assim, unem-se em grupos fechados e com pouca comunicação com os outros membros do time.

Incentivar momentos de interação e equipes de trabalho que contam com profissionais de diversas origens pode ser uma forma de enfrentar essa dificuldade. Isso porque você aproxima esses colaboradores e favorece a troca de experiências, melhorando o ambiente de trabalho e a integração do time.

O choque cultural pode prejudicar os resultados do negócio

Na internacionalização de recursos humanos o choque cultural é inevitável, uma vez que você conta com profissionais de origens muito distintas em um mesmo ambiente organizacional. Isso pode prejudicar o andamento das atividades e a produtividade do time, além de influenciar negativamente o clima da empresa como um todo.

Porém, existem formas de neutralizar esses efeitos negativos e transformar a diversidade em uma potência dentro do negócio. Promover eventos que valorizem a diversidade cultural e incentivar a troca de experiências entre os colaboradores são estratégias interessantes para minimizar o choque cultural e melhorar a integração do time.

O intercambista pode ter dificuldades para se adaptar ao novo país

O processo de internacionalização de recursos humanos envolve tanto colaboradores brasileiros realizando intercâmbio em outros países como o contrário. Em ambos os casos, pode haver dificuldades na adaptação do profissional à cultura do novo país, o que gera uma série de efeitos negativos tanto no trabalho quanto na qualidade de vida.

Portanto, quando receber um intercambista na sua empresa, crie estratégias para facilitar a integração do profissional à nova cultura. Você pode criar guias da cidade ou estabelecer mentores responsáveis por apresentar o local ao colaborador, além de passar dicas sobre locomoção na cidade, moradia e pontos turísticos.

O mesmo pode ser feito em relação ao colaborador brasileiro que realiza intercâmbio. É importante incentivar o profissional a pesquisar previamente sobre o país para o qual ele vai e, com isso, facilitar a adaptação à nova realidade.

Alguns obstáculos podem aparecer na hora de realizar o processo seletivo

Uma das grandes dificuldades do RH na hora de internacionalizar os recursos humanos tem a ver com a realização do processo seletivo. Isso porque existem particularidades de linguagem para se comunicar com os candidatos, barreiras físicas na hora de promover dinâmicas e, até mesmo, desafios na divulgação da vaga e captação de currículos.

Nesse momento, é essencial que você pense fora da caixa. Afinal, o processo seletivo convencional não é tão interessante nesse caso. Portanto, crie metodologias inovadoras de recrutamento e seleção de recursos humanos. Além disso, é uma excelente ideia buscar ajuda de uma empresa especializada que já tenha experiência com esse processo e um banco de currículos bem construído.

A internacionalização de recursos humanos pode trazer uma série de vantagens para a empresa. Isso porque o colaborador estrangeiro se torna um grande aliado na internacionalização da marca e na adaptação do negócio a um novo país, auxiliando com questões legais e de linguagem, por exemplo.

Assim, para que sua empresa tenha ainda mais sucesso, continue pesquisando sobre o tema! Leia nosso post e descubra como a internacionalização impacta o RH!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *