Qual o papel do líder no desenvolvimento das competências do colaborador?

O papel do líder é extrair o melhor de cada colaborador com o objetivo de assegurar resultados positivos para a empresa. Todavia, para conseguir isso, o gestor precisa focar no desenvolvimento de competências e incentivar a melhoria contínua dos membros da equipe.

Contar com uma liderança que encoraja e se preocupa com o aperfeiçoamento das habilidades dos funcionários é essencial para formar um time de alta performance. Além de garantir um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo, esse incentivo contribui para a retenção de talentos.

Quer entender melhor como o líder pode atuar no desenvolvimento de competências dos colaboradores? Continue a leitura e confira!

Qual é o papel do líder?

O líder é uma espécie de funcionário-chave de um negócio. Ela atua como se fosse uma “ponte” entre a alta direção e a equipe operacional. Sua principal função é guiar os colaboradores a fim de alcançar as metas e os resultados almejados pela empresa.

Esse profissional é responsável pelo gerenciamento de pessoas, delegação de tarefas, avaliação de desempenho, mediação de conflitos, solução de crises, acompanhamento de resultados e, claro, desenvolvimento de competências.

Qual é a importância de um líder que se preocupa com o desenvolvimento de sua equipe?

É o líder quem responde pelos resultados do time. Se o desfecho de um projeto for insatisfatório, não foram apenas os funcionários que falharam nesse processo. Como esse profissional tem contato direto com os colaboradores, é ele quem pode identificar falhas de performance, fazer ajustes e incentivar os funcionários a dar o máximo de si.

O mercado de trabalho está lotado de trabalhadores da geração Y. Também conhecidos como millennials, eles valorizam as empresas que oferecem oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. Se o gestor não proporcionar isso a eles, a corporação vai perder grandes talentos para a concorrência.

Além disso, sem o desenvolvimento constante, a equipe fica estagnada e os resultados serão sempre limitados. Sendo assim, incentivar o desenvolvimento de competências é fundamental!

Afinal, o que um líder pode fazer para incentivar o aperfeiçoamento de competências?

Um bom líder precisa ter o olhar atento aos processos, pessoas e resultados. Em adição a isso, o profissional deve manter uma comunicação aberta para se aproximar dos colaboradores e entender a fundo suas necessidades no ambiente corporativo. A seguir, você vai ver algumas atitudes importantes para incentivar a melhoria contínua da equipe.

Conhecer os colaboradores

Não tem como desenvolver habilidades sem conhecer a fundo sua equipe. Por isso, o primeiro passo é entender cada funcionário, saber quais são as suas aptidões, identificar pontos fortes e fracos, conhecer objetivos e anseios, além de analisar os resultados que eles apresentam no dia a dia de trabalho. Sem esses dados você não reconhecerá as competências que precisam ser trabalhadas.

Inspirar a equipe

O liderado é reflexo de seu líder! Ou seja, todas as suas atitudes vão influenciar positiva ou negativamente a equipe. Sendo assim, é essencial que você exerça uma liderança inspiradora pautada na honestidade, confiança e competência. Tenha em mente que os colaboradores vão se espelhar na sua postura para crescer profissionalmente e se desenvolver. Portanto, dê o exemplo!

Motivar os funcionários

A motivação impulsiona os colaboradores a adquirir novos conhecimentos, melhorar o desempenho, engajar nas ações da empresa e atingir metas cada vez mais agressivas. É papel do líder gerar motivação, valorizar as qualidades do colaborador e reconhecer um trabalho bem feito para que alcance alta performance.

Fornecer feedbacks

A comunicação é a palavra-chave no desenvolvimento de competências. Afinal de contas, um bom gestor não é aquele que encobre erros e passa a mão na cabeça do colaborador, mas sim o que acompanha, ouve, fornece feedbacks honestos e orienta.

É com base nessas informações que o colaborador reconhecerá os defeitos, trabalhará para melhorar o desempenho e entregará resultados cada vez mais alinhados aos objetivos da corporação.

Como você pôde ver, o papel do líder no desenvolvimento de competências é guiar, incentivar e motivar os colaboradores para o crescimento. Esse trabalho é fundamental para formar equipes de alta performance e potencializar os resultados da empresa.

Está buscando contratar jovens com habilidades de liderança? Conheça o programa de parceria da AIESEC para posicionar a sua marca empregadora com milhares de jovens de todo o país.

Autor(a)

Compartilhe