“Como expandir meu negócio internacionalmente” é uma frase que você vem falando frequentemente? A decisão de conquistar novos mercados, principalmente o internacional, é um passo extremamente importante para qualquer empresa e, justamente por isso, deve ser bem planejado.
Assim que você decide romper os obstáculos do mercado nacional e levar o seu serviço ou produto para novos países, é preciso ter uma estratégia muito bem traçada. Bem mais do que isso, é necessário buscar informações e também se adequar às exigências de mercado.
Se o seu negócio está em processo de expansão e você está com dúvidas de como tornar essa fase mais eficiente e produtiva, continue acompanhando este texto, pois preparamos caminhos ou direcionamentos que devem ser seguidos para alcançar o sucesso para além das fronteiras! Confira e boa leitura!
Não deixe de fazer uma pesquisa prévia
Em um ambiente empresarial, nenhuma decisão pode ser tomada sem antes passar por um longo processo de pesquisa. Obviamente que, com a conquista do mercado exterior, jamais poderia ser diferente.
É imprescindível que você faça uma pesquisa cuidadosa sobre vários pontos importantes para o processo de expansão do seu negócio. Trata-se de uma grande decisão que precisa ser tomada com base em estatísticas reais e em muitos, evitando, assim, riscos desnecessários.
Então, pesquise sobre a economia dos países que você pretende alcançar e observe se há incentivos à importação.
Adquira conhecimento sobre o novo mercado
O mercado funciona de forma diferente em cada lugar do mundo. Ao expandir seu negócio, vai ser bem difícil encontrar um mercado idêntico ao do Brasil. Portanto, é fundamental conhecer bem o terreno onde você vai pisar.
Para isso, observe quais exigências o consumidor apresenta. Não deixe de pesquisar sobre as tendências e preferências e, claro, avalie a necessidade de adequar seu produto. Busque, ainda, entender mais a respeito da moeda e de como ela circula entre o público-alvo.
Não deixe de adequar o seu produto/serviço e gestão
Pode parecer bastante óbvio, mas é fundamental atentar para o visual do seu produto. Você vai precisar adequá-lo ao novo idioma, montando embalagens novas com descrições adequadas ao mercado que você pretende inserir a sua marca.
Fique atento a traduções inadequadas para evitar desconforto ao cliente e para não gerar confusão. Isso porque determinadas expressões em português podem ser interpretadas de forma equivocada em outra língua. Por isso, mais do que traduzir as descrições do seu produto, é importante reformulá-lo conforme o olhar do seu novo cliente.
Saiba tudo sobre a legislação local
Levar uma marca e seus produtos ou serviços para o exterior é uma decisão que vai depender muito da implantação de inúmeras condições. Além das autorizações burocráticas e da ampla regularização, é preciso compreender as exigências de mercado.
O uso de código de barras para identificar o seu produto é um dos requisitos que deve ser providenciado antes do início do processo. O código de barras é indispensável para o empreendimento que pretende exportar.
Além disso, quanto às próprias embalagens para exportação, há algumas determinações legais que precisam ser obrigatoriamente cumpridas, como o uso de rótulos específicos e a certificação ambiental de embalagens de madeira e papelão.
Participe de feiras internacionais
Um empreendedor inteligente certamente sabe que diante de um grande desafio que é expandir os negócios é necessário contar com uma ajuda qualificada. Por isso, a nossa dica valiosa é que você busque participar de feiras internacionais e de seminários, além de dialogar com outros empreendedores que podem informar você sobre questões específicas.
“Como expandir meu negócio internacionalmente”, portanto, é uma pergunta que você não vai se fazer mais após conhecer esses caminhos, não é mesmo? Esperamos que essas dicas sejam muito úteis para que você consiga dar esse passo importante com segurança. Comece a colocá-las em prática e siga em frente rumo ao sucesso!
Gostou deste texto? Quer continuar aprendendo em nosso blog? Então aproveite a visita e leia também o texto “Internacionalização de empresas brasileiras: 5 exemplos de sucesso”!